sempre lembro dos meu sonhos quando acordo, tenho ansiedade e insônia e tomo 3 medicamentos, Escital

22 respostas
sempre lembro dos meu sonhos quando acordo, tenho ansiedade e insônia e tomo 3 medicamentos, Escitalopram de manha, e quetiapina zolpidem quando vou dormir, pode ser efeito colateral?
Olá!! Algumas pessoas têm relatos de lembrar dos sonhos, outras não, porém é importante reportar ao psiquiatra para saber quais os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. Perceba se isso te incomoda, aconselho buscar um psicólogo para te ajudar no tratamento da ansiedade, o tratamento com medicação e psicoterapia se faz muito mais eficaz!! Beijos!!

Bom dia, em geral para todos é mais fácil lembrar dos sonhos quando são feitos no período após o sono Rem, período do sono mais profundo (no meado da noite), aos pouco na madrugada o sono se torna mais leve até acordar, se neste período se sonha pode-se lembrar o conteúdo dos sonhos; isto faz parte dos processos cerebrais de armazenamentos de memorias e aprendizado, porem se isto para você se torna muito desregulado se ajude com a psicoterapia para te ajudar a entender melhor o que acontece com você.
Continue com o tratamento medicamentoso e tire as suas dúvidas com seu psiquiatra, ele poderá esclarecer e também ajustar a medicação para que consiga dormir melhor. ´´E importante associar com uma terapia para que possa lidar com os fatores que causam sua ansiedade. Como foi bem explicado pela colega acima, durante o sono a atividade cerebral continua assim como os processos cognitivos. A Psicanálise pode ajudar você a trabalhar com o material dos seus sonhos. Eles são parte de restos diurnos (o que fizemos durante o dia, podem haver cenas que lembrem o que fizemos, conflitos, o que não pudemos terminar, preocupações, etc).
Outra parte fica no pré-inconsciente, os quais lembramos parcialmente (podem ser algo que não queremos lembrar) e outras vão para o nosso inconsciente, onde só podemos acessar através dos sonhos ou em terapia. Os sonhos são uma tentativa também de lidarmos como nossa realidade, mesmo que sejam sem sentido. Esse "sentido" vem através da análise. Procure um analista. Qualquer duvida estou a disposição.
Temos três processos envolvidos em sua pergunta: ansiedade, qualidade do sono e possível ação medicamentosa na formulação de sonhos. A ansiedade é consequência do turbilhão de demandas a que estamos expostos diariamente. A qualidade do sono é, normalmente, um dos primeiros sintomas de algum sofrimento psicológico. A terceira questão, os medicamentos, saiba que eles podem causar sonhos intensos, fantásticos e vívidos, pois, atuam sobre neurotransmissores cerebrais. Diante disso, a psicoterapia será uma excelente forma de entender os fatores que estão causando ansiedade. Com isso, a necessidade de medicamentos será cada vez menor e a qualidade de vida (e do sono) será cada vez melhor. Espero ter ajudado.
Olá!
Que bom que lembra dos seus sonhos e com certeza eles tem muito haver com você, por isso é importante fazer psicoterapia para entender melhor essa sua dinâmica. E também relatar para o seu psiquiatra para que ele possa te orientar se a insônia é um efeito colateral do medicamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá, a psicoterapia é uma ótima forma de se conhecer, que tal iniciar um processo? Boa sorte.
Olá!
Todas as pessoas sonham enquanto dormem. Algumas se lembram e outras, infelizmente, não lembram...
Digo infelizmente, pois os sonhos são puro conteúdo do inconsciente e preciosos dentro da psicoterapia. Eles nos mostram nossos conflitos internos e são super importantes para nosso autoconhecimento.
A psicologia analítica desenvolvida por Jung pode proporcionar um trabalho rico e muito proveitoso através dos sonhos e seu simbolismo. Ao invés de ficar com esta angústia por conta dos sonhos use os a seu favor.
Um alerta! Não vá procurar o significado dos sonhos na internet, pois ali você encontrará confusão e não esclarecimento.
Espero ter ajudado. ; )

Olá! Se somente após o início do uso da medicação tu lembras dos sonhos, mais as questões de ansiedade, já são indicadores que um tratamento psicanalítico podem contribuir muito ao teu momento! Quanto aos efeitos colaterais, o médico que te receitou e que deve estar te acompanhando, pode te esclarecer!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Bom dia. Há quanto tempo você já está tomando essa medicação e quando essas lembranças dos sonhos começaram? Provavelmente ao visitar um psicólogo com respostas a essas perguntas, ele irá ajudá-la a entender o que pode estar acontecendo. Abçs!
Olá! Realmente o seu questionamento a respeito da influência da medicação na vivência experimentada com os sonhos faz sentido. Neste caso conversar sobre isso com o seu psiquiatra é importante. Ele pode rever a medicação ou a posologia.
Por outro lado, a questão que envolve a qualidade do seu sono pode ser oriunda de uma ansiedade patológica. Pensando assim, a indicação de uma psicoterapia seria adequada, pois em muito ajudaria nesse processo.
Espero ter ajudado.
Olá! Sugiro que busque ajuda psicológica com um profissional da psicanálise/psicologia, pois infelizmente a ansiedade não se resolve com a medicação somente. Parece que isso fica claro pois seus sonhos, são derivados do wue está inconsciente e talvez esteja te comunicando algo.Procure por ajuda para descobrir o que jaz por baixo da ansiedade. As palavras, quando faladas tem grande poder de cura.
Pode sim. Para a avaliação dos efeitos colaterais dos medicamentos é importante verificar com o Psiquiatra que faz o seu acompanhemento. Em relação à ansiedade e a insônia, além do tratamento medicamentoso, é importante a Psicoteraía para atuar na causa. O medicamento reduzirá os sintomas mas não solucionará o problema. A Terapia Cognitivo Comportamental é muito indicada e lhe auxiliará a manejar os sintomas, entender as causas do problema e ter maior qualidade de vida. Agende um horário!
Olá. Pode ser efeito colateral sim, mas não invalida o conteúdo dos sonhos. Na verdade, temos vários sonhos durante o sono, mas o cérebro edita a experiência onírica para que ela faça sentido quando acordamos. Esse material pode ser analisado por um psicólogo que entenda do assunto para que ajude na compreensão da vivência psíquica. Isso pode melhorar a ansiedade porque você entenderá suas causas com maior facilidade. Boa sorte!
Olá, lembrar dos sonhos é algo normal para a maioria das pessoas. Porém, como são estes sonhos? As imagens te incomodam? Você não se sente bem lembrando deles? Importante conversar com o seu psiquiatra para que ele te encaminhe para psicoterapia além da medicação.
Boa tarde!
Toda e qualquer duvida sobre reações de medicamentos devem sempre ser consultadas ao médico que faz a indicação. Os sonhos tem uma parte importante dentro de nossas questões, as vezes pode ser criados pela ansiedade ou desejos, na terapia você vai poder responder as essas e outras perguntas que vão surgindo, por isso sempre acho importante fazer terapia ela é um grande auxiliar nas soluções de problemas
As lembranças de sonhos não é algo ruim, pode lhe trazer muito auto conhecimento se estiver em processo terapêutico. Aproveite
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 180
Olá!! Muito bom ter feito esta pergunta aqui. Acredito que através das respostas vc poderá encontrar o seu melhor caminho. Você cita sintomas apresentados e medicamentos que faz uso. De início te pergunto? Você faz atendimento psicológico? Se sim, continue, pois é através da fala que poderá se conhecer e, compreender o motivo pelo qual os sintomas surgem. Se ainda ñ está em atendimento, busque o mais breve. Sobre a medicação, é importante ser avaliado por um psiquiatra, o mesmo esclarecerá (através do seu relato) se há ou não a necessidade de continuar com esta medicação, ou se é pertinente alterar. Após a avaliação desses dois profissionais, compreenderá com mais clareza o processo dos sonhos.
Abraço!!

Os sonhos Sao as mensagens cifradas de seu inconsciente para VC. Em Geral Sao frutos de algum acontecimento que durante o dia provocou algum conflito ou mal-estar, assim à noite retornan Numa tentativa de compreensao. Portanto, Sao elementos que podem ajudar muito seu analista a compreender o que se pasea con VC.
Olá! Os sonhos têm função reguladora em nosso psiquismo. Quando corretamente compreendidos podem trazer informações e/ou orientações importantes. Na psicoterapia de abordagem junguiana a interpretação os sonhos é uma das técnicas utilizadas nos atendimentos.
Talvez você esteja tendo sonhos que te causam um forte impacto emocional, tal como os pesadelos. Vivenciar sonhos com essa característica com frequência, acaba causando incômodo.
Converse com seu psiquiatra afim de avaliar a necessidade de usar todas essas medicações, suas dosagens e tempo de uso. Tanto a ansiedade quanto a insônia são sintomas que, quando corretamente tratados, podem ser superados em algum tempo de tratamento, principalmente quando o tratamento envolve psicoterapia e acompanhamento medicamentoso.
Abraço!
Boa noite. Dúvidas quanto aos efeitos colaterais de medicamentos devem ser tiradas com o médico que os receitou. Marque uma consulta e tire sua dúvida. Atenciosamente
Você diz que lembra dos seus sonhos quando acorda, isso por si só não seria um efeito colateral do uso de medicações. Algumas pessoas tem mais facilidade em recordar sonhos, principalmente se estão mais relaxadas. Agora é importante notar se seus sonhos estão mais vívidos ou se sua arquitetura do sono foi alterada. De qualquer forma é importante relatar para seu médico suas novas sensações e se algo mudou depois que você iniciou com as medicações. Um abraço.
Sonhos não são efeitos colaterais. Lembrar deles ou não tem mais a ver com a qualidade do sono. O sonho acontece apenas numa das fases mais profundas do sono, o sono REM. Você pode estar com um trabalho onírico mais vívido, com mais intensidade. Isso pode ser usado a seu favor em terapia, uma vez que os sonhos indicam para conteúdos da nossa mente que nem sempre acessamos no estado de vigília (acordados). Aconselho conversar sobre isso com um psicanalista ou psicólogo com quem faça acompanhamento (acredito que faça, já que toma medicamentos psiquiátricos). Abraço!