Sonhos são excessos de pensamentos? Ter sonhos que causam ansiedade no indivíduo. O que são?

14 respostas
Sonhos são excessos de pensamentos?

Ter sonhos que causam ansiedade no indivíduo. O que são?
Os sonhos não são necessariamente excessos de pensamentos; eles podem refletir uma variedade de processos mentais, incluindo a consolidação da memória, processamento de emoções e até mesmo a expressão de desejos ou preocupações. Sonhos que causam ansiedade podem ser o resultado de várias influências, como o estresse, preocupações do dia a dia, traumas passados e medos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Sonhos são conhecidos também por reminiscências diurnas, algo que traz, durante o período do sono, situações vivenciadas durante o dia, para serem melhor elaboradas, por exemplo. Algumas lembranças podem causar ansiedade ou até tristeza; entretanto lembrar-se dos sonhos pode contribuir muito para o processo terapêutico.
Sonhos, não é exatamente excesso de pensamentos, não necessariamente causam ansiedade. Sonhos são reminiscências (lembranças) do que viveu durante o decorrer do dia, de imagens, situações que vivenciou, também são uma maneira inconsciente que a nossa mente encontra para elaborar um trauma, um estresse. Se eles estão vindo carregados de sentimentos de ansiedade, pode ser um indicativo de que precisa elaborar alguma situação, as vezes um medo, uma perda, etc...Os sonhos também são uma forma de trabalhar os desejos inconscientes que podem ter sido reprimidos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Os sonhos, muitas vezes, são resumos ou pistas dos nossos desejos e acontecimentos. Na psicanálise, acredita-se que os sonhos podem exercer influência sobre nossos pensamentos ou atitudes. Os sonhos também podem ser trabalhados do ponto de vista terapêutico, já que a sua análise, em terapia, pode auxiliar o psicanalista durante o processo de tratamento.
Olá. Sonhos não são excesso de pensamentos, mas aquilo que está presente em nossos pensamentos também pode se manifestar em nossos sonhos por serem os nossos desafios, angustias, traumas etc. Entretanto, um não é a causa do outro. Ansiedade também não seria gerada por causa dos sonhos, mas é possível que sonhos recorrentes, que te pareçam perturbadpres, como pesadelos, por exemplo, te façam se sentir angustiado e você esteja associando isso a ansiedade.
Talvez valha esclarecer sobre o que está passando com uma ou profissional de psicologia pada explorar melhor as suas questões, mas espero ter auxiliado de alguma forma.
Os sonhos são composições de imagens mentais, emoções e interpretações que formam seus pensamentos, portanto refletindo seus medos, desejos, preocupações e assim por diante! Se seus sonhos tem lhe causado ansiedade, o processo de psicoterapia é uma importante ferramenta para te auxiliar a entender melhor aquilo que lhe causa desconforto seja em sonho ou na vida real, reduzindo assim a incidência dos sonhos desagradáveis! Fico à disposição.
Os sonhos são auto reguladores psíquicos, ou seja, graças aos sonhos mantemos nossa saúde mental. Se algum sonho parece ter temas recorrentes e desperta algum desconforto, é sinal de que nosso mundo interno está se manifestando para que possamos nos desenvolver como ser humano e adotar posturas mais saudáveis em relação à nossa vida.
Os sonhos são o resultado de
Processos psíquicos, fisiológicos e neuroquímicos que resultam em um conjunto de imagens e emoções que o cérebro vivencia durante o sono. Os onteúdos internos contidos no sonho são de origem psíquica e podem estar vinculados à ansiedade. Sonhos de ansiedade são comuns e refletem as dificuldades que enfrentamos no nosso cotidiano. Os podem ser abordados em psicoterapia para melhor entendimento do mundo símbolico do paciente, o que pode aliviar a ansiedade. Procure um Psicólogo que aplique técnicas de interpretação dos sonhos, de alterações cognitivas, técnicas de relaxamento e trabalho com a respiração. Algumas vezes, transtorno de ansiedade do sono, é um problema de origem psíquica que surge quando os pesadelos tornam-se tão rotineiros, que influenciam negativamente a qualidade de vida do paciente. Nesse caso, também é importante avaliar causas clínicas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá. Para psicanálise os sonhos são uma mistura de coisas que aconteceram no dia anterior com questões inconscientes, essas questões inconscientes não deveriam vir à tona por isso nosso consciente faz o trabalho de tornar esses conteúdos muitas das vezes "confuso" para que seja suportável para o sonhador. Diante disso podemos dizer que os sonhos podem ser material de análise e um caminho para o trabalho analítico, ainda mais se está te causando ansiedade! Caso queira um espaço de escuta e acolhimento, possibilitando assim a interpretação desses conteúdos manifestos (que você lembra e consegue narrar) para que possamos chegar ao conteúdos latentes (ao seu significado inconsciente) podemos marcar uma entrevista!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá!
De modo geral, os sonhos são uma representação de coisas que se sentem, que ainda não se entendem plenamente, e que precisam ser pensadas com ajuda da conversa. Falar sobre os sonhos é importante, tanto como daquelas coisas que se sentem, e que você chama de ansiedade.
Convido você a falar, e fico por aqui, caso você queira começar.
Boa sorte!
olá! Os sonhos são mais q excessos de pensamentos. Seria importante entender o q vc está chamando de excesso de pensamentos. Já a ansiedade é um afeto/sentimento e pode indicar a proximidade com questões importantes para o sonhador. Podemos comeaçar dizendo que os sonhos são um tipo de linguagem e q seu conteúdo e estrutura (o excesso, no seu caso, pode entrar aí) quando colocados em análise podem revelar coisas importantes/"verdades". Se desejar seguir por esse caminho, pode me chamar que continuamos esse papo.
Olá, sonhos são as manifestações do inconsciente. Em outras palavras, são a representação de desejos, vontades e sensações que não parecer ser claras e lógicas. Todo o sonho precisa ser interpretado e essa é uma técnica da psicanálise. Falar sobre esses sonhos pode abrir caminhos para diversos processos.
À disposição.
O sonho é uma formação do inconsciente, que assim como os sintomas, atos falhos e chistes, pode revelar desejo (algo diferente de vontade). Digo podem, pois os sonhos de angústia são de outra ordem. Ora, por quê o sonho, mais do que as outras formações inconscientes citadas acima, são mais diretos nessa revelação de desejo? Pois eles funcionam como a exibição de um filme, portanto, só não vê (entende) quem não quer, certo? Errado. É claro que os sonhos não são tão óbvios, assim. Muitas vezes, eles se apresentam confusos, aparentemente sem sentido, com "mensagens" cifradas, tudo isso para proteger o eu (ego) de uma revelação mais direta do desejo inconsciente. Um sonho pode levar à ansiedade ou até mesmo a angústia, dependendo do conteúdo? Sim. E é sabido, com a psicanálise, que a angústia é o único afeto que não engana. Mas, às vezes, "esgana", ou seja, dá aquele aperto no peito e na garganta, quase uma sensação de morte. Mais forte que a ansiedade, em si. Se você está em sofrimento e não sabe sequer nomear o seu sofrimento, talvez possa buscar um psicanalista, para trabalhar essas questões e te ajudar a conquistar mais qualidade de vida. Desejo saúde e sorte!

O REM é o último estágio do ciclo do sono sendo nele que os sonhos acontecem. A má qualidade de sono piora os transtornos de ansiedade, assim como a ansiedade piora a qualidade do sono. O sono é essencial para a saúde, sendo a fase REM importaníssima no processamento das memórias, aprendizado, conhecimentos e sistema imune. A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar através da higiene do sono( conjunto de práticas a serem seguidas ao dormir visando facilitar a chegada do sono), assim como na ansiedade onde serão trabalhados pensamentos disfuncionais que eliciam emoções e comportamentos desadaptativos, uma das técnicas utilizadas é a respiração diafragmática. Espero ter ajudado, estou a disposição!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!