Sou portador de ansiedade crônica há 11 anos. Tenho aproximadamente uma ou duas exarcebações por ano
4
respostas
Sou portador de ansiedade crônica há 11 anos. Tenho aproximadamente uma ou duas exarcebações por ano e nunca precisei fazer uso de benzodiazepínico. Uso escitalopram em gotas. E em geral todas as minhas pioras são pelos mesmos motivos: muita leitura em tela, muito café e ma alimentação. Mas em geral aumento a dose do escitalopram em em três semanas já noto melhora. Desta fez, algo diferente aconteceu. Estava em uso de 5 gotas de escitalopram seg, qua e sex ao vir a exacerbação. Aumentei a dose para 12 gotas e então resolvi fazer uma dieta radical, chegando a perder 10 quilos em um mês, nisso os sintomas ansiosos não melhoraram como de costume. Já estou no 35 °dia de escitalopram e continuo com sintomas, embora alguns dias sejam menores. Essa dieta radical pode ter relação com a demora da melhora?
Primeiramente, você está se tratando de forma errada. Em psiquiatria, como nas outras especialidades médicas, existem diagnósticos específicos e o que se deve tratar são os diagnósticos e não os sintomas - ou seja, a gente não trata "ansiedade" (que pode ser até algo que nem necessite de tratamento), mas sim transtornos ansiosos específicos, tais como "transtorno de ansiedade generalizada", "fobias" (diversas) etc. Desta forma, o escitalopram possui usos comprovados específicos (por exemplo, no transtorno de ansiedade generalizada) e, quando se fazem estes tratamentos, há doses mínimas e máximas aprovadas, que devem ser tomadas de modo relativamente fixo, por longos períodos (de alguns anos ou mesmo de forma permanente). A consequência disto é que, se não for feito desta forma, os sintomas podem retornar, INDEPENDENTE, INCLUSIVE, DE DESENCADEANTES. Assim, pode ser que seja este o seu caso. E, nesses casos, pode ocorrer que uma dose previamente eficaz de alguma medicação, após várias interrupções e mudanças de doses, pare de agir e deve ser aumentada ou pode mesmo haver necessidade de troca de medicação. Mas, tirando estes importantes aspectos, a dieta "radical" e seus hábitos de vida errados podem, certamente, contribuir para a recidiva do seu quadro ansioso. Deve fazer corretamente seu tratamento psiquiátrico e, eventualmente, também fazer psicoterapia, associada, para obter um controle prolongado ou definitivo de seu quadro.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, você está fazendo um uso um pouco errado das doses de escitalopram, o ideal é que o aumento seja feito de maneira sustentada e diária. E sim, a dieta extremmanete restrititva pode ter impacto direto na resposta da medicação. O escitalopram não cria a serotonina, ele na verdade aumenta a liberação da serotonina que já foi produzida por você, e essa serotonina, em partes, vem da alimentação. Minha sugestão é que você procure atendimento médico para ser melhor orientado sobre seu caso.
Boa tarde,
Pode ter relação sim.
Uma perda rápida de peso e mudança brusca na alimentação podem desregular energia, sono e até neurotransmissores, o que pode manter a ansiedade mais ativa e atrapalhar a resposta ao escitalopram.
Além disso, uso irregular da medicação (dias alternados) pode dificultar estabilização.
Com 35 dias já era esperado mais melhora, então esse conjunto pode estar interferindo.
Pode ter relação sim.
Uma perda rápida de peso e mudança brusca na alimentação podem desregular energia, sono e até neurotransmissores, o que pode manter a ansiedade mais ativa e atrapalhar a resposta ao escitalopram.
Além disso, uso irregular da medicação (dias alternados) pode dificultar estabilização.
Com 35 dias já era esperado mais melhora, então esse conjunto pode estar interferindo.
Saudações! Sim, essa dieta radical tem relação direta com a demora na sua melhora e pode até ter piorado o quadro ansioso. Ao perder 10 quilos em apenas um mês, você submeteu seu corpo a um estresse metabólico extremo, o que eleva os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) e desregula a produção de serotonina, que depende de nutrientes específicos e de uma microbiota intestinal saudável para ser sintetizada — lembrando que 90% da serotonina é produzida no intestino. Além disso, uma restrição calórica tão severa pode causar hipoglicemia e deficiências de vitaminas do complexo B e magnésio, que geram sintomas físicos idênticos aos da ansiedade, como tremores, palpitações e irritabilidade, "anulando" parte do efeito terapêutico das 12 gotas de escitalopram. Seu organismo está em estado de alerta devido à privação nutricional, o que explica por que, desta vez, o medicamento está levando mais tempo para estabilizar seu sistema nervoso. Espero ter contribuído.
Perguntas relacionadas
- Olá. Quem é diagnosticado com espectro do autismo que tratamento e medicação pode fazer? E acupunctura pode ajudar nos sintomas?
- Olá, tenho 22 anos e estou com uma pedra no rim esquerdo de 4 cm, preciso fazer cirurgia ou consigo expelir?
- Olá. Eu notei queda de cabelo intensa há um mês, realizei consulta com dermatologista dia 24/04/26 e chegamos ao consenso de um eflúvio telógeno causado por trauma/estresse. Me receitou Pantogar e Therapsor. Porém, esqueci de avisar que tive alteração hormonal recente, com a inserção do implanon NXT…
- Estou tomando escitalopram algum tempo não estou comendo carboidrato nem jantando eu tô não como nada a noite tô comendo muito pouco e meu peso só aumenta tomando ele ,ele tá me engordando sozinho. É efeito do remédio? Devo ir a um especialista?
- Tenho hiperplasia prostática benigna, tomo tanzulosina , faço primeiro o procedimento de raspagem para não tomar mais o tanzulosina e só depois a catarata ??
- Tomei escitralopram 5 gotas do 20mg/ml durante 6 meses agora a médica pediu para trocar pelo comprimido de 10 mg,porque estou tendo tensao muscular nos ombros e pescoço seguida de enxaqueca causada por estresse.No início dessa troca posso ter efeito colateral? Obrigada
- Bom dia validei no posto o pedido de exame de sangue no fim de janeiro porem nao consegui fazer por causa de uma cirurgia se eu for fazer o exame agora em maio com essa guia eu consigo fazer ?
- Bom dia doutor, meu filho foi diagnosticado encefalomalacia aos 2anos depois de algum tempo começou a convulsionar o que devo fazer?
- Tenho herpes genital há uns 6 anos, estou grávida de 36s tive algumas crises durante a gravidez fiz o uso do Aciclovir 400mg. Quero muito parto normal mas estou com medo de passar para meu bebê, estou fazendo profilaxia com 400mg do Aciclovir 8/8hrs e evitando traumas na região. É seguro um parto normal…
- Tou eufurix pq tem duas verrugas encima do pênis agora no começo não táva ardendo agora depôs dos 5 dias tô sentindo ardor é normal?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.