Se a nossa audição consegue escutar em até 20 000 hertz porque no exame de audiometria vai até 8 000

6 respostas
Se a nossa audição consegue escutar em até 20 000 hertz porque no exame de audiometria vai até 8 000 hertz?
Exemplo se meu limiar auditivo está tudo ok até 8 000 hertz, mas é possível eu ter perda auditiva em 16 000 hertz por exemplo?
Dra. Samar Fadel Azanki Abreu
Fonoaudiólogo
Londrina
A audiometria convencional obtém limiares auditivos de 250Hz a 8000Hz, porém, tem a audiometria de altas frequências para avaliar limiares auditivos até 16000Hz. É possível sim ter limiares alterados em apenas altas frequências, geralmente é solicitada para pacientes com queixa de zumbido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sandra Gomes de Oliveira
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Eusébio
Sim o sistema audível é audível em altas frequências, mas não é saudável pois pode danificar os células ciliadas, e os sons que nos permite se socializar ,compreender e escutar até 8000hz já é o suficiente para percepções auditivas.
 Ana Paula Marques Barbosa
Fonoaudiólogo
Porto Alegre
A audiometria é realizada nesta faixa de frequências, pois é nela que se concentram os sons da fala e os principais sons audíveis. Audiometria de altas frequências só é realizada em casos específicos.
Esperto ter ajudado.
Sim, é possível ter uma perda auditiva em frequências mais altas, como 16.000 Hz, mesmo que sua audição esteja normal até 8.000 Hz.

A audiometria tonal convencional avalia de 250 Hz a 8.000 Hz porque essa faixa corresponde à maioria dos sons da fala, fundamentais para a comunicação. No entanto, nossa audição pode captar sons até 20.000 Hz, e perdas nas frequências mais altas podem ocorrer devido a exposição ao ruído, envelhecimento ou uso de medicamentos ototóxicos.

Para investigar essas frequências, existe a audiometria de altas frequências, que testa sons de 9.000 a 20.000 Hz. Esse exame não é rotineiro, mas pode ser solicitado em casos específicos, como monitoramento de perdas auditivas iniciais.
Espero ter ajudado!
Abraço.

Olá, avaliamos na audiometria tonal as frequencias de 250 a 8000Hz porque é a faixa de sons mais consideradas no dia a dia. Você até pode ter uma perda auditiva em uma frequencia fora da faixa da avaliação, porem dificilmente irá impactar no seu dia a dia.
 Simone Frezza
Fonoaudiólogo
Blumenau
Porque as frequências da fala encontram-se nesta faixa 250 a 8kz. E possível quando por exemplo se tem zumbido avaliar altas frequências.

Especialistas

Debora Barros

Debora Barros

Fonoaudiólogo

Ipatinga

Fabiana Gomes Zucato

Fabiana Gomes Zucato

Fonoaudiólogo

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 139 perguntas sobre Audiometria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.