Quem tem pos em psicologia, pos em psicopedagogia pos em neuropsicologia pode emitir laudo de autism

17 respostas
Quem tem pos em psicologia, pos em psicopedagogia pos em neuropsicologia pode emitir laudo de autismo por exemplo ou encaminhar p um profissional habilitado, mas com um pré laudo?
Olá! Sim, é fundamental que os profissionais tenham uma comunicação clara e precisa quanto ao diagnóstico. Importante frisar que o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista deve ser feito pelo médico, de preferência pelo psiquiatra infantil. O Neuropsicológico pode auxiliar o profissional na elucidação e esclarecimento do quadro. Mais importante que o diagnóstico é estabelecer um tratamento individualizado de acordo com as necessidades e fragilidades que ele apresenta. Dessa forma, o psiquiatra deverá avaliar a necessidade de medicamento. Além disso, deve-se buscar terapias e estratégias de suporte que permitam que ele possa aprender dentro das limitações dele e superando as adversidades.

Sim, o psicólogo é respaldado para emitir esse laudo, principalmente com essas pós graduações. Porém, o mais recomendado é que uma equipe multidisciplinar avalie o paciente, considerando suas características e necessidades particulares.
Olá! Sim, mas especialmente se alguma dessas pós especializações for voltada para o trabalho com pessoas caracterizadas pela neuro diversidade.
De toda forma, tanto para a realização da avaliação do caso, quanto para o tratamento em si, é importante que a criança seja vista e acompanhada por uma equipe multidisciplinar especializada em casos de TEA.
Olá! O psicólogo é habilitado para realizar avaliação e emissão de laudos referentes a diferentes condições que envolvam aspectos psicológicos, como o Transtorno do Espectro Autista, por exemplo. A especialização em neuropsicologia capacita o profissional para ter um olhar detalhado sobre as questões neurodesenvolvolmentais, de forma que se torna mais específica a avaliação relacionada a sua demanda. Entretanto, como o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista envolve diferentes nuances de comportamentos, é recomendado que você compartilhe o laudo com outros profissionais (neurologista, psiquiatra, fonoaudiólogo, ou três profissionais, a depender da demanda do paciente) para ter um diagnóstico acurado e, assim, possa dar seguimento aos encaminhamentos necessários.
Olá!!! vamos lá - vou te responder por partes:

Quem tem:

pos em psicologia - se a formação base da pessoa não for em psicologia não.

Psicólogo com pós graduação em psicologia - sim pré laudo e encaminhamento para neuropsicóloga.

Pós em psicopedagogia - laudo não, pré laudo sim e encaminhamento a neuropsicólogo.

Pós em neuropsicologia - psicólogo com pós em neuropsicologia (neuropsicólogo) pode realizar avaliação neuropsicólogica que é um processo envolvendo bateria de testes para entender se há alguma divergência como TEA.

Espero ter te ajudado :) Venha para a psicoterapia e posso te ajudar a compreender quais preocupações te levam a pensar em TEA e com meu olhar clínico te ajudar a entender a necessidade da avaliação neuropsicólogica.

Sim pode, mas seria importante trocar ideia com um especilsta. Estou à disposição, entre em contato pelo meu zap.
Sim, pode. O psicólogo pode emitir este laudo.
Olá! Como algumas colegas já informaram, depende da formação do profissional na graduação. Por exemplo, um(a) médico(a) psiquiatra pode emitir um laudo médico indicando a hipótese diagnóstica, enquanto um(a) psicólogo(a) pode emitir um laudo psicológico, caso tenha realizado uma avaliação psicológica. Como o autismo é uma condição que está dentro de um espectro denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA) e possui relação com fatores genéticos, mas também ambientais, ou seja, as causas são multifatoriais, é importante que essa avaliação seja feita de forma conjunta por uma equipe multidisciplinar. Provavelmente um profissional especialista no tratamento de pessoas dentro do espectro autista estão aptas para realizar o acompanhamento profissional adequado. Mas, lembre-se que o diagnóstico pode ser importante para orientar o tratamento, mas é essencial que esse cuidado envolva o trabalho conjunto de uma equipe, como psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional ou fonoaudiólogo, que pode variar conforme a demanda da pessoa atendida. Espero ter ajudado, grande abraço!
Olá!
No Brasil, a emissão de laudos de autismo ou o encaminhamento para um profissional habilitado geralmente é realizado por profissionais especializados na área, como psicólogos ou médicos com formação em psiquiatria, neurologia ou neuropediatria. Ter uma pós-graduação em psicologia, psicopedagogia e neuropsicologia pode ser relevante para uma avaliação e compreensão mais abrangente do paciente, mas é importante destacar que apenas essas formações não conferem a habilitação específica para o diagnóstico do autismo.
Ola, me chamo Isabel Moraes Psicóloga da cidade de Canoas, atendo na Clinica Triade808, em relação a pergunta acima posso dizer que, profissionais com pós-graduação em psicologia, psicopedagogia e neuropsicologia podem desempenhar um papel importante na avaliação inicial de autismo. No entanto, é fundamental ressaltar que o diagnóstico formal de autismo requer uma avaliação abrangente realizada por um profissional habilitado, como um médico psiquiatra, psicólogo clínico ou neurologista especializado em transtornos do espectro autista.

Esses profissionais possuem o conhecimento, experiência e habilidades específicas para conduzir uma avaliação detalhada, utilizando critérios diagnósticos estabelecidos internacionalmente, como os presentes no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

No caso de um pré-laudo realizado por um profissional com pós-graduação, é recomendado que seja encaminhado para um especialista habilitado para uma avaliação mais aprofundada. O especialista poderá realizar uma análise minuciosa, considerando diversos aspectos do desenvolvimento, comportamento e histórico clínico do indivíduo, a fim de fornecer um diagnóstico preciso e um plano de intervenção adequado.

É fundamental contar com uma equipe interdisciplinar e realizar uma avaliação completa para garantir um diagnóstico preciso e um acompanhamento adequado para o autismo. Cada profissional desempenha um papel específico e complementar nesse processo, visando o bem-estar e o desenvolvimento pleno do indivíduo com autismo. Espero que tenha ajudado, otima semana
Um psicólogo com essas especialização pode sim emitir um laudo psicológico com enfoque neuropsicológico e sugerir uma hipótese diagnóstica com Transtorno do Espectro do autismo. O diagnóstico do TEA usualmente é feito em conjunto (multiprofissional); um neuropsicólogo (psicologo com pós em neuropsi) tem ferramentas para levantar esse tipo de hipótese baseado no historico de vida, testes e escalas diagnósticas; uma avaliação neuropsicológica pode fornecer subsídios fundamentais para o diagnóstico. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento e possui um perfil cognitivo e sintomas característicos que são observados na avaliação. Além disso esse tipo de avaliação além de auxiliar no diagnóstico pode indicar as principais facilidades e dificuldades do indivíduo.
Olá,
A emissão do Laudo para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é emitido pelo médico (psiquiatra, neurologista, neuropediatra) com base em informações obtidas pela hipóstese diagnóstica forrnecida pelos Neuropsicólogos ou Psicopedagogos ou Neuropsicopedagogos através da aplicação de testes de neurodesenvolvimento podendo ser incluidos os de inteligência, que são todos validados científicamente, ressaltando que podem haver testes restritos aos Psicólogos, neste caso sendo aplicado pelo Neuropsicólogo.
Olá! O Laudo Psicológico em contexto Neuropsicológico, é um documento em decorrência de uma Avaliação Neuropsicológica, conforme resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP N° 06/2019). A nova resolução do CFP, sobre titulos de especialistas (CFP N°23/2022), estabelece que o registro de psicóloga(o) especialista atesta a experiência profissional na área de especialidade reconhecida pelo Conselho, apesar de não constituir condição obrigatória para o exercício profissional. Neste sentido, recomendo procurar um psicólogo especialista em Neuropsicologia, devidamente registrado no Conselho, pois somente este atesta experiência profissional junto a entidade. Somente a pós graduação em Neuropsicologia, não fornece ao profissional título de especialista. Tal avaliação Neuropsicológica é complexa, de custo elevado e poderá direcionar ao médico solicitante da avaliação, uma linha de tratamento. Com isto, é essencial que busque por um profissional especialista no assunto e que o Laudo seja assinado por este. Você poderá consultar junto ao CRP, se determinado profissional tenha título na especialidade de Neuropsicologia.
A emissão de laudos de autismo geralmente requer uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais com experiência específica em diagnóstico do espectro autista, como psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos.
Olá, espero que esteja bem. o diagnóstico de autismo é geralmente feito por um profissional de saúde qualificado, como um pediatra de desenvolvimento, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional ou outro especialista. Portanto, um profissional com pós-graduação em psicologia, psicopedagogia ou neuropsicologia pode estar qualificado para avaliar e diagnosticar o autismo, desde que tenha treinamento especializado em autismo. No entanto, cada país pode ter suas próprias diretrizes e regulamentos sobre quem pode diagnosticar o autismo. Se você suspeita de autismo em si mesmo ou em outra pessoa, é sempre uma boa ideia procurar a orientação de um profissional de saúde qualificado para discutir suas preocupações. Fico à disposição. @kelly_psicologa
Sim, o psicólogo especialista na área de TEA pode emitir laudos diagnósticos, mas é fundamental que o paciente seja avaliado por equipe multidisciplinar para um diagnóstico mais assertivo.
Olá, tudo bem? O processo de diagnóstico do autismo envolve profissionais de saúde altamente qualificados, incluindo, mas não se limitando a, pediatras especializados em desenvolvimento, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Profissionais com formação avançada em psicologia, psicopedagogia ou neuropsicologia também podem estar aptos a realizar avaliações e emitir diagnósticos de autismo, especialmente se possuírem treinamento adicional específico para lidar com esse transtorno. Contudo, é importante notar que as diretrizes e regulamentações para o diagnóstico do autismo variam conforme o país, o que determina quem está habilitado para diagnosticar essa condição. Caso haja suspeita de autismo, seja em você ou em alguém próximo, a recomendação mais segura é buscar a orientação de um profissional de saúde competente para discutir suas observações e preocupações. Estou à disposição para qualquer orientação adicional.