Sofro de toc sexual, tenho pensamentos perturbadores e horríveis, o pior é que tenho medo deles sere
3
respostas
Sofro de toc sexual, tenho pensamentos perturbadores e horríveis, o pior é que tenho medo deles serem reais, fico com medo de ter agido de acordo com esses pensamentos, isso tudo me enoja. Minha dúvida é se com o tratamento, esse medo e essas dúvidas vão sumir, se vou ter certeza que não fiz o que pensei, agradeço a todos que me ajudarem.
Sempre há casos resistentes a tratamento, em toda a medicina. Mas, de modo geral, com medicação adequada e, preferencialmente, associada a terapias de linha comportamental (geralmente, cognitivo-comportamental), o transtorno pode ser muito melhorado ou, mesmo, totalmente controlado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O que você descreve é um sintoma comum do TOC de conteúdo sexual: pensamentos intrusivos, muito angustiantes, que não têm relação com quem você é de verdade. Esse medo e essa dúvida fazem parte do transtorno, não significam que você tenha agido conforme os pensamentos.
Com tratamento adequado — psicoterapia e, em alguns casos, medicação — esses sintomas tendem a melhorar bastante e a sensação de dúvida perde força. Você não está sozinho e procurar ajuda especializada é o melhor passo.
Com tratamento adequado — psicoterapia e, em alguns casos, medicação — esses sintomas tendem a melhorar bastante e a sensação de dúvida perde força. Você não está sozinho e procurar ajuda especializada é o melhor passo.
De fato, os pensamentos intrusivos no TOC são extremamente angustiantes e trazem enorme sofrimento e prejuízo funcional. O objetivo ideal do tratamento é suprimir os sintomas e permitir a recuperação funcional. No TOC, esse objetivo é difícil, mas não impossível. Com certeza, o tratamento vai lhe ajudar. Principalmente porque não é provável que esses pensamentos cessem sozinhos, por mais que você se esforce para isso. Outro dado importante: quanto maior o tempo que se vive com esses sintomas, sem tratamento, mais fortes e resistentes eles vão ficando. Espero que tenha lhe ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a Educação Socioemocional pode auxiliar no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais são os indicadores de "Obsessões" e "Compulsões (Rituais)" no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Que características o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister busca em um contexto de avaliação do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como o paciente com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) geralmente monta as pirâmides do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- . Como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) aparece nos resultados do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Quais escolhas de cores no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister podem indicar traços do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- . Como o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister diferencia o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de outros transtornos ?
- O Canhotismo e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) estão relacionados?
- Canhotos e destros com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) apresentam sintomas diferentes?
- Por que existe essa relação entre canhotismo e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1292 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.