Sinto que tenho uma vontade extrema, quase como um anseio, por criação de história fictícias e narra

14 respostas
Sinto que tenho uma vontade extrema, quase como um anseio, por criação de história fictícias e narrativas. Desde pequeno sempre amei essa parte criativa de contar histórias e passar sensações em livros, filmes, séries e etc. Contudo, acabei percebendo que essa vontade é quase compulsiva, eu preciso estar sempre criando algo, seja desenho, livro ou RPG, e quando não o faço me sinto mal, fico triste; como se eu não estivesse sendo produtivo o suficiente ( não trabalho na parte criativa, mas pretendo ). Será que posso considerar isso com algum tipo de Transtorno Compulsivo ou é normal me sentir assim por eu ter o hábito de criar?
Olá, este tipo de anseio eu vejo como um ponto positivo seu. Os grandes artistas tinham muita motivação para expressar suas artes... é claro que vivemos também em um mundo pragmático, prático e que nos exige muito a razão e discernimento para fazermos as melhores escolhas em busca de sucesso. No entanto, nada disso pode ser um inibidor do que considera uma virtude sua! Invista em você e inicie um acompanhamento psicológico para compartilhar suas experiências e dificuldades neste novo mundo. Bom caminho! Abraços

Olá! Vim deixar minha resposta como um acréscimo à colocação de meu colega de profissão. Acredito se é algo que te deixa triste é importante pensar a respeito, porque isso significa que tem mais o que investigar. Tenho pouca informação pelo seu relato, mas fiquei em dúvida se seria uma questão de frustração/auto cobrança por não conseguir fazer o que você gosta, ou se você tem mergulhado muito na fantasia, como um escape. De qualquer forma, seria válido explorar essa questão e outras que podem surgir em terapia. Fico à disposição :)
Olá. Tudo bem? A diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Todo artista vive com mais intensidade sua subjetividade e a parir daí cria as suas obras. A terapia seria importante para ajuda lo a lidar de maneira adequada com este traço, de forma a usa lo a seu favor.
Veja, o fato de você se sentir triste enquanto não esta criando, por si só, não seria suficiente para preencher os critérios de diagnostico para transtorno obssessivo compulsivo. No entanto, realmente é um fato que chama a atenção, por isso, seria prudente te recomendar fazer algumas consultas com um psicólogo ou psicanalista de sua confiança para descobrir de onde vem essa tristeza nos momentos de ócio.
as situações se tornam transtorno a partir do momento que atrapalham sua vida ou a de quem convive com você. Se você se sente feliz e realizado com o que faz e não causa danos a outras pessoas, não há nenhum problema. Se algo te incomoda, busque ajuda psicológica.
É possível que, se você aprender a canalizar essa força criativa, isso não seja mais motivo de perturbação ou sofrimento. Sugiro Terapia EMDR. Um abraço!
Olá!! Passa a ser preocupante ou um problema toda situação que gere prejuízo para si ou aos outros. Você tem consciência do que te faz feliz, que caminho seguir, só precisa faze-lo. Mesmo que não trabalhe com isso, você pode fazer disso um hobby, uma prática presente na sua vida, o importante é equilibrar. A terapia pode ser uma ferramenta de apoio para você conseguir se organizar e lidar com as situações que tem gerado insatisfação.
Olá, a criatividade é uma força muito poderosa, se bem aproveitada é maravilhosa! A criação de histórias te ajuda a dar forma ao lado imaginal e simbólico do inconsciente, o que pode ser um grande alavancador do seu autoconhecimento, porém se perder nelas, ficando preso no mundo da fantasia sem colocar a sua percepção de si mesmo no mundo pode ser uma armadilha! Precisamos ter um equilíbrio entre a manifestação do mundo e o mergulho nessas imagens! Seria interessante um trabalho psicoterapeutico, inclusive suas próprias criações poderiam ser um mapa para sua psique se bem utilizados na terapia!
Bom Caminho para você!
Olá! É ótimo que você tenha clareza do que gosta de fazer e sinta vontade de criar, de desenvolver seu trabalho. A tristeza parece um pouco deslocada nesse contexto de tanto entusiasmo, já que você tem muita satisfação com o processo criativo. Para um diagnóstico de transtorno compulsivo, outros fatores teriam que estar presentes, além dos que você relatou.
Fique atento se vale a pena você embarcar na ideia da produtividade, tão comum nos dias atuais. Você disse: "como se não estivesse sendo produtivo o suficiente". Você é um artista, desfrute de seu poder criativo e compartilhe suas criações com o mundo. Não se preocupe com a produtividade. Se ficar um dia ou mais sem criar nada no "plano físico", certamente sua alma de artista está criando algo "no plano mental/emocional/intuitivo", para então concretizar no plano material. Não foque tanto no resultado (produtividade), foque mais no processo de criação, pois é aí que mora a criatividade.
Vale a pena você conversar com um profissional de psicologia para que possa te ajudar a identificar o que tem gerado sua preocupação e tristeza.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Só é possível através de uma boa avaliação psicológica. O contrário é especulação
Olá, seria importante fazer uma avaliação psicológica para entendermos melhor o que esta acontecendo, tudo que trás desconforto e sofrimento deve ser cuidado. Cuide-se. Abraço.
Olá! Poder criar artisticamente é uma excelente maneira de canalizar nossas energias, direcionar afetos e emoções.
Nos dias de hoje, é muito comum que as pessoas se sintam culpadas quando não estão produzindo muito, pois vivemos em uma sociedade que estimula a alta performance e o produtivismo exacerbado. É fundamental que a gente possa questionar esse modelo de sociedade que nos adoece, e que possamos nos permitir pausar. Há muitos teóricos que falam que a mente do artista precisa de pausas para poder criar. Trago essa reflexão para que você possa pensar se isso não se aplica a você.
Quanto a existência de algum transtorno, só é possível verificar se algum diagnóstico se aplica com acompanhamento psicológico ou médico. Essa é a maneira mais cuidadosa e ética.
Olá. O diagnóstico é feito por profissionais da área da saúde mental, mas se você percebe que há algo disfuncional no seu comportamento, penso que é importante investigar apropriadamente. Abraço.
Sugiro que vc procure um profissional para fazer uma avaliação e desta forma te ajudar da melhor forma.
Estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!