Tenho 28 anos, me considero baixo 1,66 a 1,68. Tomei Roacutan dos 17 para os 18 anos, não sei se iss

2 respostas
Tenho 28 anos, me considero baixo 1,66 a 1,68. Tomei Roacutan dos 17 para os 18 anos, não sei se isso pode ter influenciado meu desenvolvimento, meu pai tem cerca de 1,75, não poderia buscar um endócrino a fim de avaliar se tem alguma coisa a fazer para ganhar alguns centímetros?
Olá,
tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui!

Prezado (a), será impossivel ganhar seu centimetros com essa idade, a janela de oportunidade com Hormonio do Crescimento é durante a infancia...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sua preocupação é válida e compreender as possíveis influências no crescimento é importante. O Roacutan, ou isotretinoína, é um medicamento comumente usado para tratar a acne severa. Até onde se sabe, ele não tem efeitos significativos sobre o crescimento em altura, especialmente se utilizado após a fase de crescimento rápido da adolescência.

O crescimento em altura é, em grande parte, determinado pela genética e ocorre principalmente durante a infância e a adolescência. A maioria dos homens para de crescer entre 18 e 20 anos, quando as placas de crescimento nos ossos se fecham. Após esse ponto, é verdade que o uso de hormônio do crescimento (GH) não será eficaz para aumentar a altura.

Entretanto, consultar um endocrinologista pode ser uma boa ideia para avaliar sua saúde hormonal e excluir qualquer condição subjacente que possa ter afetado seu crescimento. O endocrinologista pode realizar uma avaliação completa, incluindo exames de sangue para medir os níveis hormonais e, se necessário, exames de imagem para avaliar a maturação óssea.

Embora o aumento de altura significativa na sua idade seja improvável, existem outras maneiras de melhorar sua percepção de altura e bem-estar geral. A medicina integrativa pode ajudar nesse aspecto, oferecendo uma abordagem holística que combina nutrição, exercícios físicos específicos e postura para melhorar a sua confiança e presença física.

Exercícios de alongamento, como os praticados em yoga ou pilates, podem ajudar a melhorar a postura e, consequentemente, fazer com que você pareça mais alto. Além disso, manter um peso saudável, fortalecer os músculos do core e alongar regularmente pode contribuir para uma postura mais ereta.

Também é importante considerar o impacto psicológico da sua percepção de altura. Trabalhar com um terapeuta ou coach de bem-estar pode ajudá-lo a construir confiança e a sentir-se mais confortável com seu corpo. O foco na saúde geral, bem-estar emocional e mental, além do físico, pode melhorar significativamente a qualidade de vida.

Portanto, embora o ganho de centímetros em altura seja improvável após o fechamento das placas de crescimento, buscar uma avaliação médica pode trazer clareza sobre sua saúde geral. E adotar uma abordagem integrativa pode ajudá-lo a alcançar um estado de bem-estar e autoconfiança, independentemente da altura.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Especialistas

Lais Vandesteen

Lais Vandesteen

Endocrinologista pediátrico

Teresópolis

Graciela Josué

Graciela Josué

Pediatra

Fortaleza

Anna Paula Cesar Costa

Anna Paula Cesar Costa

Endocrinologista pediátrico

Brasília

Júnior Lima bezerra

Júnior Lima bezerra

Nutrólogo

Dourados

Carlos Alberto Nogueira de Almeida

Carlos Alberto Nogueira de Almeida

Nutrólogo

Ribeirão Preto

Nicole Cotrim Godoy

Nicole Cotrim Godoy

Endocrinologista pediátrico, Pediatra

São Carlos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 555 perguntas sobre Transtornos Do Crescimento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.