Retirei a vesícula aos 3 meses de gestação pois tive várias crises e meu obstetra recomendou a retir
2
respostas
Retirei a vesícula aos 3 meses de gestação pois tive várias crises e meu obstetra recomendou a retirada. No final da gestação acabei descobrindo uma colestase gestacional bem avançada e passei por uma cesariana de emergência com 35 semanas.
Tem alguma coisa a ver com a retirada da vesicula?
Numa próxima gestação existe possibilidade de eu ter colestase novamente?
Tem alguma coisa a ver com a retirada da vesicula?
Numa próxima gestação existe possibilidade de eu ter colestase novamente?
A colestase relacionada a gestação é um evento que pode se repetir em outras gestações. Entretanto este evento não tem relação com a colelitíase (pedra na vasícula), sendo uma doença distinta.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Nathália Carraro Eduardo de Castro
Hepatologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Pergunta complexa para responder pois é daqueles casos onde é preciso entender certinho como foram feitos os seus diagnósticos e ver com calma seus exames. A síndrome colestática é um conjunto de achados que pode ter diversas causas. Tem achado clínicos como icterícia e prurido e aumento de enzimas hepáticas. Uma das causas para isso é a presença de cálculo no colédoco /via biliar ("ducto de liga o fígado com o intestino") --> coledocolitíase. Quem tem colelitíase (cálculo na vesícula), mesmo tendo operado a vesícula, naturalmente tem um risco maior de coledocolitíase principalmente no período peri cirurgia. Tentando explicar melhor, é quando uma pedrinha da vesícula migra para a via biliar e dificulta a passagem da bile. Não sei se foram feitos exames para excluir que você estivesse cálculo residual na via biliar - no seu caso, que teve colelitíase sintomática no início da gestação e após isso colestase, era importante excluir coledocolitíase. Outra coisa é se você teve diagnóstico de colestase intrahepática gestacional - uma outra doença, que pode ter uma predisposição genética - que está associada a gestação, se resolve após alguns meses (comumente em até 3 meses) após o fim da gestação. Se você teve o diagnóstico de colestase intrahepática da gestação, há sim risco maior do que a população geral de ter novamente em uma segunda gestação.
Vale uma consulta com hepatologista
Vale uma consulta com hepatologista
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz retirada de vesícula ha 1 mês e 6dias Estou sentindo muito soluços azia e enjôo isso é normal?
- Ola,fiz uma cirurgia de vesicula tem um mes, agora comecei a sentir uma ardencia. É normal???
- Fiz uma cirurgia de colecistectomia por vídeo, porém fizeram um corte menor no meu umbigo, dois pontos, e logo abaixo uma incisão de 8 pontos. Por que duas incisões? Sinto bastante dor na lateral direita do umbigo. Tem 6 dias de cirurgia
- fiz cirurgia de vesícula aberta'tem 1 semana 'sinto do Dor estômago as vezes 'e normal?
- Olá. Recentemente uma cunhada minha começou a tossir muito (tosse seca). Ela notou que com uma certa ocorrência anual. E passa quando ela toma xarope antialérgico. Ela foi ao médico, e deu bronquite. Ela diz se sentir cansada para atividades comuns. Ela deve procurar um pneumologista com urgência?…
- Retirei a vesícula há 5 dias e agora sinto dores, tipo cólica menstrual, além de incômodo nos pontos do umbigo. É normal?
- Faz 1 mês que retirei a vesícula por videolaparoscopia. Quanto tempo tenho que esperar para voltar a fazer exercícios de intensidade moderada (em casa)?
- Tirei a vesícula faz 3 anos e começou me dar uma Diarréia e dor no estômago o que pode ser
- Fiz a retirada da vesicula a 7 meses e agora estou sentindo muita dor por dentro, uma cessação de inflamada isso é normal?
- Após colecistectomia por videolaparoscopia, é normal sentir pequenas fisgadas perto dos 'furos'' e no local onde ficava a vesícula?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 870 perguntas sobre Síndrome Pós-Colecistectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.