Ritalina pode ser usado para depressão? já usei 2 IRSS, sertralina e fluoxetina, e um atípico, venlafaxina,

4 respostas
Ritalina pode ser usado para depressão? já usei 2 IRSS, sertralina e fluoxetina, e um atípico, venlafaxina, e não vi melhora.
Existem algumas estratégias de potencialização dos efeitos de um antidepressivo associando medicamentos que pertencem a outras classes, como estabilizadores de humor, reposição de hormônios da tireóide e até mesmo ritalina.

A ritalina pode ser indicada como estratégia de potencialização de medicamentos antidepressivos principalmente em casos que permanecem com muita falta de ânimo e energia mesmo depois que os outros sintomas depressivos já melhoraram.

A decisão sobre que tipo de combinação fazer dependerá muito das peculiaridades do seu caso e das estratégias que seu médico esteja mais familiarizado em usar, pois existem dezenas de opções disponíveis.

Às vezes o preço dos medicamentos mais novos é tão caro, que se opta por uma estratégia menos comum para que o paciente consiga financiar o tratamento.

Não deixe de perguntar ao seu médico todas as dúvidas sobre o seu tratamento.

Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,não é sua indicação.
Existem outros medicamentos para depressão resistente como duloxetina,escitalopram, fluvoxamina, e atualmente no Brasil vortioxetina, além de poder se associar outras medicações dependendo de cada caso para potencializar efeito antidepressivo.
Lembrando que só medicação não basta
Tem outros antidepressivos bem eficazes, mas como você tento alguns e n se sentiu bem, sugiro que procure um outro psiquiatra ou converse com o seu sobre a sua situação. Os antidepressivos levam um tempo para poder fazer efeito, e geralmente causam alguns efeitos colaterais. Algumas vezes acontece de termos de tentarmos vários remédios para achar algum que se enquadre bem com seu organismo.
Estou de acordo. É preciso não apenas tentar vários antidepressivos, mas também otimizar as doses , talvez potencializar com estabilizadores, enfim, tudo isso é feito após uma avaliação muito cuidadosa, que não se limita a tentativas aleatórias de trocas de medicamentos
Lembre -se de que exercícios físicos e psicoterapia são importantes coadjuvantes nesse tratamento

Especialistas

Evandro Batista

Evandro Batista

Psicólogo

São Gonçalo Do Rio Abaixo

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Jacqueline Guimarães

Jacqueline Guimarães

Psicólogo

Goiânia

Caroline Manhães

Caroline Manhães

Psicólogo

Vila Velha

Camilla Gomes Hastenreiter

Camilla Gomes Hastenreiter

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.