Tenho 20 anos e estou gestante de 8 meses. Aos 16 fui diagnosticada com borderline e tomei durante um
4
respostas
Tenho 20 anos e estou gestante de 8 meses. Aos 16 fui diagnosticada com borderline e tomei durante um tempo risperidona e escitalopram. Parei com a medicação aos 18 anos devido à problemas financeiros. Agora grávida, sinto os sintomas de antes, e mais fortes. Como proceder se não posso tomar a medicação?
Você precisa procurar um(a) psiquiatra para avaliar qual a melhor medicação neste momento. O melhor tratamento para Tr. Borderline é psicoterapia cognitivo-comportamental (DBT) e acompanhamento psiquiátrico regular.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Em relação aos medicamentos, o primeiro passo é procurar um psiquiatra que avalie os medicamentos que poderão ser administrados durante a gravidez. Caso esteja com problemas financeiros, busque ajuda em serviços de Emergência Psiquiátrica ou Centro de Atenção Psicossocial (eles são cobertos pelo Sistema Único de Saúde- SUS). Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (também do SUS) poderão te oferecer auxílio e encaminhamento na questão da psicoterapia. Em uma situação sensível como a gravidez e o início de sua vida como mãe, o trabalho em parceria com um psicólogo será fundamental para construir um vínculo que te ofereça apoio e acolhimento.
Fique bem,
Guilherme Geha.
Fique bem,
Guilherme Geha.
É ultrapassada a ideia de que gestante não pode tomar medicamento psiquiátrico. Hoje os protocolos médicos entendem que a saúde da mãe e seu bem-estar são tão importantes quanto os do bebê. Portanto, seria recomendável uma avaliação com psiquiatra para ver a medicação mais adequada ao seu caso. Além disso, é fundamental você fazer terapia e ter um espaço para falar de si, das suas angústias, sentimentos, preocupações etc. A medicação correta tratará dos seus sintomas, porém, deve ser administrada em conjunto com a terapia. O ser humano é muito complexo e precisa ser cuidado de forma integral.
O ideal é que você possa fazer acompanhamento com um psicólogo e também com psiquiatra, para poder avaliar o uso de medicações de acordo com a sua atual condição. Com a gravidez, a alteração hormonal pode estar influenciando ainda mais na sua percepção dos sintomas. A terapia pode ser uma boa aliada neste momento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) causa agressão direcionada a outras pessoas?
- Como me devo preparar para uma avaliação neuropsicológica?
- Pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) têm problemas de planejamento cognitivo ?
- . É possível aumentar a flexibilidade cognitiva no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- O paciente com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) tem dificuldade em planejar o futuro?
- O que é "Rigidez Cognitiva" no contexto do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- Como a inflexibilidade cognitiva afeta o "Comportamento Borderline"?
- O que é inflexibilidade cognitiva no contexto do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- Por que pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) têm pensamento rígido?
- Pessoas com Disforia Sensível à Rejeição (RSD) são manipuladoras?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2525 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.