Quem teve depressão com transtorno bipolar precisa tomar remédios para resta da vida? E qual é a causa

8 respostas
Quem teve depressão com transtorno bipolar precisa tomar remédios para resta da vida? E qual é a causa de um transtorno bipolar em uma pessoa que era tão saudável?
A Depressão é uma doença mental e emocional que afeta todo sistema corporal é uma Doença Psicosomatica, existem inúmeras causas que desencadeiam a Depressão que pode também ser associada a outras doenças como Transtorno Bipolar ou síndrome do Pânico.
Porém numa sociedade atual que vive tão envolvida em rotinas exaustivas, numa correria gigantesca em busca de bens Materiais, nós seres humanos nós esquecemos do nosso corpo, que como uma máquina emite sinais de que algo não vai bem, quando esse sinal é físico demoramos porém é mais fácil olhar, como no caso de uma gastrite, agora quando esse sinais são emocionais e mentais, o diagnóstico e a procura de ajuda demora e quando a pessoa descobre que precisa "reequilibrar" sua saúde mental e emocional seu cérebro que entrou em curto circuito... Vai precisar de acompanhamento multidisciplinar com Psicólogo e Psiquiatra e medicamentos por um grande período mas não a vida toda em muitos casos.
Um Abraço carinhoso.

O transtorno bipolar é caracterizado por um período de mania alternado com um período de depressão.
Podendo o paciente passar por uma crise mista, mania e depressâo no mesmo dia.A terapia medicamentosa é recomendada para uma melhor qualidade de vida do paciente e na tentativa de prevenção de recaidas.
Associando terapia medicamentosa com a terapia cognitiva o cliente pode passar anos sem recaidas .
Existem casos que o paciente suspende o uso de remédio porém é mais raro isso acontecer.
é importante frisar que conjuntamente com essas terapias o cliente precisa manter hábitos saudáveis de vida como evitar uso de álcool, dormir bem e outros.
São muitas as variáveis que levam a pessoa se tornar bipolar´, é um transtorno de humor onde a genética tem influência, pode ficar latente até que aconteça um evento precipitador. Stress grave, perdas consideráveis, abuso de drogas e outros.
Os períodos mais críticos são na adolescência, menopausa.
Ás vezes sim, geralmente sim, mas quem melhor dará essa resposta é o psicólogo junto com o psiquiatra responsáveis pelo seu tratamento. Procure ambos especialistas e principalmente no psicólogo encontrará as respostas, causas, origens. O psiquiatra será mais para medicar.
Boa Tarde!

Tanto a depressão quanto o transtorno bipolar, são transtornos do humor.
Quem tem diagnóstico de transtorno bipolar, pode apresentar oscilações entre quadros de mania e depressão.
Nesse caso, é necessário o acompanhamento médico a longo prazo para que este possa observar as evoluções do quadro e da vida do paciente. É um adoecimento que não tem cura, mas tem tratamento. Tem o objetivo de minimizar sintomas e sofrimentos.

A causa dos adoecimentos psíquicos são multifatoriais (genética, histórico de vida, características da personalidade e etc) e por isso, não há uma causa única.

O acompanhamento psicológico é muito indicado nos casos de adoecimentos psíquicos pois auxiliam na elaboração das questões pessoais, bem como nas formas de lidar com os sofrimentos e até na busca de possíveis causas para estes sofrimentos, possibilitando assim, que não apenas os sintomas sejam tratados.

Estou a disposição.
Att,
Caroline (psicóloga, especialista em psicopatologia/RJ)
Os transtornos de humor (depressão e bipolaridade) possuem varias causas, podendo ser genéticos e emocionais. É difícil lhe dizer se há uma ''cura'', minha resposta é talvez. Depende do tratamento, do seu empenho no tratamento entre outros fatores.
Conforme dito pelo Dr Hugo são doenças cronicas que necessitam de controle , mae acredito também que a terapia pode ser uma forte aliada no tratamento, a medicação ajuda no controle dos sintomas a terapia ajuda a entender o que leva a tal estado.
Att.
Eduardo
O transtorno bipolar tem como causa uma disfunção neuro hormonal que por sua vez remete à genética. Outros fatores bio-psico-sociais podem contribuir também, porém a genética pesa bastante. Se o diagnóstico do transtorno for bem feito o paciente precisará sim tomar um regulador de humor e talvez outros medicamentos para manter o transtorno sob controle, aumentando o intervalo entre as crises e diminuindo a intensidade delas. O acompanhamento psicológico pode ajudar o paciente a lidar com as complicações sociais, psicológicas e emocionais do transtorno. O paciente pode ter uma vida estável, mas a necessidade do acompanhamento medicamentoso é fundamental para a manutenção da qualidade de vida no caso do bipolar.
Na verdade a depressão faz parte do transtorno bipolar. As alterações de humor são extremas e vão da profunda depressão até a fase de mania! É um tipo de tratamento que não tem como garantir cura de 100%. É importante ter acompanhamento psiquiátrico fazendo uso de medicamentos e também tratamento psicológico para que a pessoa lide da melhor forma com essas oscilações. Quanto a causa, mesmo que a pessoa tenha sido normal antes, poderá desencadear o transtorno bipolar devido a uma forte disfunção emocional, hereditariedade ou até uso de drogas poderão desencadear surtos diante desse transtorno. Dizer que nesses casos um dia deixarão de tomar medicamentos não temos como prever, mas se em determinado caso que dure para sempre o medicamento é o quê alivia os sintomas, além da terapia, porquê não tomar ?