Quem tem herpes labial pode consumir aveia todos os dias ou é melhor evitar?

9 respostas
Quem tem herpes labial pode consumir aveia todos os dias ou é melhor evitar?
 Maria Fernanda Neves
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá.
A aveia tem arginina, tendo que evitar alimentos que possuem arginina.
Vou te indicar alguns alimentos ricos em arginina que você deve evitar: ela está presente em chocolates, oleaginosas (amendoim, castanhas, amêndoa, pistache, nozes), aveia.
Aumente o consumo de alimentos ricos em lisina, que ajuda a previnir o vírus e as reincididas da herpes. Alguns: carne, ovos, leite e derivados, peixe, abacate, mamão.
Brócolis, couve e couve-de-bruxelas são outros exemplos de lisina. Eles apresentam um composto conhecido como indol-3-carbinol (I3C), eficaz na supressão de herpes, enquanto o chá-verde tem efeitos antivirais e antioxidantes, contribuindo bastante para evitar novas crises.

Boa sorte. Estimo melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode, não existe correlação na ciência entre consumo de aveia e herpes labial.
Dra. Cida Parra
Nutricionista
São Paulo
Bom dia, tudo Bem? Não precisa eliminar totalmente a aveia , mas é melhor nao comer todos os dias , especialmente quando a herpes está ativa . Comer aveia moderadamente em poucas quantidades e aumentar alimentos que contenham lisina como carnes, peixes, ovos e laticínios são alimentos que ajuda previnir surtos , espero ter ajudado , forte abraço
 Lucas Aguiar
Nutricionista
Fortaleza
Pode consumir aveia normalmente todos os dias.

Quem tem herpes labial pode comer aveia todos os dias sem problema. A aveia não causa herpes nem piora a crise. O que importa é manter o sistema imunológico forte com proteína, vitamina C, zinco e sono bom. Durante a crise, evite alimentos muito quentes ou ácidos (tipo suco de laranja, tomate) que irritam a ferida, mas aveia morna é tranquila.
Pode consumir caso não apresente desconforto ou irritação após a ingestão.
O tratamento do Herpes labial é individualizado e você pode conversar com um dermatologista sobre as medidas ideais para você, porém é sabido que a doença tem relação com o sistema imune, de forma que uma alimentação natural e variada, rica em frutas, legumes e verduras pode ajudar.
Talvez seja interessante evitar alimentos que contêm arginina, tais como castanhas, chocolates, laranja, uvas e amêndoas.
Oi, como vai?olha o que faz com que a herpes apareça são multiplos fatores, como estresse, baixa imunidade, sono irregular, hábitos ruins, excesso de sol etc... a aveia em si, não irá interferir na herpes, porém você precisa buscar orientação nutricional para melhorar sua imunidade.
Olá, espero que esteja bem!

Seria melhor evitar o consumo de aveia, pois ela possui argina (tipo de aminoácido). Isso acontece, pois o vírus da Herpes usa a argina para se replicar, levando às crises. Além de evitar a aveia, tambem deve ser evitado nozes, sementes, chocolate e produtos com cacau, leguminosas como o lentilhas, grão-de-bico, feijão preto e produtos de soja (tofu, leite de soja), Grãos: Trigo integral, arroz integral, Gelatina e produtos à base de gelatina

Sugiro você consumir os alimentos ricos em lisina, que é um outro aminoácido, que pode inibir a replicação do vírus. Como: frango, peru, carne bovina e cordeiro, Peixes e frutos do mar como bacalhau, linguado, sardinha e camarão, algumas frutas e vegetais como maçãs, peras, mangas, abacates e aspargos, Batatas e batatas-doces
Além da dieta, tenha atenção aos demais gatilhos, que podem desencadear o vírus como o estresse, exposição solar, estar com o sistema imune enfraquecido (gripes ou resfriados)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.