Tenho 23 anos e tenho um problema na fala, lingua presa nas letras R e L. Tem cura cirurgia pra isso?

11 respostas
Tenho 23 anos e tenho um problema na fala, lingua presa nas letras R e L. Tem cura cirurgia pra isso? Que especialista devo procurar?
O ideal será uma avaliação fonoaudiológica para detectar como estão as estruturas de todo o aparato fonoarticulatório. Após essa avaliação o profissional da fonoaudiologia te orientará se a cirurgia realmete é indicada.
Att
Carmen C.Gonçalves

A alteração de fala pode e deve ser tratada independente da sua idade, uma vez que a articulação é motivo de incômodo da sua parte. Entretanto, nem sempre o freio de língua está curto ou só a cirurgia vai resolver. A avaliação fonoaudiológica permitirá uma visão geral da sua articulação quanto à função, forma, mobilidade e tônus muscular dos órgãos responsáveis pela fala e o profissional fará toda a orientação terapêutica necessária para a solução apresentada, antes e depois da cirurgia (caso esta seja indicada).
Como dito acima, a avaliação fonoaudiológica indicará o melhor tratamento ao seu caso: fonoaudiológico ou cirurgico+fonoaudiológico.
É possível o ajuste completo de sua fala.
Olá. Não é viável dar um parecer sem realizar uma avaliação, como citado pelos colegas, o mais indicado e correto é procurar um Fonoaudiólogo pra te dar uma diretriz sobre seu problema. Ate por que o "R" e o "L" tem pontos articulatórios diferentes, pode ser que com terapia Fonoaudiológica seja resolvido, caso contrario você sera orientada em como resolver essa questão de forma segura e correta.
Espero ter ajudado.
Renato de Sousa Lopes
procure um fonoaudiólogo para a avaliação e conduta.
Olá, uma avaliação diferencial é necessária para detectar a origem do seu distúrbio de fala. Existem várias possibilidades além da disfunção da motricidade intra-oral, ou o frênulo curto para levar-se em conta.
Procure um especialista. Abs
Olá! sugiro que procure avaliação fonoaudiológica para definição de conduta, ou seja, se o tratamento será apenas fonoterapia ou se haverá necessidade de frenectomia, mesmo no caso de adultos.
Olá, tudo bem? Muitas vezes as alterações de fala são relacionadas com "língua presa", mas nem sempre isso é verdade. A "língua presa" está relacionada com alterações do frênulo lingual, que é uma membrana que conecta a língua no assoalho bucal, permitindo a livre movimentação da parte anterior da língua. Quando esse frênulo encontra-se alterado, ele pode causar alterações de fala, dentre outros problemas. Mas nem sempre as alterações de fala estão relacionadas à esse frênulo. Então, torna-se importante uma avaliação fonoaudiológica para se fechar o diagnóstico e traçar o melhor plano terapêutico para suas alterações de fala. Se houver alteração do frênulo lingual, é importante passar pelo cirurgião dentista também.
Você vai se beneficiar muito com a terapia fonoaudiológica. O profissional irá avaliá-lo e propor estratégias assertivas para a resolução do seu problema e encaminhamentos, caso seja necessário. Abraços
Olá, a avaliação com um fonoaudiólogo permitirá saber se você apresenta uma alteração da linguagem (uma dificuldade em distinguir e produzir os fonemas corretamente, por um desajuste fonológico) ou se você apresenta uma alteração orgânica que atrapalhe na produção desses fonemas, como uma alteração de frênulo lingual (a famosa língua presa), se houver alteração nessa membrana que fica abaixo da língua, você terá dificuldades com a mobilidade de língua e realização adequada dos pontos articulatórios.
Se o fonoaudiólogo detectar alteração de frênulo lingual, irá encaminhá-lo a avaliação pelo Cirurgião Buco-maxilo-facial, sendo necessária intervenção fonoaudiológica pré e pós operatória.
No entanto, se não houver alteração estrutural (biológica), mas se houver dificuldades, quanto à linguagem, o paciente deve prosseguir com Fonoterapia, visando adequar a produção desses fonemas.
Olá !!! Sugiro vc realizar uma avaliação fonoaudiológica para se detectar qual o real problema dessa sua dificuldade. Se houver necessidade de se realizar alguma intervenção cirúrgica, a profissional te encaminhará para um especialista