Tenho 28 anos, fumo desde os 16, sempre em torno de duas a três carteiras de cigarro, aos 18 desenvo
1
respostas
Tenho 28 anos, fumo desde os 16, sempre em torno de duas a três carteiras de cigarro, aos 18 desenvolvi uma depressão e agravou ainda mais meu consumo de cigarro. Recentemente, devido o cansaço e dormência nos pés e nas mãos, além da ausência de ereção matinal, decidi por conta realizar uma tomografia de tórax, resultado: pequeno foco de enfisema centrolobular no pulmão direito e de enfisema parasseptal também no direito. Ainda não consegui largar, tem 15 dias desde que recebi o laudo da tomografia e já fui a um pneumologista, que apenas prescreveu bupropiona e Lexotan, deu pouca importância às demais queixas e solicitou uma espirometria. Irei fazer esse exame e outra consulta com outra especialista. Mas minha grande dúvida é: após cessar o fumo a doença estacionará ou mesmo assim irá progredir?
Boa tarde, avaliando suas informações, inclusive sua idade foi feito o que precisava fazer: cessação do tabagismo, ajudando o com medicação no caso Bupropiona, que provavelmente seu médico conversando com você achou necessário para que deixe o tabagismo o mais rápido possível, pediu espirometria, que é um exame que avalia sua função pulmonar, inclusive se este achado na sua tomografia de tórax está tendo repercussão em sua saúde. Respondendo à sua questão: parando de fumar, vencerá um grande desefio!Pois não é fácil deixar um vício. Sim a doença poderá estacionar, e caso sua espirometria esteja alterada , um ano após parar de fumar a perda funcional que todos tem (fumando ou não) que acontece à medida que envelhecemos será igual à de uma pessoa da sua idade. Estudos também mostram que após 15 à 20 anos sem fumar o risco de ter câncer de pulmão será diminuirá drasticamente. O risco de ter infarto agudo do miocárdio, também diminui, já que o cigarro é um dos grandes fatores de risco para o infarto agudo do miocárdio. Outras doenças como impotência sexual, cancer de estômago, bexiga , mama, osteoporose depressão etc , tem como fator dd risco o tabagismo( o consumo de cigarros). A ação deletéria do cigarro consiste nas milhares de substâncias que o tabaco libera ao consumi lo(grande número de radicais livres causarão estas doenças citadas e ainda outras).Muitos desses efeitos deletérios são extensivos ao narguile,cigarro de palha, cigarro eletrônico(waping, por mais agradável e charmoso que pareça...) , maconha idem.
PARE DE FUMAR !!! E continue vivo, saudável.
PARE DE FUMAR !!! E continue vivo, saudável.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.