Se eu resolver me internar voluntariamente em uma clínica psiquiatrica para tratamento, posso proibi

4 respostas
Se eu resolver me internar voluntariamente em uma clínica psiquiatrica para tratamento, posso proibir a entrada de qualquer parente, mesmo se for pai e mãe?
Dra. Camila Freitas
Psiquiatra, Generalista
Campo Grande
Oii!! Tudo bem?
Sim, você pode. Como paciente maior de idade em internação voluntária, você tem o direito de decidir quem pode ou não ter acesso a você durante o tratamento, inclusive pais ou outros familiares.
Esse direito está amparado pelo princípio da autonomia e pela confidencialidade da relação médico-paciente. A equipe da clínica psiquiátrica tem o dever de respeitar suas decisões, desde que você esteja em condições de exercer sua autonomia (ou seja, lúcida, orientada e com discernimento preservado).
Se estiver considerando essa possibilidade, é muito importante conversar com um psiquiatra de confiança para que a decisão seja feita com segurança e respaldo profissional. Se quiser, posso te orientar nesse processo com todo o cuidado necessário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Pela lei em caso de internação voluntária o paciente mantém a autonomia civil completa, ou seja pode proibir entrada mesmo de pai e mãe.
Depende da política da clínica. Não vejo porque não poderia solicitar de não ter visitas.
Dra. Lilian Muniz
Psiquiatra, Generalista
Rio de Janeiro
Sim, com a internação voluntária, você mantém seus direitos civis e autonomia, inclusive o de restringir visitas, mesmo de familiares próximos como pai e mãe. Essa escolha deve ser registrada na clínica ou hospital, e é importante que a equipe compreenda seus motivos com respeito e escuta. Situações assim costumam envolver questões delicadas, então, se sentir segurança com algum profissional da equipe, converse sobre isso, há formas de proteger seu espaço sem romper completamente os vínculos, se for do seu desejo. A internação voluntária é um recurso de cuidado, e a presença ou ausência de visitas deve seguir aquilo que ajuda você a se sentir melhor.

Especialistas

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Ruben Xambre

Ruben Xambre

Psiquiatra, Médico do trabalho

Belo Horizonte

Andressa Casia Monteiro Marques

Andressa Casia Monteiro Marques

Psicólogo

Anápolis

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.