Sou uma pessoa muito ansiosa e já comecei a fazer terapia com um psicólogo. Porém, ainda sofro muito
10
respostas
Sou uma pessoa muito ansiosa e já comecei a fazer terapia com um psicólogo. Porém, ainda sofro muito em relação ao sono. Quando não estou com insônia, durmo demais e ainda assim me sinto fadigada durante o dia. Devo aliar a ida a um psiquiatra junto a terapia com o psicólogo? Ou um anularia o outro?
Um não anula o outro , pelo contrário , complementa o tratamento. A linha Cognitiva Comportamental é muito indicada em casos similares. Boa sorte.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Procure um(a) psiquiatra que saiba trabalhar em conjunto com o psicólogo, um pode ajudar o outro e assim seu tratamento pode progredir mais e melhor. O uso de medicação ajuda bastante na questão da síndrome do pânico. Abraço e boa semana.
Sao dois profissionais que trabalham em frentes diferentes. Um não anula o outro, em muitas questões, são profissionais que trabalham em conjunto.
Nao ficou claro na questão a quanto tempo você esta em terapia, acho valido, caso seu incomodo esteja muito grande que você possa consultar um psiquiatra, e por outro lado, investigar as causas de sua ansiedade na psicoterapia, pois apenas a medicação não vai lhe tirar os incômodos psíquicos causadores da ansiedade. Espero ter ajudado.
Nao ficou claro na questão a quanto tempo você esta em terapia, acho valido, caso seu incomodo esteja muito grande que você possa consultar um psiquiatra, e por outro lado, investigar as causas de sua ansiedade na psicoterapia, pois apenas a medicação não vai lhe tirar os incômodos psíquicos causadores da ansiedade. Espero ter ajudado.
O psicólogo complementa o psiquiatra da abordagem do transtorno humor. Há excelentes medicações no manuseio da insônia não orgânica é bom resultados muito satisfatórios. Sono restaurador no transtorno ansioso é fundamental.
Veja se seu psicólogo pode trabalhar com você exercícios de relaxamento e respiração, que provavelmente te ajudarão no sono.
Psiquiatra e psicólogo são profissionais que se complementam, então não tenha medo em se consultar com os dois ao mesmo tempo. O ideal é que eles tenham um canal aberto de comunicação, para poderem discutir o seu caso e te ajudar ainda mais.
Psiquiatra e psicólogo são profissionais que se complementam, então não tenha medo em se consultar com os dois ao mesmo tempo. O ideal é que eles tenham um canal aberto de comunicação, para poderem discutir o seu caso e te ajudar ainda mais.
Conforme já descrevi o que ansiedade, e a necessidade de compreender o que a mantém e ou dispara, da necessidade disso tudo na mudança do diálogo interno, em outras respostas anteriores registradas. Então, Dependendo do caso e do sofrimento , são as terapias tanto psiquiátrica como psicológicas são complementares.
Maria Perpetuo
Maria Perpetuo
Que bom você estar frequentando terapia! As abordagens psicoterápicas (com destaque para as terapias cognitivo-comportamentais) apresentam grande potencial de benefício no tratamento de diversas condições de ansiedade, assim como de insônia. Já que, ainda assim, você sofre muito em relação ao sono, acredito ser bastante oportuna uma avaliação psiquiátrica adequada. Nela, será possível investigar a presença de problemas médicos que estejam perpetuando seus sintomas (incluindo, possivelmente, a realização de alguns exames complementares), bem como de avaliar de modo abrangente a existência de alguma outra condição psíquica adversa (um transtorno de ansiedade específico, transtorno de humor, caraterizar a insônia como primária ou secundária). O tratamento combinado (psiquiatra e psicólogo), geralmente, é uma opção muito benéfica no manejo da insônia e de quadros ansiosos.
Esses profissionais não se anulam, mas se complementam. Se a psicoterapia sozinha não está sendo suficiente, procure um psiquiatra. É provável que a medicação ajude inclusive aumentar seu rendimento na psicoterapia.
Converse sobre sua dúvida com o psicólogo que está te atendendo para que ele possa até desenvolver um trabalho em conjunto com um psiquiatra.
Olá, procure um profissional Psicólogo, que trabalhe com técnicas de respiração diafragmática e controle de ansiedade. Com certeza irá melhorar seus sintomas e até mesmo a cura.
Abs
Abs
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde. Tive sintomas de depressão e subida de pressão alta na testa depois disso não peguei mas no sono. Fui no neuro fiz eletro e ressonância e não deu nada de anormal. O neuro recomendou psiquiatra e o mesmo passou desvalexina e quetiopin e informou que estou com TAG.Resumo tenho 5 dias de tratamento…
- Estou tomando Deller há pouco mais de 2 meses, sendo que há 40 dias a dose foi aumentada para 100mg. A ansiedade melhorou bastante mas tenho insônia e não consigo dormir sem tomar alprazolam, 0,25mg. Tentei tomar loredon para dormir mas não resolveu. É possível que a insônia se resolva apenas com o antidepressivo?…
- Há mais de 5 anos,fazia uso do alprazolam 2mg. Estou iniciando um acompanhamento com um novo neurologista, e ele tirou o alprazolam de uma vez,substituindo pelo quetiapina 25mg. Estou me sentindo muito mal. Passo o dia todo com a visão turva,boca dormente,dor de cabeça e tremendo.
- Ola, tenho uma dúvida antes o meu médico receitava 2 clonazepan a noite para dormir e agora que tive um quadro de depressão maior e passei com outro profissional, informei que estava tendo insônia e não conseguia dormir porque já tomo a muito anos esse remédio e ele me receitou tomar 1 comprimido de…
- É nomarl minha avó de 68 anos e com demência, tomar alprazolam e quetiapina não dormir e nem se aquietar?
- Olá, a pouco tempo me consultei com um psiquiatra (não consigo retornar a consulta, pois o mesmo só tem agenda pra 02/2026) e me foi receitado Fluoxetina 20mg pra tomar pela manhã (06:30h), minhas queixas eram ansiedade, pensamentos ruins e o que mais me incomodou foi a compulsão alimentar, que me fez…
- Bebo álcool há 10 anos todas as noites para dormir. Há uns 10 dias estou dormindo apenas 3 horas por noite, pois acordo no meio da madrugada perco o sono e não durmo mais. No outro dia apelo para o Clonazepam e fico alternando um dia álcool e no outro dia remédio. Isso pode fazer mal a longo prazo?
- O cabeceio no futvôlei pode causar lesões no cérebro?
- Olá, estou tomando ARPADOL 400mg, 2 vezes ao dia. Gostaria de saber se posso tomar cerveja no final de semana? Obrigada!!
- Estou tomando revoc 50 mg justamente porque tenho insônia a mais de 1 mês, quanto tempo leva pra fazer efeito?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 241 perguntas sobre Insônia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.