Será que a depressão pode ser motivada por falta de perdoar a nós mesmo?

10 respostas
Será que a depressão pode ser motivada por falta de perdoar a nós mesmo?
Sim pode ser.

Att
Sayonara Machado

Sim, pode ser um dos motivos.
Aceitar a si mesmo e seu passado e também respeitar seus limites podem ser bons caminhos para se trabalhar contra a depressão.
De uma forma geral todos os transtornos têm em sua origem formas distorcidas de apreender a realidade e erros na interpretação desses acontecimentos levando a comportamentos que não respondem adequadamente as situações que todos temos que lidar diariamente e ao longo da vida.
A dificuldade em perdoar pode estar ligada a uma negação dos nossos próprios erros ou a uma falta de compreensão dos motivos e do arrependimento dos nossos pares.
O não conseguirmos dar as respostas e nos comportar como gostaríamos podemos sofrer uma baixa na auto estima, o que pode sim levar a um processo depressivo.
Concordo plenamente com a Prof. Tereza Cristina, acrescento que a Depressão tem um forte viés químico, quer serja ( excesso de Cortisol e Adrenalina), por isso é necessário a medicação e a psicoterapia.
abraço
A depressão, no meu modo de entender, deve ser cuidada por psicoterapia e tratamento medicamentoso. Sua causa não é fácilmente detectável, podendo-se afirmar com relativa segurança, que de modo geral, o "start" é emocional, mas encontrando já um substrato fisiológico apropriado. Por esta razão, entendo ser necessário o encaminhamento a um neurologista, que via de regra pode avaliar também o quadro, receitando os medicamentos antidepressivos adequados.
Com esta medida, a psicoterapia além de ser mais produtiva, tem um respaldo clínico de segurança para o paciente.
Não, se você estiver falando de depressão maior que é uma doença, devendo ser tratada com medicação e abordagem psicoterapêutica responsável. Um auxiliando o outro. É uma doença séria e se não houver uma abordagem adequada pode até levar o individuo a morte.
É muito interessante a forma que você faz a sua pergunta, nela já está contida a sua resposta. Você percebe uma forma depressiva, triste, angustiada em si, ou a alguém a que você se refere, relacionada a mágoas.A próxima pergunta que lhe faço é , o que fazer com as mágoas.Mágoa pode se dizer assim, é uma mistura de tristeza com raiva voltada para si.Analise estes sentimentos e o quanto é possível dizer sobre eles. Se ficar inacessível avançar nestas reflexões sozinha, procura um profissional da área psicológica para lhe acompanhar. Espero ter esclarecido algo das suas inquietações.
Perdão - Eu me aceito, mas não significa que que concorde. Ou seja, o que tenho que mudar. Pode ter um rebaixamento do humor, devido ao pensamentos automáticos negativos, distorções cognitivas. Mas, não é apenas isso. Exitem vários fatores (genético, social, ambiental, bioquimico...) que levaria a um quadro depressivo. Antes de mais nada, procure um médico (psiquiatra) para avaliação e, se necessário uma terapia medicamentosa. Juntamente realize um processo psicoterapeutico. Ai sim você vai se analisar e ver se é falta de perdão ou outras coisas a mais.
Abraços,
Rosa - psico
A depressao é dificel de diagnosticar atraves de sintomas,e qto a causa é dificilima detectar,mas se vc ta com esse impasse procure um psicologo que vai clarear seu quadro e melhorar sua qualidade de vida
Penso que a depressão se mostra sempre como um sinal da falta de algo, algo que dê sentido para própria existência. Se o sujeito é tomado por um grau de exigência muito alto consigo mesmo, é possível que ele sofra constantemente com a falta de algo em si próprio que ele desconhece. Em muitos casos , o indivíduo não suporta a falta, não se tolera diante das suas limtações e portanto não se aceita; se depara com o vazio, com a falta de sentido em tudo que se faz. A terapia pode ser uma possibilidade para olhar para essa falta, para o vazio que se instalou dentro de si e buscar formas de lidar com as angustias que provém deste vazio.