Será que a depressão pode ser motivada por falta de perdoar a nós mesmo?
10
respostas
Será que a depressão pode ser motivada por falta de perdoar a nós mesmo?
Sim pode ser.
Att
Sayonara Machado
Att
Sayonara Machado
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode ser um dos motivos.
Aceitar a si mesmo e seu passado e também respeitar seus limites podem ser bons caminhos para se trabalhar contra a depressão.
Aceitar a si mesmo e seu passado e também respeitar seus limites podem ser bons caminhos para se trabalhar contra a depressão.
De uma forma geral todos os transtornos têm em sua origem formas distorcidas de apreender a realidade e erros na interpretação desses acontecimentos levando a comportamentos que não respondem adequadamente as situações que todos temos que lidar diariamente e ao longo da vida.
A dificuldade em perdoar pode estar ligada a uma negação dos nossos próprios erros ou a uma falta de compreensão dos motivos e do arrependimento dos nossos pares.
O não conseguirmos dar as respostas e nos comportar como gostaríamos podemos sofrer uma baixa na auto estima, o que pode sim levar a um processo depressivo.
A dificuldade em perdoar pode estar ligada a uma negação dos nossos próprios erros ou a uma falta de compreensão dos motivos e do arrependimento dos nossos pares.
O não conseguirmos dar as respostas e nos comportar como gostaríamos podemos sofrer uma baixa na auto estima, o que pode sim levar a um processo depressivo.
Concordo plenamente com a Prof. Tereza Cristina, acrescento que a Depressão tem um forte viés químico, quer serja ( excesso de Cortisol e Adrenalina), por isso é necessário a medicação e a psicoterapia.
abraço
abraço
A depressão, no meu modo de entender, deve ser cuidada por psicoterapia e tratamento medicamentoso. Sua causa não é fácilmente detectável, podendo-se afirmar com relativa segurança, que de modo geral, o "start" é emocional, mas encontrando já um substrato fisiológico apropriado. Por esta razão, entendo ser necessário o encaminhamento a um neurologista, que via de regra pode avaliar também o quadro, receitando os medicamentos antidepressivos adequados.
Com esta medida, a psicoterapia além de ser mais produtiva, tem um respaldo clínico de segurança para o paciente.
Com esta medida, a psicoterapia além de ser mais produtiva, tem um respaldo clínico de segurança para o paciente.
Não, se você estiver falando de depressão maior que é uma doença, devendo ser tratada com medicação e abordagem psicoterapêutica responsável. Um auxiliando o outro. É uma doença séria e se não houver uma abordagem adequada pode até levar o individuo a morte.
É muito interessante a forma que você faz a sua pergunta, nela já está contida a sua resposta. Você percebe uma forma depressiva, triste, angustiada em si, ou a alguém a que você se refere, relacionada a mágoas.A próxima pergunta que lhe faço é , o que fazer com as mágoas.Mágoa pode se dizer assim, é uma mistura de tristeza com raiva voltada para si.Analise estes sentimentos e o quanto é possível dizer sobre eles. Se ficar inacessível avançar nestas reflexões sozinha, procura um profissional da área psicológica para lhe acompanhar. Espero ter esclarecido algo das suas inquietações.
Perdão - Eu me aceito, mas não significa que que concorde. Ou seja, o que tenho que mudar. Pode ter um rebaixamento do humor, devido ao pensamentos automáticos negativos, distorções cognitivas. Mas, não é apenas isso. Exitem vários fatores (genético, social, ambiental, bioquimico...) que levaria a um quadro depressivo. Antes de mais nada, procure um médico (psiquiatra) para avaliação e, se necessário uma terapia medicamentosa. Juntamente realize um processo psicoterapeutico. Ai sim você vai se analisar e ver se é falta de perdão ou outras coisas a mais.
Abraços,
Rosa - psico
Abraços,
Rosa - psico
A depressao é dificel de diagnosticar atraves de sintomas,e qto a causa é dificilima detectar,mas se vc ta com esse impasse procure um psicologo que vai clarear seu quadro e melhorar sua qualidade de vida
Penso que a depressão se mostra sempre como um sinal da falta de algo, algo que dê sentido para própria existência. Se o sujeito é tomado por um grau de exigência muito alto consigo mesmo, é possível que ele sofra constantemente com a falta de algo em si próprio que ele desconhece. Em muitos casos , o indivíduo não suporta a falta, não se tolera diante das suas limtações e portanto não se aceita; se depara com o vazio, com a falta de sentido em tudo que se faz. A terapia pode ser uma possibilidade para olhar para essa falta, para o vazio que se instalou dentro de si e buscar formas de lidar com as angustias que provém deste vazio.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- boa tarde estou tomando desvelafaxina a 23 dias e normal sentir ainda tristeza?
- Eu tinha uma vida feliz, mas do nada tudo deu errado; eu ja não tenho mais ânimo pra nada e não tenho expectativas para o meu futuro; eu estou completamente perdida e preciso de ajuda.
- Tomo escitalopram 15 mg a 12 anos e estava bem. Nao sentia nada. Meus hormonios desregularam e entrei em uma crise de ansidade e depressao. A medica aumentou a dose para 20 mg, fui melhorando mas ainda com muita ansiedade. Na 4 semana estou com muito tremor e ansiedade. Ainda seria a adaptacao a nova…
- Meu médico trocou a paroxetina que eu tomava a 9 anos, por a desvenlafaxina. Estou na medicação nova a 20 dias, mas estou com vários efeitos colaterais físicos como náuseas,dores de cabeça e tontura. Além de crises de choro e ansiedade. Quanto tempo leva pro corpo se adaptar a nova medicação? E melhorar…
- Tive início de depressão e tontura fui ao neuro fiz ressonância e eletro não deu nada. O mesmo informou que tenho TAG. Tive uma dor de cabeça e aumento de pressão momentâneo e desde então não pego mais no sono. O psiquiatra passou desvalexina e quetiopin. Tenho 5 dias usando. O que aconteceu para que…
- Comecei a tomar Desvenlafaxina e estou tendo uns espasmo a noite tipo tique nervoso. Que nao me deixa dormir. So a noite.
- Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que não pedem exames clínicos (ou direcionam a outros profissionais) p/ obter um diagnóstico mais preciso e tratar assertivamente a causa ao invés dos sintomas? (exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão…
- Estou tomando paroxetina a três dias e sentindo muito efeito colateral suores,tremores vontade de chorar é assim mesmo?
- Estava tomando desvenlafaxina , porém tive alguns sintomas de efeitos colaterais ,, é normal tomar desvnelafaxina na parte da manhã depois do café, e sentir moleza e tremor no corpo o dia todo ? E por quanto tempo pode tomar a desvenlafaxina ?
- Eu me sinto suficiente para mim, mas eu SEI que eu não sou o suficiente para outras pessoas próximas (pais e namorado). Como lidar com isso?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1242 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.