Tenho 26 anos e uma filha posso fazer a salpigectomia como forma contraceptiva ?

3 respostas
Tenho 26 anos e uma filha posso fazer a salpigectomia como forma contraceptiva ?
Por lei tem direito à cirurgia para esterilização (laqueadura tubária - ou mais modernamente salpingéctomia ) as mulheres com mais de 25 anos ou 2 filhos vivos - então por lei você tem direito. Mas como é extremamente comum mudar de opinião , geralmente nós médicos não recomendamos para pacientes muito jovens. Afinal , a vida é imprevisível . Por exemplo : você pode vir a se separar e casar denovo com um marido que queira muito ter filhos, teu filho pode ter um problema sério de saúde , ou você pode simplesmente decidir dar um irmãozinho... Talvez você prefira adiar esta decisão , e optar por enquanto por métodos reversíveis de longa duração - como o DIU de cobre -dura 10 anos, ou o DIU hormonal- dura 5 anos, ou o implante sub-dérmico de progesterona, que dura 3 anos. Todos estes são seguros, até com menos falhas que a Laqueadura. Converse com seu médico e tire suas dúvidas.

Bom dia!
Por ser considerado um método contraceptivo definitivo, não é qualquer mulher que pode realizar o procedimento. A lei 9.263/96 estabelece algumas exigências para a laqueadura seja realizada:
- Pelo menos 18 anos e dois filhos vivos.
-Idade mínima de 25 anos, independente do número de filhos
- Capacidade civil plena
-Intervalo de 60 dias entre a decisão e a cirurgia
-Consentimento esclarecido

Tirando a sua dúvida de maneira ainda mais específica, optar pela salpingectomia (remoção total da tuba uterina) no lugar da laqueadura tubária é um conceito moderno chamado: salpingectomia OPORTUNA. A grande vantagem seria a redução do risco do câncer de ovário (de origem serosa), já que há estudos que mostraram forte evidencia que esse tipo de câncer vem das tubas. A desvantagem é que se houver o arrependimento e o desejo de novos filhos surgir, a reversão tubária não será mais possível de ser realizada e a mulher só poderá engravidar através da fertilização in vitro (FIV).
Olá. Pela lei de planejamento familiar n°9263 de 1996, você poderá fazer a laqueadura se tiver 25 anos OU dois filhos vivos.
Pelos critérios da lei, você pode fazer a laqueadura. No entanto, será difícil você encontrar um médico que aceite realizar a sua laqueadura. Como é um procedimento não urgente, eletivo, com grande risco de arrependimento, o médico pode se negar a fazê-lo se não concordar fazer a laqueadura. Isto é, fazer o planejamento familiar não significa realizar a laqueadura.
A laqueadura não é um método 100% eficaz. O risco de falha existe e é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres ( risco de 0,5%). O risco de falha do diu de cobre é de 0,5%; do DIU hormonal é de 0,3%, do implante de 0,02%.
Para que fazer a laqueadura se existem métodos contraceptivos tão eficazes como a laqueadura, reversíveis, sem risco de arrependimento, sem necessidade de fazer uma cirurgia?
A laqueadura é uma cirurgia e como toda cirurgia tem o seu risco.
Converse com o seu médico.