Sinto que a medicação que uso nao tem mais o mesmo efeito que antes. Pode uma medicação usada por
8
respostas
Sinto que a medicação que uso nao tem mais o mesmo efeito que antes. Pode uma medicação usada por longo período diminuir sua eficácia? ou foi o meu quadro que se agravou?
Olá. A medicação indicada para quadros de depressão é eficaz na medida em que auxilia no controle dos sintomas, trazendo alivio e bem estar. A cura efetiva, ou até mesmo o avanço para a diminuição dos remédios passa por mudanças de comportamentos, sentimentos e atitudes. Para que o tratamento seja conclusivo é necessário também um acompanhamento psicológico para que você possa ser auxiliada na identificação das mudanças necessárias. Sem isso, o organismo começa a absorver os medicamentos, criar defesas contra ele e consequente acomodação. Tente uma ajuda terapêutica, principalmente para entender o que você atribui como agravamento do problema. Faça isso e seja feliz.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É importante saber qual a medicação em questão.
Sua pergunta está relacionada ao conceito de tolerância medicamentosa (medicação não ter mais o mesmo efeito que antes).
A tolerância medicamentosa pode acontecer com algumas medicações, como os benzodiazepínicos (p.ex., Rivotril, Diazepam). Quando há tolerância medicamentosa, é necessário o aumento da dose da medicação em uso para que se tenham os mesmos efeitos obtidos com a dose anterior. Isso não ocorre com os antidepressivos. Não há diminuição da eficácia dos mesmos, porém, muitas vezes, é necessário o aumento da dose ou mesmo a troca da medicação quando o paciente não apresenta uma boa resposta.
Sua pergunta está relacionada ao conceito de tolerância medicamentosa (medicação não ter mais o mesmo efeito que antes).
A tolerância medicamentosa pode acontecer com algumas medicações, como os benzodiazepínicos (p.ex., Rivotril, Diazepam). Quando há tolerância medicamentosa, é necessário o aumento da dose da medicação em uso para que se tenham os mesmos efeitos obtidos com a dose anterior. Isso não ocorre com os antidepressivos. Não há diminuição da eficácia dos mesmos, porém, muitas vezes, é necessário o aumento da dose ou mesmo a troca da medicação quando o paciente não apresenta uma boa resposta.
Caro internauta, em primeiro lugar seria importante saber a medicação em uso. Os melhores resultados pertencem a categoria dos antidepressivos e não aos ansiolíticos. Esse é o primeiro ponto a aclarar.
Em segundo lugar, na minha opinião é um erro pautar o tratamento só na medicação. A psicoterapia é fundamental para que você reconheça quais são os pensamentos e sentimentos em relação ao passado, presente ou futuro que são disfuncionais e aprenda estratégias para lidar com eles de forma ir na direção do estado mental e emocional desejado. Há um trabalho a ser feito que vai além das medicações. Repense o seu tratamento e converse com seu médico assistente. Cordialmente, Dra Rita Cytryn
Em segundo lugar, na minha opinião é um erro pautar o tratamento só na medicação. A psicoterapia é fundamental para que você reconheça quais são os pensamentos e sentimentos em relação ao passado, presente ou futuro que são disfuncionais e aprenda estratégias para lidar com eles de forma ir na direção do estado mental e emocional desejado. Há um trabalho a ser feito que vai além das medicações. Repense o seu tratamento e converse com seu médico assistente. Cordialmente, Dra Rita Cytryn
Quanto a medicação são muitos itens a serem avaliados a começar com a pergunta se vc toma mais de uma medicação? Como administra? O que seu médico diz referente este quadro? Você consulta regularmente seu médico? Por não sabermos exatamente como se desenvolve a condição ao qual você está vivenciando não tem como alcançar uma resposta exata. Concordo com o que indicaram sobre repensar no tratamento e verificar com seu médico o tratamento atual,. E a psicoterapia vai lhe auxiliar na melhoria da qualidade de vida por trabalhar a sua individualidade. Um forte abraço!
Boa noite, é possível que seu organismo tenha se adaptado a medicação de forma a não mais fazer efeito, pedindo dessa forma uma dose mais forte da medicação usada. Por isso é importante o acompanhamento psicológico através de terapias que o ajudarão a com o tempo ir diminuindo o uso de medicamento gradativamente até não mais precisar do mesmo. Acho uma boa, no caso, a visita a um psicólogo de Terapia cognitiva comportamental e uma visita a um psiquiatra para avaliação da medicação e doses.
Espero tê-lo ajudado
Att. Beatriz Sá
Espero tê-lo ajudado
Att. Beatriz Sá
Seria necessário saber qual a medicação em uso, mas é possível que seja um caso tolerância medicamentosa. Após uso prolongada o corpo pode precisar de doses maiores para obter os mesmos resultados. Converse com seu médico. No entanto, aumentar as doses de remédios psiquiátricos sem tratar das causas do seu sofrimento não é um bom caminho. Tais remédios possuem efeitos colaterais que podem prejudicar sua qualidade de vida (libido, concentração, memória etc). Busque acompanhamento com um psicólogo para que posso entender as causas e buscar estratégias para passar a se relacionar com suas questões de outra forma. Estou a disposição
Olá, dependendo de qual medicação vc usa, o organismo pode se habituar a dose e ai se torna necessário fazer um reajuste da mesma. Sugiro que vc volte no seu médico e converse sobre essas suas dúvidas com ele. Só ele poderá te orientar de maneira adequada
Bom dia, como os colegas a cima já falaram não se pode confiar a cura somente aos medicamento, é importante frequentar a psicoterapia para adquirir mais consciência de que nos deprime e nos deixa pra baixo, sozinhos é difícil sair do estado de rebaixamento emocional. Procure ajuda de um psicologo/a para entender melhor o que está acontecendo com você e superar a preocupação de agravamento e/ou perda de eficacia dos medicamentos
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.