Temos um filho de três anos e meio que tem rangido os dentes há algum tempo, mas, nas últimas semanas

7 respostas
Temos um filho de três anos e meio que tem rangido os dentes há algum tempo, mas, nas últimas semanas parece estar mais forte e mais intenso, o rangido dos dentes dele chega nos acordar durante a noite, estamos preocupados, devemos procurar um dentista? ou que outro profissional poderia nos ajudar?
Cada vez mais comum esse relato!
O bruxismo tem causa multifatorial. Na infância pode estar relacionado com excesso de atividades. Hiperativismo e estresse.
Nós dentistas, intervimos quando esse bruxismo ocasiona lesões e desgastes dentários excessivos.
Existem paliativos de intervenção nessa fase, para sabermos de para seu filho é indicado, apenas uma consulta inicial, para avaliarmos!
Recentemente saiu um estudo relacionando o bruxismo infantil com dificuldade respiratória. Verifique a respiração de seu filho. Recomendo, caso ele ronque, tenha sono agitado, céu da boca fundo e respiração oral, procurar a especialidade médica de otorrinolaringologia. E ele ira diagnosticar e tratar essa parte respiratória. Se necessário, encaminhando para outras especialidades como Alergologia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No caso de crianças, nós dentistas não fazemos nenhum tipo de intervenção. Aconselhamos diminuir as atividades fisicas e programas de tv agitados no horario que antecede o sono.
Não existe um consenso sobre as causas do bruxismo, mas sabe-se que existe um componente muito forte ligado ao estresse que esse indivíduo sofre. Situações estressoras, podem desencadear o processo de bruxismo. O ideal, além de buscar o dentista para evitar o desgaste da dentição, é buscar também um profissional da Psicologia de modo a analisar o dia-a-dia dessa criança para identificar quais as dificuldades que podem estar lhe causando tanta tensão.
O bruxismo causa sempre controvérsias quanto às causas, assim como indicação de tratamento.
Em minha experiência, muitos pacientes que apresentam o bruxismo, apresentam tb o que chamamos de dupla oclusão, (oclusão cêntrica diferente da oclusão funcional), e o ranger dos dentes seria uma tentativa do sistema eliminar essa interferência.
Pacientes respiradores bucais tb apresentam o bruxismo. Nesse caso, pela presença do catarro, o ouvido fica "entupido", o bruxismo seria uma maneira de "desentupir" o ouvido.
Estresse ou questões não verbalzadas tb podem ser "comunicadas" através do bruxismo.
Cito tb a presença de vermes. Atualmente as crianças dificilmente tomam vermifugos. A literatura da etiologia do bruxismo cita e eu tive um caso em consultório.
Considero que o primeiro profissional a ser consultado para casos de bruxismo deva ser o dentista.
Eliminando a causa o bruxismo cessa.
A placa não elimina o bruxismo, mas dependendo do desgaste pode ser indicada para evitar dor.
Deve buscar um otorrinolaringologista para avaliar problemas fisiológicos, e se não for o caso, um psicólogo. Geralmente quando uma criança vai ao dentista, devido ao bruxismo, esse a encaminha para um psicólogo (pelo menos na minha experiência é o que tem ocorrido). Fatores estressantes podem sim culminar em bruxismo. Talvez a criança possa estar passando por uma dificuldade que não é percebida pelos pais, então ela (como os adultos) desenvolve algum tipo de sintoma, e o bruxismo pode ser um.
Bruxismo,em qualquer idade, geralmente está ligado ao estresse ;a psicoterapia é fundamental e, com a colaboração de um dentista para averiguar o desgaste dos dentinhos e ,se necessário, a confecção de placa protetora para os dentes,o resultado será positivo. Boa sorte.
O bruxismo, seja em crianças ou em adultos, possivelmente é um sintoma de estresse. Muitas vezes, um estresse inconsciente, ou seja, aconteceu algo insuportável para a criança, o psiquismo dela automaticamente apagou da consciência e isso foi transformado em sintoma, no caso, o bruxismo. Talvez a criança perceba sua dificuldade, mas opte em não falar sobre ela - taovez para não preocupar os pais - e adquire um sintoma. Talvez os pais não estejam percebendo, concordando com a psicóloga Tânia, o estresse da criança, oriundo de alguma dificuldade, na escola ou em casa, na família.

Especialistas

Greice Gomes de Souza Quaresma

Greice Gomes de Souza Quaresma

Dentista

Embu-Guaçu

Erika Ferreira Cassini Amaral

Erika Ferreira Cassini Amaral

Dentista

Cabo Frio

Belisa Tellerman

Belisa Tellerman

Dentista

Rio de Janeiro

Guilherme Klein Parise

Guilherme Klein Parise

Cirurgião buco-maxilo-facial, Radiologista

Curitiba

Leandro Contarini

Leandro Contarini

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Bruxismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.