Se uma pessoa gosta apenas de uma pessoa específica na sua vida, o quê ela é? Ela não sentiria atr

14 respostas
Se uma pessoa gosta apenas de uma pessoa específica na sua vida, o quê ela é?
Ela não sentiria atração por ninguém, apenas por essa pessoa, independente da sexualidade ou gênero.
Olá. Antes de tentarmos definir o que o sujeito é, se faz necessário pensarmos: quais vivências anteriores essa pessoa teve? Essa percepção é da própria pessoa ou de terceiros? Como esse vínculo se estabeleceu? Ele permanece? Qual tipo de vínculo se estabeleceu? Como esse indivíduo funciona no social? Existem outros vínculos? Indico a busca de uma análise para que seja possível a investigação desses e de outros pontos, para que então possa haver uma hipótese diagnóstica.

Olá!
Curiosa a sua pergunta. O ser humano tem um gosto por nomear comportamentos, se colocar dentro de uma caixinha para pertencer a um grupo de semelhantes.
Eu diria que é alguém que gostou de uma pessoa na vida. Talvez não tenha feito o luto dessa pessoa, caso a tenha perdido por morte ou separação ou mesmo nunca tenha se relacionado.
Pode também haver alguma inibição sexual e/ou afetiva...
Pode ser muita coisa.
Mas acho que mais interessante do que um nome que rotule pessoas assim, é entender pq você é (está) assim. Isso se essa pessoa é você, claro.
Boa noite! Curiosa sua pergunta, pois não fica claro se é um suposição, se é algo que já acontece e se trata de outra pessoa ou você mesma! Pessoas que tem interesse afetivo/sexual por uma única pessoa (por vez) se "enquadraria" como monogâmica, porém mesmo seguindo esse modelo relacional as pessoas monogâmicas podem sentir atração/afeto por outras pessoas que não sejam seus parceiros e geralmente não cedem a esses desejos por causa da crença na monogamia. Acho que seria válido você buscar orientação psicológica para sanar essas dúvidas e crenças sobre afetos, sexualidade e modelos relacionais para descobrir qual faz mais sentido em sua vida para que possa vivenciar relacionamentos com mais tranquilidade e responsabilidade afetiva consigo mesma e com os outros. Fico à disposição no online ou presencial.
Olá. Será importante se debruçar sobre seus interesses, desejos, entre muitos outros sentimentos que podem ser melhor explorados para a sua compreensão da questão que abprda e também seu autoconhecimento, em geral. Sugiro que procure atendimento psicológico
Olá!
Acredito que seja uma pessoa apaixonada, gostar de alguém vai além do sexo, não se apaixona pelo sexo, se é masculino ou feminino, e sim pela pessoa em si.
Mas percebe que esse assunto tem te causado uma estranheza aí.
Um ac psicológico ajuda.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanalise online - R$ 170
Como vai? Espero que bem, vc dá poucos detalhes em sua questão para que eu possa dizer algo. De qualquer forma, um apoio profissional seria de grande valia! Boa sorte. @lysipsicologa
Olá, boa tarde. Sabemos que a sexualidade é um conceito complexo e amplo. Dessa forma, se no caso de você ter gosta dessa pessoa depois de conhecê-la e criar um vinculo com ela, pode ser que você se encaixe no espectro assexual. Espero ter ajudado, @psimariajube.
Oi, como você está? Há diversar formas de nos relacionarmos e de demonstrarmos afeto por quem gostamos. Para além de pensar em um nome para a forma de sentir da pessoa, é importante definir o que se quer ou não de uma relação, quais limites podem ou não ser estabelecidos. O afeto e o interesse sexual se expressam de diversas formas ao longo da vida. Para além de dar um nome, é interessante que a pessoa busque entender porque essa forma de direcionamento do afeto a desperta um questionamento tal, que precise de um nome específico. Espero ter ajudado, caso queira conhecer mais o meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Se você fala de amar alguém, pode se tratar de ser fiel em todos sentidos e não se interessar por mais ninguém. É possível e pode permitir-se. Mas se você já perdeu a pessoa e não consegue amar mais ninguém; aí não conseguiu superar. Porém viver só depois de perder, também pode ser uma escolha, apesar de solitária. Fazer terapia também pode ser um desabrochar para a vida e novas oportunidades, se hoje você está só!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Gostar de uma mesma pessoa poder ser um sentimento confuso e ao mesmo tempo complexo. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode expressar seus sentimentos de maneira diferente. Importante buscar terapia para conseguir entender seus sentimentos e ações diante desta situação.
Todo ser humano é singular e complexo. Há elementos que seriam ideais haver em sua pergunta para poder ser traduzida uma resposta para você. Não existe uma receita de bolo para compreender e "definir" uma pessoa, aliás estamos em contante evolução o tempo todo. Procure um psicólogo para juntos trabalharem esses detalhes.
A situação descrita, em que uma pessoa sente atração apenas por uma pessoa específica, independentemente da sua sexualidade ou gênero, é frequentemente associada ao que é chamado de atração singular ou atração específica. Esse fenômeno é conhecido como "amor platônico", no qual uma pessoa sente uma conexão profunda e única por alguém, muitas vezes sem um interesse romântico ou sexual generalizado por outras pessoas.

A atração singular pode ser muito forte e significativa para a pessoa que a experimenta, mas pode não se encaixar nas definições tradicionais de orientação sexual. É importante destacar que a experiência de atração singular pode variar de uma pessoa para outra e pode ocorrer em qualquer orientação sexual.

Em alguns casos, essa atração única pode ser puramente emocional, sem necessariamente envolver atração física ou sexual. Pode ser uma conexão muito profunda baseada em afinidade, admiração ou empatia com uma pessoa específica.

É importante respeitar e compreender que a experiência de atração singular é uma experiência válida e individual para aquela pessoa. Não é necessário que essa experiência se enquadre em categorias convencionais de orientação sexual. Cada pessoa é única, assim como suas experiências emocionais e de atração.
Olá, o que é esse gostar? São muitas as possibilidades... Paixão, identificação seja por afeto, admiração, gratidão... mas normalmente as pessoas tem essa admiração por varias pessoas. Se isso é algo que incomoda sugiro buscar por auxilio psicoterápico para entender melhor.
Olá! Essa atração seria por uma única pessoa (sempre) ou uma por vez? O afeto não se diferencia pelo gênero, ele acontece independente deste. É importante que você busque ajuda psicológica, para que possa entender melhor o que está acontecendo com você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!