Queria saber se vocês podem me ajudar em uma situação... Quando se faz o canal é obrigatório fazer

3 respostas
Queria saber se vocês podem me ajudar em uma situação...


Quando se faz o canal é obrigatório fazer o uso do pino ou tem outras formas de finalizar um canal sem risco de quebrar o dente?
Dra. Júlia Montenegro
Dentista
Curitiba
Olá! Depende muito de cada caso. Caso o dente esteja com a coroa (que é a parte que aparece na boca) estiver muito destruída, o ideal é que faça ou o pino+coroa ou uma onlay (como se fosse um bloco). Lembrando que for realizado apenas uma restauração muito extensa, o risco de fratura no futuro é alta! O dente pode quebrar por conta disso, e não porque tratou o canal. Converse melhor com o seu dentista e avalie quais são as condições do seu dente e tire todas as dúvidas que tiver!
Espero ter ajudado, pois é um pouco difícil conseguir explicar sem saber como está a condição do seu dente! =)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. Não é obrigatória a colocação de pino(s) após o tratamento de canal. Isso deve ser avaliado pelo profissional que executou o procedimento, ou por quem for dar sequência ao tratamento. A decisão vai depender, principalmente, do tanto de coroa (porção que fica ˜pra fora da gengiva") que sobrou (chamamos de "remanescente coronário"). Quanto menor o remanescente coronário, maior a chance de precisar realizar uma reabilitação protética (pino + coroa de porcelana).
Dra. Jéssica Lima Mendes
Dentista
Salvador
Sim
Não é obrigatório. Isso vai depender da quantidade de dente "que restou" após o canal. Quando tem pouca estrutura restante coloca o pino para que se possa encaixar um "bloco" ou "coroa". Mas n é sempre que necessita.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 550 perguntas sobre Tratamento de canal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.