Tenho 19 anos e desde os 12 me sinto deprimida, tive uma infância horrível e aos 12 comecei a notar

17 respostas
Tenho 19 anos e desde os 12 me sinto deprimida, tive uma infância horrível e aos 12 comecei a notar tudo que passei e nessa época que de fato eu comecei a sofrer. Hoje em dia não faço mais nada, não consigo sair, tirar fotos, viver, comer fora, comer novas comidas etc. Quando eu estava no colégio não conseguia apresentar trabalhos de escola por conta da ansiedade, na verdade tenho ansiedade atacada, como muita comida porque quando estou comendo, sinto que meus problemas não existem e com isso ganhei 15kg e minha autoestima que já era ruim, piorou ainda mais. Quase me suicidei e me mutilava muito na pré adolescência. Estou ha cerca de 6 anos sem viver minha vida, não tenho amigos, trabalho em home office, então não saio de casa. Tem dias que quero entrar na academia, aprender inglês, fazer uma faculdade entre outros, mas na maioria das vezes quero apenas tirar a minha própria vida. Já cogitei a possibilidade de ter Distimia, pois me enquadro nos sintomas. Sofri bullying, tentativa de Estu*** etc. E cresci com problemas familiares, os meus pais brigavam muito. Posso estar sofrendo de depressão/Distimia? Ou seria só Fobia-social?
Com base no que você compartilhou, é possível que você esteja enfrentando sintomas relacionados à tristeza profunda e ansiedade, mas apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso após uma avaliação. Recomendo que busque ajuda psicológica. O acompanhamento psicológico pode proporcionar um espaço seguro para explorar seus sentimentos, experiências passadas e atuais, além de oferecer estratégias para lidar com suas dificuldades.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Você descreveu uma série de experiências e sentimentos que são indicativos de questões sérias de saúde mental. Primeiramente, é importante reconhecer a coragem que requer compartilhar esses sentimentos e experiências. Baseado no que você relatou, parece que você pode estar lidando com mais de uma condição de saúde mental.

Os sentimentos persistentes de tristeza e depressão que você descreve, juntamente com a perda de interesse em atividades que costumava desfrutar, podem indicar depressão ou distimia, que é uma forma mais crônica, embora geralmente menos intensa, de depressão. Seus hábitos alimentares, como comer em resposta à ansiedade, e a perda de autoestima devido ao ganho de peso, também são aspectos importantes a serem considerados.

Além disso, a sua dificuldade em situações sociais, como apresentar trabalhos na escola e a falta de desejo de sair de casa, podem sugerir uma fobia social ou transtorno de ansiedade social. Essa condição envolve um medo intenso e persistente de ser julgado pelos outros em situações sociais.

Os traumas que você sofreu, como bullying e tentativa de abuso, juntamente com os problemas familiares, podem ter contribuído significativamente para o seu estado atual. É importante considerar que a exposição a tais experiências traumáticas na infância pode ter impactos de longo prazo na saúde mental.

Dado o que você compartilhou, especialmente a menção de pensamentos suicidas e automutilação no passado, é crucial buscar ajuda profissional imediatamente. Um psicólogo ou psiquiatra pode fornecer uma avaliação detalhada e ajudá-lo a entender melhor o que você está passando. Eles podem oferecer tratamento, que pode incluir terapia, medicação ou uma combinação de ambos, dependendo das suas necessidades específicas.

Lembre-se, há ajuda disponível e é possível melhorar com o apoio adequado. Se você estiver em crise ou tiver pensamentos suicidas, procure ajuda de emergência imediatamente. Você não está sozinha, e há profissionais qualificados prontos para ajudar você a enfrentar esses desafios e a viver uma vida mais plena e saudável.
O ideal é buscar ajuda profissional para um diagnóstico apropriado, muitas das vezes o paciente sozinho tenta "descobrir" o que tem e acaba por piorar o seu sofrimento, desencadeando uma crise de ansiedade por exemplo ou algum outro transtorno.

Buscar ajuda é o primeiro passo, para que com o suporte adequado você não tenha dúvidas sobre os problemas/dilemas que enfrenta e aumentar sua qualidade de vida.
Acredito que seja muito difícil pra você ter se dado conta de tudo isso que aconteceu em sua vida. Você relatou ter sofrido episódios de violências e violações e aparentemente tudo isso tem gerado consequências terríveis na sua autoestima, na sua motivação para tentar fazer algo novo e poder participar do mundo lá fora. Você quer viver, mas ao mesmo tempo quer se livrar desse sofrimento.

Tentar aprender coisas novas, como entrar em uma faculdade ou curso, pode ser muito proveitoso, pois você pode encontrar pessoas que podem fazer parte de sua rede de apoio e ajudar você atravessar esse momento terrível.

E para ter um diagnóstico de distimia ou fobia social, é necessário recorrer a um profissional, assim como para iniciar um processo de psicoterapia que, aliás, pode ser muito proveitoso.
Ola, amada!
Antes de tudo queria dizer que sinto muito que você se sinta assim. E que saiba que a sua vida vale a pena! Sei que têm sido anos difíceis, mas, para além de qualquer transtorno que a acometa, tenho certeza que você tem qualidades maravilhosas, ainda que precise aprender a enxerga-las.

É importantíssimo que você busque um Psicólogo(a) na sua região, ou mesmo online, para iniciar a sua Psicoterapia. Assim poderá compartilhar tudo que viveu e o que sente e, juntos, traçar estratégias emocionar para o manejo de tudo que te angustia.

Sei que de onde está hoje, não é muito clara uma forma confortável de ver o que você ainda tem pela frente mas, acredite, você é forte e capaz de lidar com tudo isso e merece ser feliz!

Quanto a diagnósticos, esses só virão depois de iniciar sua terapia, pois há muitos parâmetros a serem investigados..

Espero que fique bem e que conheça o maravilhoso mundo da cura pela fala que é a Psicoterapia

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá! Seu relato parece um pedido de socorro emocional. Busque um psicólogo especialista em traumas e abusos. Não acredito que seja depressao, nem fobia… teria que avaliar mais a fundo para diagnóstico. Mas busque uma terapia com um bom profissional para dar a volta por cima, ter constância e clareza em suas decisões. A disposição. Abc
Ola.
Sinto muito por estar se sentindo assim, vc é valiosa precisa se cuidar.
Acredite, vc cai fixar bem.
Com certeza vc sofre de depressão mas pode ter comodidades, portanto precisa ser feira anamnese, escuta clínica e aplicar testes para fazermos um bom diagnóstico.
Existem problemas emocionais q deixaram marcas profundas.
Sou terapeuta cognitiva comportamental, linga muito indicada para este tipo de queixa e depois se necessário encaminha-la para um tratamento medicamentoso com um médico especialista
Bom dia,
Pelo seu relato você traz uma estória de vida com muitas dificuldades e tristezas enfrentadas desde a infância...Você traz dentro de si uma criança ferida. É importante que passe por uma avaliação com um profissional de Saúde Mental para juntos chegarem a um diagnóstico e prognóstico para seu tratamento. Sugere um importante embotamento afetivo. com sentimento de menos valia, sem motivação de vida. Pode ser depressão ou um transtorno depressivo ansioso... Por isso a importância da avaliação de Saúde Mental. As vezes neste momento precisa-se também de acompanhamento medicamentoso.
Coloco -me a disposição para maiores esclarecimentos. Boa sorte em sua busca pessoal.
Bom dia,
Sugiro que agende consulta com um psicólogo experiente para fazer uma avaliação inicial e posterior tratamento para lhe ajudar a enfrentar encarar a Depressão e sair dela
Olá! O seu relato traz bastante sofrimento desde uma época remota. Orientaria a buscar ajuda de um profissional de psicologia para uma avaliação e tratamento. O processo psicoterapêutico envolve autoconhecimento que contribui para que você compreenda os seus medos, angústias e comportamento podendo ter uma qualidade de vida melhor com a regressão ou até mesmo exclusão dos sintomas. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Foque em receber tratamento e cura. Não foque em entender suas doenças. Procure profissionais competentes para lhe ajudar, especialmente em psicoterapia. EXISTE TRATAMENTO E CURA. Você passou por muitos sofrimentos e isso abalou sua autoestima, amor próprio. Você precisa jogar fora as falsas crenças que você, em reação aos maltratos que recebeu, criou sobre você mesma. O passado passou. Construa sua vida de hoje para frente. EXISTE TRATAMENTO E CURA.
Sinto muito mesmo por estar assim, e há tanto tempo! Você pode melhorar, mas tem que colaborar com o próprio processo. Procure o quanto antes um psicólogo para uma avaliação e ele pode te mostrar também a necessidade da opinião de um médico psiquiatra. Os rótulos das patologias não têm tanta importância. O que interessa é como se sente cosigo mesma. Sucesso!!!
Olá. Sim, as hipóteses que você levantou são possíveis. Reforço a importância de procurar profissionais que possam te ajudar, pois é possível ter melhora nesses quadros. Psicólogo é a minha indicação. Abraço.
Parabéns pela coragem em compartilhar seus desafios e imagino que logo logo você vai buscar ajuda profissional de Psicóloga (caso não tenha conseguido iniciar) que vai te ajudar a sair desse quadro atual.

Estar somente dentro de casa pode gerar várias emoções desconfortáveis e consequentemente maior dificuldade em interagir socialmente, em ter tolerância e se sentir confortável nas conexões.

Não espere a vontade de entrar na academia chegar todos os dias, tenha Ativação Comportamental, vá pra academia mesmo sem vontade pra você criar o hábito e a constância.

Desejo que você encontre uma profissional e vocês trilhem juntas um caminho de transformação! Caso se interesse no meu trabalho me chama por aqui ou no instagram @keziafelixpsi.

Abraço acolhedor!
Olá! Sinto muito que você tenha passado por tantas coisas desde nova e que a vida esteja tão difícil. O ideal para se dar um diagnóstico, é o acompanhamento com uma psicóloga e psiquiatra para uma melhor avaliação. Mas acho que sua vida é muito mais do que o diagnóstico e você merece ser feliz e conquistar tudo o que deseja! Tenho certeza que, com um bom acompanhamento, você pode conseguir tudo isso. Não desiste disso! Por mais que agora pareça muito difícil pensar nessa hipótese pq você já está sofrendo há tanto tempo, ela está ai. Espero que, se ainda não estiver com um acompanhamento, procure logo. E que se já estiver sendo acompanhada, essa dor que sente, melhore. Obrigada por se abrir aqui e compartilhar um pouquinho de ti. Se precisar de mim, sigo à disposição. Um abraço!
Terei muito prazer em lhe ajudar a se conhecer e entender esse processo inconsciente e principalmente fazer uma nova estrutura emocional para sair dessa infelicidade. Gosto de fazer uma diferença na vida das pessoas com problemas emocionais. Conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online - R$ 250
Compreendo profundamente o sofrimento que você carrega desde uma idade tão precoce, marcada por experiências difíceis como o bullying, conflitos familiares e tentativas de autolesão. Os sintomas que você descreve, como isolamento social, dificuldades cotidianas e pensamentos suicidas, indicam a possibilidade de um quadro depressivo, potencialmente associado à Distimia.

A presença significativa da ansiedade social, impactando seu desempenho escolar e relacionamentos interpessoais, sublinha a complexidade dessas condições, frequentemente interligadas. Destaco a importância crucial de uma avaliação clínica detalhada conduzida por um profissional de saúde mental, seja um psicólogo ou psiquiatra, para um diagnóstico preciso.

Recomendo fortemente que busque ajuda especializada para uma compreensão mais profunda desses desafios e desenvolvimento de estratégias eficazes. Além disso, considerando seu histórico, sugiro a possibilidade de uma avaliação psicológica conduzida por um neuropsicólogo. Isso forneceria insights detalhados sobre seu funcionamento cognitivo, emocional e comportamental, contribuindo para um plano de tratamento mais personalizado.

Estou aqui para apoiá-la ao longo desse processo desafiador. Se tiver mais dúvidas ou necessitar de orientações adicionais, sinta-se à vontade para me chamar no chat. Estou comprometida em ajudá-la da melhor maneira possível durante sua busca por ajuda profissional.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!