Tenho 23 anos fui diagnosticado com TDA. Tenho os sintomas (imaturidade, infância com reprovações

Tenho 23 anos fui diagnosticado com TDA. Tenho os sintomas (imaturidade, infância com reprovações e brigas, auto estima baixa, ansiedade), porem a Ritalina me deixa depressivo quando passa o efeito, o Venvanse na segunda dose ja não fez efeito. e os antidepressivos so me deixam mais apático. O que faço?

10 respostas


Olá! Indico além do uso do tratamento medicamentoso, necessário se faz, uma boa psicoterapia na base da TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental que é a mais indicada para esses casos: trabalhando os pensamentos disfuncionais e a reestruturação cognitiva... Não desista, insista, pois o primeiro passo para esta caminhada é acreditar no seu potencial e nos profissionais que estão lhe acompanhando, como tbém na prática de atividade física que vai potencializar a medicação prescrita... Sempre à disposição. Forte abraço.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Busque um acompanhamento além do Psiquiatra de sua confiança, com Psicoterapia para te ajudar com sua história e também com recursos para que consiga encontrar um equilíbrio emocional e pessoal. A Terapia Cognitivo Comportamental tem bons resultados com portadores de TDAH. abs


Olá. Indico procurar um outro médico , psiquiatra ou neurologista especialista para rever a dosagem ! Procurar também neuropsicólogo para terapia e se houver dificuldades de aprendizagem procurar um psicopedagogo! Medicação apenas não tem efeitos desejados. Abraço.


Olá! Além do uso de medicamentos, é indicada a busca de um psicólogo. O tratamento utilizando a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental promove a mudança de possíveis pensamentos disfuncionais, além de desenvolver estratégias de controle de impulso, auto monitoramento da ação, solução de problemas e treino em habilidades sociais. A regulação da atenção e o planejamento são outras habilidades trabalhadas em terapia. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Aline Barreto

Aline Barreto

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Boa tarde. Muitos casos são assim mesmo, com difícil adaptação aos medicamentos, as vezes demorando certo tempo para que a pessoa se adapte a algum deles. Você deve insistir no tratamento e associar formas não medicamentosas ao remédio que for utilizar, como psicoterapia, atividades físicas (caso não haja contraindicação), técnicas de relaxamento e concentração e, principalmente, insistir no uso dos medicamentos, caso sejam realmente indicados, pois existem diversas opções e é bem provável que com alguma delas você vá ficar melhor e tolerar bem o seu uso. Abraços.


Olá. Seria importante verificar qual o profissional que deu esse diagnóstico pois, se a medicação não está fazendo efeito, talvez não esteja correta, ou então o diagnóstico pode não ser esse, pois vários quadro psiquiátricos tem sintomatologia parecida. Seria importante buscar uma segunda opinião e também uma avaliação neuropsicológica que pode ajudar a discriminar os sintomas apresentados e auxiliar o médico no fechamento do diagnóstico.

Luana Breda

Luana Breda

Psicólogo

Curitiba

Agendar consulta

Recomendo que reporte essa dificuldade ao seu psiquiatra e peça a indicação de um psicólogo para ajudar no tratamento.


TDA ou TDAH (quando do acréscimo da hiperatividade), não é simples de ser diagnosticado, sendo necessário passar por uma equipe multidisciplinar para que se alcance um diagnóstico correto. Observando seu histórico, existe a possibilidade dos sintomas não estarem relacionados, necessariamente, ao TDA. São sintomas comuns ao TDA, mas não significa que seja, de fato, TDA. Sugiro que procure melhor orientação em seu caso, uma segunda opinião profissional, preferencialmente, através de uma avaliação multidisciplinar.

Giovanni Piovesan

Giovanni Piovesan

Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar consulta

O que gostaria de acrescentar para que te auxilie na direção de um bom tratamento e que a formação psicológica de uma pessoa esta muito ligada ao que viveu na infância e isso pode desencadear na criação da baixa auto estima, ansiedade e imaturidade que percebe em você. E pode ate parecer estranho, mas o fato de perceber isso já e muito bom! Este quadro tem uma relação direta com questões estritamente psicológicas e um tratamento com terapia e fundamental para te auxiliar na melhoria do seu quadro e, inclusive, ganhar qualidade de vida emocional. Ah! Mantenha em paralelo um tratamento com um psiquiatra, essa dupla e sempre a melhor opção quando se trata de TDA.

Andreia Naumann

Andreia Naumann

Psicanalista

São Paulo

Agendar consulta

Neste caso, você pode fazer um diagnóstico diferencial, solicitando a outro especialista da área. Se possível também, crescente em sua qualidade de vida, a psicoterapia de técnicas integradas.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.