Temos um filho de três anos e meio que tem rangido os dentes há algum tempo, mas, nas últimas semanas

7 respostas
Temos um filho de três anos e meio que tem rangido os dentes há algum tempo, mas, nas últimas semanas parece estar mais forte e mais intenso, o rangido dos dentes dele chega nos acordar durante a noite, estamos preocupados, devemos procurar um dentista? ou que outro profissional poderia nos ajudar?
Cada vez mais comum esse relato!
O bruxismo tem causa multifatorial. Na infância pode estar relacionado com excesso de atividades. Hiperativismo e estresse.
Nós dentistas, intervimos quando esse bruxismo ocasiona lesões e desgastes dentários excessivos.
Existem paliativos de intervenção nessa fase, para sabermos de para seu filho é indicado, apenas uma consulta inicial, para avaliarmos!
Recentemente saiu um estudo relacionando o bruxismo infantil com dificuldade respiratória. Verifique a respiração de seu filho. Recomendo, caso ele ronque, tenha sono agitado, céu da boca fundo e respiração oral, procurar a especialidade médica de otorrinolaringologia. E ele ira diagnosticar e tratar essa parte respiratória. Se necessário, encaminhando para outras especialidades como Alergologia.

No caso de crianças, nós dentistas não fazemos nenhum tipo de intervenção. Aconselhamos diminuir as atividades fisicas e programas de tv agitados no horario que antecede o sono.
Não existe um consenso sobre as causas do bruxismo, mas sabe-se que existe um componente muito forte ligado ao estresse que esse indivíduo sofre. Situações estressoras, podem desencadear o processo de bruxismo. O ideal, além de buscar o dentista para evitar o desgaste da dentição, é buscar também um profissional da Psicologia de modo a analisar o dia-a-dia dessa criança para identificar quais as dificuldades que podem estar lhe causando tanta tensão.
O bruxismo causa sempre controvérsias quanto às causas, assim como indicação de tratamento.
Em minha experiência, muitos pacientes que apresentam o bruxismo, apresentam tb o que chamamos de dupla oclusão, (oclusão cêntrica diferente da oclusão funcional), e o ranger dos dentes seria uma tentativa do sistema eliminar essa interferência.
Pacientes respiradores bucais tb apresentam o bruxismo. Nesse caso, pela presença do catarro, o ouvido fica "entupido", o bruxismo seria uma maneira de "desentupir" o ouvido.
Estresse ou questões não verbalzadas tb podem ser "comunicadas" através do bruxismo.
Cito tb a presença de vermes. Atualmente as crianças dificilmente tomam vermifugos. A literatura da etiologia do bruxismo cita e eu tive um caso em consultório.
Considero que o primeiro profissional a ser consultado para casos de bruxismo deva ser o dentista.
Eliminando a causa o bruxismo cessa.
A placa não elimina o bruxismo, mas dependendo do desgaste pode ser indicada para evitar dor.
Deve buscar um otorrinolaringologista para avaliar problemas fisiológicos, e se não for o caso, um psicólogo. Geralmente quando uma criança vai ao dentista, devido ao bruxismo, esse a encaminha para um psicólogo (pelo menos na minha experiência é o que tem ocorrido). Fatores estressantes podem sim culminar em bruxismo. Talvez a criança possa estar passando por uma dificuldade que não é percebida pelos pais, então ela (como os adultos) desenvolve algum tipo de sintoma, e o bruxismo pode ser um.
Bruxismo,em qualquer idade, geralmente está ligado ao estresse ;a psicoterapia é fundamental e, com a colaboração de um dentista para averiguar o desgaste dos dentinhos e ,se necessário, a confecção de placa protetora para os dentes,o resultado será positivo. Boa sorte.
O bruxismo, seja em crianças ou em adultos, possivelmente é um sintoma de estresse. Muitas vezes, um estresse inconsciente, ou seja, aconteceu algo insuportável para a criança, o psiquismo dela automaticamente apagou da consciência e isso foi transformado em sintoma, no caso, o bruxismo. Talvez a criança perceba sua dificuldade, mas opte em não falar sobre ela - taovez para não preocupar os pais - e adquire um sintoma. Talvez os pais não estejam percebendo, concordando com a psicóloga Tânia, o estresse da criança, oriundo de alguma dificuldade, na escola ou em casa, na família.