Recebi os seguintes resultados de exames: hemoglobina glicada de 6,1%, glicemia em jejum de 128 mg/d
3
respostas
Recebi os seguintes resultados de exames: hemoglobina glicada de 6,1%, glicemia em jejum de 128 mg/dL e glicose de 101 mg/dL. Esses resultados são mais compatíveis com pré-diabetes ou diabetes? É necessário realizar algum exame complementar para confirmar o diagnóstico?
Os resultados são discordantes: a hemoglobina glicada de 6,1% encontra-se na faixa de pré-diabetes, enquanto a glicemia de jejum de 128 mg/dL atinge o critério laboratorial para diabetes. Já o significado da glicose de 101 mg/dL depende das condições em que foi coletada.
Na ausência de sintomas típicos, um único exame alterado não deve ser usado isoladamente para confirmar o diagnóstico. Em geral, é necessário repetir a glicemia de jejum ou realizar outro exame confirmatório, como nova hemoglobina glicada ou teste oral de tolerância à glicose, conforme a avaliação clínica.
Portanto, não é possível concluir apenas por esses números se existe pré-diabetes ou diabetes. É importante avaliar histórico, sintomas, medicamentos, condições da coleta e possíveis fatores que interfiram nos exames.
Na ausência de sintomas típicos, um único exame alterado não deve ser usado isoladamente para confirmar o diagnóstico. Em geral, é necessário repetir a glicemia de jejum ou realizar outro exame confirmatório, como nova hemoglobina glicada ou teste oral de tolerância à glicose, conforme a avaliação clínica.
Portanto, não é possível concluir apenas por esses números se existe pré-diabetes ou diabetes. É importante avaliar histórico, sintomas, medicamentos, condições da coleta e possíveis fatores que interfiram nos exames.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Para o diagóstico de diabetes são necessários dois exames ou o mesmo exame realizado 2x em datas diferentes. No seu caso como tem uma glicemia de jejum compativel com diabetes e a hemoglobina glicada como pré diabetes, seria ideal realizar a curva glicêmica de 1h, que é o mais recomendado em casos em que o paciente tem já um certo grau de resistência insulinica.
No seu caso tambem pode ser indicado o uso já de medicamentos para inicio do tratamento, buscando controle glicêmico e caso tenha posterior melhora e remissão dessas alterações daria até mesmo para suspender e manter apenas vigilância.
No seu caso tambem pode ser indicado o uso já de medicamentos para inicio do tratamento, buscando controle glicêmico e caso tenha posterior melhora e remissão dessas alterações daria até mesmo para suspender e manter apenas vigilância.
Pelos exames que você informou, existe uma divergência nos resultados. A hemoglobina glicada de 6,1% sugere pré-diabetes, enquanto a glicemia de jejum de 128 mg/dL já está na faixa de diabetes.
Nesses casos, normalmente é necessário repetir a glicemia ou realizar uma avaliação médica para confirmar o diagnóstico. O ideal é não se basear em apenas um exame isolado.
Procure um endocrinologista para analisar os resultados em conjunto e orientar os próximos passos.
Nesses casos, normalmente é necessário repetir a glicemia ou realizar uma avaliação médica para confirmar o diagnóstico. O ideal é não se basear em apenas um exame isolado.
Procure um endocrinologista para analisar os resultados em conjunto e orientar os próximos passos.
Perguntas relacionadas
- Estou usando mirtazapina 15 mg há quase 2 semanas para ansiedade e pensamentos intrusivos. Os pensamentos eram minha principal queixa e ficaram mais intensos desde o início do tratamento. Também continuo com muita ansiedade e o sono não melhorou como esperado. Essa evolução é compatível com uma…
- Como fazer o uso Donaren 50/75mg e melatonina para não acordar antes das 5h?
- Estou tomando bup 150 2 vezes ao dia de 12 em 12 horas, já faz uns 3 anos. Devez em quando tenho insônia, irritabilidade e mente acelerada, inclusive a noite. Acontece que percebi alguns lapsos de memória também, como perder as chaves, esquecer o gás ligado, dar a descarga, etc. Tenho 63 anos…
- É normal sentir dor no local da operação de fêmur tempo da operação 6 meses idade 77 anos. Obrigada
- Bom dia fiquei 4 meses com uma gaiola na fratura da tibia agora retiraram a gsiola e colocou placa e parafuso nao estou autorizada a pisar no chao ainda e normal sentir uns estralos na perna tenho medo da placa ter saído fo lugar
- Bom dia hoje tem 53 dias da cirurgia do pterigio mais sinto o local aonde foi feito o enxerto inchar durante o dia isso é normal pois ainda não tive o retorno com oftalmologista estou preocupada
- Estou tomando a fluxotina já faz 3 semanas ainda sinto a boca seca , muita ansiedade, estou comendo sem sentir apetite , perdi peso... quando vou ter uma melhora? porq fala que na segunda da semana já dá pra ver algumas melhoras ainda não tive nenhuma.
- Um tombo da escada com hematomas e cortes nas nadegas, 6 dias antes da coleta pode elevar os leucócitos?
- Ontem fui colocar o Diu Mirena, e não consegui pq meu colo é muito estreito. Tenho estenose no colo devido a um CAF que eu fiz em 2010. Quando fiz uma histerossalpingografia tb não consegui realizar, pq o contraste não passava. Quando fiz um videolaparoscopia o médico comentou que meu colo era…
- Fiz uma colpoplastia a 10 dias, observei que o ponto rasgou o que fazer?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.