Sempre que começo a desenvolver sentimentos ou interesses por alguém, minha vida começa a girar em t

14 respostas
Sempre que começo a desenvolver sentimentos ou interesses por alguém, minha vida começa a girar em torno dessa pessoa, perdendo foco nos meus objetivos e me prejudicando no processo. Dentro ou fora de relacionamentos, muitas vezes tenho crises de ansiedade, por diversos motivos, mas todos relacionados a essa pessoa.
Isso me afeta muito, muitas vezes me fazendo criar medos irreais que afetam isso diretamente.
Nos meus primeiros relacionamentos tinha uma insegurança enorme, hoje em dia não tenho tanta, mas ainda sim me atrapalha e me faz muito mal.
Eu tenho TDAH e ansiedade diagnosticados tardiamente, e faço tratamento para o TDAH
Vc não está sozinhao. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade que traz vários sintomas como os que vc descreveu, pode estar relacionado com doenças altamente tratáveis e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50

Olá, boa tarde! É natural que ao conhecer alguém e iniciar um relacionamento amoroso o foco da energia e atenção fiquem direcionados a pessoa pela qual nos interessamos. Entretanto, se isso se torna excessivo, os danos gerados podem ser muito frustrantes.
Você referiu que faz tratamento para TDAH, mas não entendi se é psicoterapia e/ou apenas tratamento farmacológico. Se você está fazendo psicoterapia, sugiro que essa pauta seja abordada em sessão com a sua terapeuta - que certamente têm mais dados da sua história e poderá lhe ajudar melhor. Se não, sugiro que busque acompanhamento psicoterapêutico para que você possa aprender a fazer o manejo das questões de relacionamento, ansiedade e TDAH.
Olá, o primeiro passo no caminho do autoconhecimento e a auto percepção. Ir identificando como nós nos relacionamos com nós e com tudo a nossa volta. Ir identificando os padrões de comportamento nos auxilia a vir reconhecendo como agimos. Muitas vezes reconhecemos e não conseguimos mudar, pois existem algumas camadas mais internas que ainda não podemos ver, mas com acompanhamento profissional num ambiente de confiança, podemos explorar mais os incômodos gerados por esses padrões e ir construindo possiblidades de ressignificações.
Olá! A psicoterapia pode ajudar você a entender esta ansiedade que descreveu, como lidar com estas crises. Medo, perda de foco são alguns dos sinais da ansiedade. Se você faz tratamento com medicamentos e ainda está sentindo incômodo, sugiro aliar com a psicoterapia. Se já faz psicoterapia, além da questão do TDAH, o profissional pode te ajudar com a questão da ansiedade, te ajudar a entender a dificuldade no relacionamento. Ansiedade pode ser muito incômoda, mas é possível diminuir as crises, tornar elas mais leves, com o tratamento adequado. Um abraço.
Olá. Vejo o quão rica é sua percepção a respeito de como se sente diante de situações como essa. De fato, a relação com o outro pode trazer diversas demandas (as quais, muitas vezes, não conseguimos lidar de uma maneira saudável). De qualquer forma, o reconhecimento desse processo é de grande valor para que outras possibilidades possam ser alcançadas. Para além dos critérios diagnósticos/de classificação de sintomas, é necessário olhar para essa e outras questões adjacentes de uma forma acolhedora, entendendo o contexto e como isso se formou... como situações similares foram elaboradas e a presença disso ainda hoje ... Enfim, a psicoterapia é recomendada para atuar nessas frentes. Espero que encontre a ajuda que necessita. Qualquer dúvida estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 170
Olá, Espero que esteja bem. Pelo relato parece que essa entrega, "minha vida começa a girar em torno dessa pessoa, perdendo foco nos meus objetivos e me prejudicando no processo"não é a primeira vez. Não foi dado muitas informações, porém muitas vezes essa entrega está relacionada a baixa autoestima, insegurança e a sentimentos e pensamentos da buscar a autoaceitação através do outro. Se já encontra em uma psicoterapia seria importante abordar essas questões. Se ainda não está em um acompanhamento seria importante buscar um, para realmente entender esses pensamentos e sentimentos referentes a si mesmo (a). A ansiedade melhoraria em consequência. Espero ter ajudado. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online - R$ 150
Tudo o que você relata está relacionado à sua ansiedade. Tendo ou não um relacionamento, você acaba se perdendo e perdendo seus objetivos. Fica preocupada com coisas que não deveriam preocupá-la, e perde o que realmente importa para você. E tudo isso gera sofrimento psíquico e acaba por afetar sua autoestima. TDH tem sua culpa no cartório! Sugiro que procure um tratamento psicológico, em qualquer linha que lhe agradar. E trabalhe com sua autoestima. Também uma rotina a seguir todos os dias é importante para não perder o foco e realizar diariamente o que tem que ser feito pela suas escolhas.
O primeiro passo já foi dado, você percebeu onde está o seu desconforto, reconhece que prioriza e valoriza o outro antes de você! Que tal pensar com carinho em reconstruir sua autoestima e assim trilhar um caminho de fortalecimento para lidar com essas e outras situações do dia a dia! Lembre-se que as dificuldades existem, mas temos meios para encontrar como enfrentá-las! Procure um profissional de sua confiança e permita-se viver a sua transformação!
Olá! Sugiro que faça terapia para ter autoconhecimento e trabalhar sua autoestima, a dependência emocional pode causar vários danos a pessoa, procure ajuda!
Olá! Que bom que você já tem voltado a atenção para si. Perceber padrões de comportamento é um bom começo. Isso será fundamental para o seu processo de melhora. Se ainda não faz psicoterapia, considere dar início para garantir melhores resultados. Trabalhar a dependência emocional é muito importante para que você possa viver um relacionamento saudável e ter mais qualidade de vida. Cuide-se bem!
Olá!
Deve ser bem cansativo e difícil né?
Pessoas com TDAH tem uma disfunção relacionada a dopamina, a dopamina está diretamente ligada ao prazer (recompensa) e motivação. Neste sentido, me parece que quando você se apaixona essa pessoa passa a se tornar a sua fonte de prazer. A terapia vai te ajudar muito com isso, mas particularmente te recomendo que tenhas mais de uma fonte de prazer, caso contrário, desenvolverás uma dependência emocional dessa pessoa. Lembre-se, quanto mais pilares bem distribuídos um edifício tem, melhor ele se sustenta.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Boa tarde! Sugiro que procure um Psicólogo para trabalhar essas questões, se esquecer de si é algo que deve ser investigado em um ambiente terapêutico.
Considerando os desafios que você mencionou, pode ser benéfico buscar apoio profissional de um psicólogo que pode ajudar a explorar esses padrões de comportamento, identificar pensamentos negativos automáticos, desenvolver habilidades de regulação emocional, trabalhar na construção de uma autoestima saudável e estabelecer limites saudáveis nos relacionamentos. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem comumente utilizada para lidar com essas questões.
O tratamento apropriado dependerá de uma avaliação individualizada. É importante buscar receber orientação adequada e suporte contínuo. Sempre à disposição.
Olá!

Entender o impacto das suas emoções e comportamentos dentro dos relacionamentos é um passo fundamental para qualquer processo terapêutico, e é excelente que você esteja refletindo sobre essas questões. Dentro da perspectiva psicanalítica de Freud, podemos explorar várias dimensões desse seu relato.

Primeiramente, a forma como você descreve a perda de foco nos seus objetivos pessoais e a ansiedade intensa podem sugerir o que Freud chamaria de "fixação", um fenômeno que ocorre quando o desenvolvimento emocional de um indivíduo é de certa forma paralisado ou repetidamente atraído para um estágio específico da infância. Isso pode se manifestar na vida adulta como uma tendência a depender excessivamente dos outros para validação emocional ou para a sensação de segurança e completude.

Além disso, pessoas com TDAH podem demonstrar dificuldades em regular emoções e manter a atenção distribuída de maneira equilibrada entre várias áreas da vida. Isso pode agravar a tendência de focar intensamente em uma única fonte de interesse ou preocupação, como um relacionamento. A ansiedade, por sua vez, pode amplificar essas tendências, criando um ciclo onde o medo e a preocupação desproporcionais geram mais ansiedade, o que prejudica ainda mais a capacidade de manter um foco equilibrado.

Como psicanalista, eu sugeriria explorar mais profundamente as raízes dessas fixações e transferências em um ambiente terapêutico. Um terapeuta pode ajudar você a entender e trabalhar as experiências passadas que podem estar influenciando seus comportamentos atuais. Além disso, o trabalho terapêutico pode incluir técnicas para melhor regulamentação emocional e estratégias para ajudá-lo a manter um foco mais equilibrado entre seus relacionamentos e objetivos pessoais.

Trabalhar nesses aspectos pode levar tempo e requer uma exploração cuidadosa de suas experiências de vida, emoções, e relacionamentos passados e presentes. É um processo que pode ser desafiador, mas também extremamente enriquecedor em termos de crescimento pessoal e emocional. A psicanálise pode oferecer um espaço seguro e de suporte para essa jornada.

Fico à disposição para falarmos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!