Tem como ser obeso e saudável ao mesmo tempo?

27 respostas
Tem como ser obeso e saudável ao mesmo tempo?
A saúde não é sinônimo apenas de ausência de doenças físicas e ou psíquicas, mas qualidade de vida e bem estar geral e que o indivíduo esteja em harmonia em todos os aspectos do seu ser e viver. A obesidade pode parecer a princípio apenas um quadro que envolva a estética, a aparência e não apresentar um quadro clínico constatado em exames não trazendo prejuízos a saúde de início, mas na verdade é bem mais complexo se olhado com mais atenção. Envolve aspectos emocionais importantes como ansiedade, compulsão, baixa estima e culpa, sendo o alimento uma válvula de escape para emoções reprimidas. A longo prazo com absoluta certeza traz prejuízos ao corpo com o aparecimento de diversas doenças relacionadas ao sobrepeso. Portanto, não há como ser obeso e saudável ao mesmo tempo. Espero ter ajudado.

O quadro de obesidade, quando assim diagnosticado, implica em processos de inflamação, que pode acontecer de várias maneiras, ainda que os exames laboratoriais indiquem normalidade. Quando esses exames são analisados, cruzando diversas informações pode-se, inclusive, verificar a tendência a desenvolver algumas doenças, principalmente as metabólicas, como diabetes, entre outras. Então, a redução de gordura corporal para valores dentro da faixa recomendada para cada indivíduo, trará benefícios para a saúde.
Boa!
um obeso, é como uma bomba relógio: em um momento, pode parecer que está tudo bem, sem apresentar alterações em exames laboratoriais ou apresentar uma doença já instalada... Mas pela obesidade ser uma doença multifatorial e inflamatória, tende a desencadear um ou mais problemas de saúde.
Ser obeso não significa não estar saudável. Tudo depende da constituição física e dos hábitos, tanto alimentares quanto de movimentação física.
É claro que deve sempre estar de olho nas taxas hormonais, pressão, estar em dia com as condições físicas. Por isso é importante os exames médicos e cuidados nutricionais.
Comemos para viver e não vice-versa (Não vivemos para comer!). Então veja se a procura de alimentos não está em função de ansiedades porque daí sim, começa o transtorno. É importante também ficar de fora dos ditames sociais que valoriza uma medida e condena ou julga as demais como inadequadas.
Bom dia..... A obesidade é um dos fatores de aparecimento de determinadas doenças... Tais como hipertensão.. Diabetes... A vcs... Infartos.....Degeneracoes articulares.. Lombalgia... Então ser obeso é um risco para a saúde e portantos temos q combate lá cotidianamente.... Assim a pessoa pode ser obesa e saudável... Mas quem dirá o amanhã.... Portanto é melhor prevenir do que remediar.
Boa tarde!
Não há como ser obeso e ser saudável. Mesmo apresentando os marcadores metabólicos e bioquímicos normais não podemos dizer que obeso é saudável. A obesidade é considerada doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ademais saúde é o bem estar físico, psíquico e social.
Obviamente baseando-se pelo IMC (índice de massa corporal), a obesidade pode ser grave.
Lembramos que o obeso vive menos, então não é saudável.
Espero ter contribuído!
Prezado paciente:

Realmente, dependendo do grau da obesidade, a mesma deve ser tratada com dieta e atividades físicas.

Dispomos, como medidas auxiliares, de técnicas como Terapia Cognitivo Comportal, Mindfullness, etc., direcionado para o obejetivo do indivíduo.

Sim, vemos alguns indivíduos que, embora com sobrepeso (ou mesmo obeso) encontram-se saudáveis, com os exames globais inalterados.

Entretando, a longo prazo, a obesidade pode trazer consequências indesejáveis como reduzida qualidade de vida e limitações gerais que podem diminuir a expectativa de vida do indivíduo.

Atenciosamente,

Dra. Andrea.
Existem obesos que são saudáveis e magros que não são. Isso é muito relativo.Isso não pode ser generalizado porque a maioria sabota os problemas de saúde para não sair da acomodação e fala eu estou ótima(o) e se for analisar tem sempre um probleminha que deixa de lado, mas existe. E o outro lado é que talvez enquanto está jovem pode não ter nada realmente, mas com os anos, não tem como correr, surgem as doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alto e triglicerídeos, etc. Mas em outra resposta eu sugeri para aqueles que não querem continuar obesos, que façam um programa que chama impakt60, eu sou uma dos muitos heath coach,que pode te ajudar, basta entrar em contato comigo de onde estiver eu te oriento.
Olá!
A medicina tradicional classifica e reclassifica doenças, dividindo a obesidade em sobrepeso, obeso e obeso mórbido em acordo com o IMC. Hoje ela chama a "obesidade" de "síndrome metabólica", incluindo nesta as consequências que a obesidade acarreta.
Já a Homeopatia não foca em doenças e sim no indivíduo, considerando todos os seus aspectos ao tratá-lo, não só o orgânico. Um indivíduo com biótipo carbônico, que corresponderia ao brevilíneo, possivelmente tem tendência para obesidade. No caso de excesso o seu organismo irá se autorregular com adaptações que poderão causar problemas de saúde como diabete, etc, mas se ele mantém seu peso em um limite compatível com o equilíbrio (pressão normal, exames normais, etc), mesmo tendo tendência para obesidade e com padrão orgânico correspondente ao chamado "gordinho", ele poderá sim ser saudável, fato que deverá ser avaliado pelo médico que o trata. Ressalto que magreza não significa necessariamente saúde.
Boa noite, a obesidade diagnosticada (para que se faça esse diagnostico é necessário a consulta medica e não somente cálculos) é uma doença que implica em uma serie de consequências. No caso da obesidade existem vários graus e varias complicações. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Um abraço.
Boa tarde.
Ainda que seus exames estejam normais, não é possível considerá-lo saudável; uma vez que a obesidade acarreta problemas posturais e de sobrecarga das estruturas ósseas também e que por exemplo, não são avaliados por exames de sangue. De qualquer forma, um indivíduo com excesso de peso, que se exercita e come bem, de certa forma pode ser mais saudável (por possuir hábitos saudáveis) do que um indivíduo magro, sedentário e que come mal. Entretanto, como a obesidade é uma doença e uma doença inflamatória, quando não há modificação no estilo de vida, torna-se questão de tempo para que estes exames passem a ficar alterados. O conceito de "saudável", sem dúvidas vai além de resultados laboratoriais. Além disto, apesar de existirem alguns exames que predizem mais precocemente os riscos das complicações da obesidade, muitas vezes não é possível solicitá-los por serem exames caros e inviabilizados pelos planos de saúde.
Olá! Levando-se em conta que saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social e não somente ausência de doença, a meu ver não ha como dizer que é possível ser obeso e estar saudável, ou magro e saudável, passando por uma questão de hábitos e estilo de vida. Abraço.
Olá! Sua pergunta é muito interessante e, eu começo dizendo que, nem todo magro é saudável! Já atendi muitos pacientes com o físico dito ideal mas com muitos problemas por dentro.
Gostaria de afirmar, porém, que na maioria absoluta dos casos a obesidade está associada a falta de saúde. Por isso que, sempre explico aos meus pacientes que vamos em busca de melhorar a saúde e , como uma das consequências, ocorrerá a perda de peso.

Um abraço!
Há que se fazer diferença entre obesidade e sobrepeso. Obesidade sempre se acompanha de comorbidades tipo hipertensão arterial, hipercoleslerolemia ou trigliceridemia diabetes franco ou resistência insulínica, etc... resultando no que hoje se chama de síndrome plurimetabólica. Já o sobrepeso não necessariamente! Ainda mais se seus exames clínicos e laboratoriais se encontram normais e se você se sente feliz com sua imagem corporal e emocional! Assim como existem magros doentes (hipertireoidismo por exemplo) também existem pessoas que apesar do sobrepeso são ativas e saudáveis. Saúde nada tem a ver com padrão estético!
As terapias complementares previnem patologias. Busque alternativas de prevenção para ter qualidade de vida e bem estar.
Mantendo a visão holística que tenho em relação a saúde, precisamos entender o que é saúde para você.

Vejo que nós temos pelo menos cinco tipos de saúde: física, social, espiritual, financeira e emocional. E que elas estão sempre interligadas, de modo que uma afeta a outra sistematicamente.

Pode ser que o seu corpo funcione bem, mas como anda a sua qualidade de vida? Como anda sua autoestima? O quanto você gasta para manter o seu padrão de vida?

Enfim. É possível ser obeso e ser saudável? Não sei. Preocupo-me, sinceramente, com as causas que levam à obesidade. Considerando a obesidade como um sintoma, uma consequência de algo, minha percepção se volta para a causa. Por que obeso? Qual ou quais das saúdes supramencionadas pode estar afetando a situação presente, o estado atual?

Sentir-se bem enquanto obeso é uma possibilidade que existe sim! Mas não permita que um possível conformismo ou comodidade se confunda com o bem estar.

Fique bem!
Olá, a obesidade não é uma sentença. Tem como se deixar de ser obeso e ser saudável.
Gostaria de te ajudar neste quesito com uma pergunta:
A sua obesidade tem acompanhamento médico, nutricional e físico? Se sim, você já está no caminho certo para encontrar seu peso saudável ideal.
Se não, talvez você precise entender os malefícios que a curto, médio e longo prazo poderão afetar sua saúde e sua condição física saudável.
Creio que para qualquer uma das situações acima, um apoio terapêutico para trabalhar melhor as emoções e sentimentos envolvidos nessa obesidade, ajuda muito no entendimento de como é estar saudavelmente feliz.
Bom dia. Ser obeso ou ser “magro” isoladamente, sem mais dados, não é sinônimo de ter saúde. Sabemos que a obesidade possui várias implicações na nossa saúde, como por exemplo o aumento da pressão arterial, maior chance de desenvolver diabetes e riscos cardíacos. Logo, respondendo a sua pergunta, após um check up com um profissional médico, você saberá dos riscos ou não riscos do seu estado de obesidade. Grande abraço
Olá, tudo bem ? Respondendo sua pergunta, tem como se manter saudável com obesidade, porém é muito raro conseguir manter uma saúde equilibrada ao longo prazo. A redução de peso é item fundamental para a manutenção da saude ao longo do tempo. Busque causas e trate prevenindo danos futuros maiores. Um abraço
Não dá pra ser obeso saudável.
Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
A obesidade é uma doença crônica inflamatória de baixo grau, sendo um fator de risco para diabetes, hipertensão e câncer.
Não estamos falando de modelo de beleza, mas um indivíduo obeso deve procurar um nutricionista para mudar seus hábitos alimentares e oferecer nutrientes para o seu organismo.
Precisamos refletir sobre como você vê a obesidade. Ela prejudica sua saúde? Se sim, é hora de mudar seus hábitos e encontrar estratégias para o seu corpo, alma e mente. Mas é claro, com moderação e uma equipe multidisciplinar. Espero ter ajudado. Abraços
A obesidade é prejudicial para saúde em geral, articulações, funções hepáticas, funções renais, funções cardíacas, essas e outras funções orgânicas são alvos típicos dos males da obesidade, principalmente com o passar da idade. Contudo combater a obesidade requer uma ação multidisciplinar de profissionais, das áreas de nutrição e saúde emocional, que possam acompanhar suas ações de reeducação nutricional e principalmente agir juntos as suas reações inconscientes que, certamente sabotaram em varias oportunidades suas eventuais frustrantes tentativas de redução prolongada de peso. O combate a obesidade requer um longo, atento e contínuo trabalho terapêutico, realizado por um olhar paciente e experiente. Conte comigo.
É possível ser obeso e saudável ao mesmo tempo, desde que você esteja comprometido em mudar alguns hábitos de vida e adotar uma rotina de exercícios físicos e que a obesidade não esteja afetando outras áreas da sua saúde.

Para começar, é importante entender que existem dois tipos de obesidade: a primária e a secundária. A primária é aquela em que a pessoa nasce obesa, já a secundária é aquela em que a obesidade surge como consequência de outra doença, como por exemplo, a diabetes. Independentemente do tipo de obesidade que a pessoa possui, é importante que ela esteja comprometida em mudar seus hábitos de vida e adotar uma rotina de exercícios físicos. Para perder peso, a pessoa precisa que queimar mais calorias do que consome. E para isso, é importante que a pessoa tenha uma alimentação saudável, que inclua alimentos ricos em nutrientes e pobres em calorias. Além disso, é importante que a pessoa pratique exercícios físicos regularmente. Os exercícios físicos ajudam a queimar calorias, a melhorar a condição física e a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes.

Quando a pessoa está comprometida em mudar seus hábitos de vida e adotar uma rotina de exercícios físicos, é possível perder peso e ser saudável ao mesmo tempo. A hipnose pode ser usada para mudar hábitos de vida e aumentar a motivação para adotar exercícios físicos. O estado de transe hipnótico acessa as camadas mais profundas da mente e permite uma reprogramação mental. Com isso, é possível substituir velhos padrões por novos hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente. A hipnose é um excelente aliado na busca por um estilo de vida mais saudável!

Pesquisas mostraram que a hipnose clínica é eficaz na redução do peso corporal. Os pacientes que recebem tratamento com hipnose clínica perdem peso, em média, de 1 a 2 kg por mês. Além disso, a hipnose é eficaz na redução da gordura corporal e na melhoria da saúde física e mental do paciente.

Os pacientes que recebem tratamento com hipnose clínica também têm menor probabilidade de recuperar o peso perdido. Além disso, a hipnose é eficaz na prevenção da obesidade. Os pacientes que recebem tratamento com hipnose clínica têm menor probabilidade de se tornar obesos no futuro.

A hipnose é um tratamento natural e seguro para a obesidade. Os pacientes que recebem tratamento com hipnose clínica não têm efeitos colaterais.
Obesidade já indica que o seu corpo não está saudável e está inflamado (ao contrário da realidade que contam). A forma como você se alimenta diz muito sobre sua personalidade e suas emoções. Uma pessoa com emoções equilibradas não sente compulsão, por exemplo. Obesidade indica baixa-autoestima, uma autoimagem distorcida. Através do autoconhcecimento você aprende a conhecer suas verdadeiras potencialidades, sua verdadeira essência mudando crenças limitantes, trazendo equilíbrio emocional. Esse equilíbrio emocional começa a refletir no seu corpo físico automaticamente.
Embora a obesidade seja um fator de risco para problemas de saúde, é possível ser obeso e ainda manter um estilo de vida saudável se tiver como objetivo a perda do peso. A ênfase deve estar na promoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, atividade física regular e gerenciamento do estresse, independentemente do peso. Consultar um médico ou nutricionista é importante para avaliar a saúde em geral. A saúde é multifatorial, e a perda de peso pode não ser o único indicador de saúde. Foco na promoção da saúde e no bem-estar é essencial.