Quem tem esquizofrenia paranóide pode levar uma vida normal?

5 respostas
Quem tem esquizofrenia paranóide pode levar uma vida normal?
As complicações psicológicas trazem sempre prejuízo para a vida de quem os padece. Assim também ocorre na esquizofrenia paranoide. Esta é uma complicação que ocorre na constituição da personalidade, na primeira e segunda infância, em cuja tensão/ansiedade se exacerbam, por impasses na vida de relações, e a pessoa perde a adequada relação com a realidade. Mas assim como outras complicações psicológicas, nada tem de incurável. Se a pessoa recebe tratamento psicoterapêutico adequado, por muitas vezes, com prescrição de medicação que ajude a conter os acessos emocionais, pode ter a sua situação tratada e resolvida. Ai sim a pessoa passa a ter uma vida efetivamente normal. OU dentro de condições emocionais que não prejudiquem o cotidiano e as relações do paciente.

Varia muito de cada caso, mas o que sabemos é que o quanto antes é iniciado é o tratamento, quanto menos interrupções no tratamento e quando associado a psicoterapia mais sucesso e melhor o prognóstico.
Ou seja pode sim ter uma vida normal, desde que o tratamento seja feito de forma adequada e sem interrupção.
Resumindo bastante, especificamente para a psicanálise lacaniana, existem três grandes estruturas possíveis para o ser falante (perpassado pela linguagem): a neurose, a perversão e a psicose.
A paranóia ("esquizofrenia paranoide") é uma subdivisão da estrutura psicótica, com acometimento significativamente menor que a esquizofrenia.
Sobre "levar uma vida normal", o que se pode dizer numa abordagem breve do assunto é que para o ser humano, a capacidade de lidar com a realidade é diretamente ligada à maneira como a linguagem (as palavras, os sentidos, os significantes) é inscrita no sujeito. Dito de outro modo, a capacidade de uma pessoa representar, associar e "trocar idéias" com as demais.
O "Caso Schreber", de Freud, é clássico para ilustrar que o paciente paranóico pode ter uma "vida normal" desde que:1)não tenha que ser confrontado com os limites de sua inscrição na linguagem;2)possa produzir "metáforas delirantes" capazes de suprir o que lhes falta em termos de linguagem.
Considerando as três faixas: inferior - médio (normal) - superior, a esquizofrenia paranóide permite sim que o indivíduo viva dentro da normalidade, mas ele sempre vai ser esquizofrênico, isto é, está comprometido.
Tem que entrar num processo de Certificação humano para recuperar-se e poder usufruir de sua capacidade plena e não viver na normalidade.
Normalidade significa que não está péssimo mas também não está bem.
O sofrimento existe para todos aqueles que são vivos. Assim como eu e você, existem os altos que não cabem nos carros, os que tem dificuldades de aprender, os asmáticos, os hipocondríacos e os esquizofrênicos paranoides.

O importante é que todos conectem as formas de ajuda mais eficazes com aquelas que mais se identificam para encontrar uma possibilidade de bem-estar.

Todos nós dispomos de recursos internos capazes de nos proporcionar um bom "funcionamento" e uma autonomia para viver bem. Quanto ao esquizofrênico paranoide, estará bem assistido junto a um bom psiquiatra e um bom psicólogo. O primeiro para lhe assegurar o uso da medicação correta, a qual lhe aliviará de manifestações indesejadas e o segundo para lhe ajudar a se munir de recursos para lidar com a crise e com sua condição de vida.