Se faz canal em dente siso que nasceu normal? Ou melhor extrair?

4 respostas
Se faz canal em dente siso que nasceu normal? Ou melhor extrair?
Se o siso (terceiro molar) nasceu em posição adequada, está completamente erupcionado, funcional (ou seja, participa da mastigação), e não apresenta problemas periodontais ou de difícil higienização, é possível sim fazer tratamento endodôntico (canal), se houver indicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Excelente pergunta. Depende. Se o siso está em função na boca , contribuindo e sendo essencial na mastigação , com certeza melhor manter e tratar o canal se for indicado. Agora se o siso estiver mal posicionado, impactado , causando dor e infecção, não sendo possível higienizar a região direito, a melhor solução nesse caso seria realmente extrair .
Se o dente nasceu e está participando da mastigação como qualquer outro dente,melhor fazer o canal e recuperá-lo.
Dra. Silvana Pires de Oliveira
Dentista
São José dos Campos
A necessidade de tratamento de canal está relacionada à cárie ou preparo para restauração, muito próximo da polpa, que é um emaranhado de artéria, veia e nervo, dando vitalidade e presentes no interior de cada dente. Portanto canal não se relaciona com posicionamento do dente ao nascer. O siso pertence à dentição humana, não deve ser extraído, sem necessidade pois ele, frequentemente é utilizado como suporte ou movimentado para a posição de outro molar que tenha sido perdido. Neste caso o ortodontista utiliza seu próprio dente para a reabilitação, ao invés de implante e prótese. As decisões a tomar, dependem sempre de avaliar sua documentação, da opinião do profissional e do seu consentimento. Lembre- se disto.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 558 perguntas sobre Tratamento de canal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.