Sinto o côndilo fora do lugar meu dentista disse que pode ser o disco articular deslocado mais ainda

3 respostas
Sinto o côndilo fora do lugar meu dentista disse que pode ser o disco articular deslocado mais ainda não saiu o resultado do tc da atm se for existe forma pra ele voltar ao lugar ? Sem cerugia
Dr. Pedro Henrique Faria Denofrio
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
São Paulo
Para as afecções intra-articulares da ATM, não há alternativa a procedimentos cirúrgicos, podendo ser realizados desde minimamente invasivos, como artrocenteses e infiltrações, até procedimentos mais invasivos como cirurgias abertas. Ressaltando que seu problema é oriundo de uma disfunção mastigatória do apertamento e que, se não for tratada juntamente, não terá sucesso em seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Mariana Campos
Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
Sim, mas é importante consultar um profissional que seja ESPECIALISTA EM DTM e também BUCOMAXILO.
Dra. Gabriela Alves Ribeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
Olá!

Quando há suspeita de deslocamento do disco articular da ATM, muitas pessoas ficam preocupadas achando que será necessário cirurgia, mas na maioria dos casos o tratamento inicial é conservador (sem cirurgia).

Dependendo do tipo de deslocamento do disco, é possível sim melhorar os sintomas e a função da articulação com abordagens não cirúrgicas, como: placas oclusais (quando bem indicadas), fisioterapia para a ATM, exercícios específicos para a mandíbula, controle de sobrecarga muscular (como apertamento dentário), orientações comportamentais e manejo da dor.

Em alguns casos, mesmo que o disco não volte exatamente para a posição original, a articulação consegue se adaptar, e o paciente passa a ter boa função e menos sintomas.

Outro ponto importante: a tomografia avalia principalmente as estruturas ósseas da articulação. Para visualizar diretamente a posição do disco articular, o exame mais indicado costuma ser a ressonância magnética da ATM.

O ideal é aguardar o resultado do exame e realizar uma avaliação com um profissional com experiência em DTM e Dor Orofacial ou cirurgia bucomaxilofacial, que poderá correlacionar os achados de imagem com seus sintomas e indicar o tratamento mais adequado.

Felizmente, a grande maioria dos casos de DTM não precisa de cirurgia e responde bem a medidas conservadoras.

Especialistas

Thiago Machado

Thiago Machado

Dentista

Araçatuba

Júlio Messina Calderon

Júlio Messina Calderon

Dentista

São Paulo

Júnio Silva

Júnio Silva

Dentista

Balneário Camboriú

Luciano Drechsel

Luciano Drechsel

Dentista

Jaraguá Do Sul

Regina Colnaghi

Regina Colnaghi

Dentista

São Paulo

Mykael Francisco Ruaro

Mykael Francisco Ruaro

Dentista

Pato Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 160 perguntas sobre Disfunção da ATM
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.