Tenho 28 anos, me considero baixo 1,66 a 1,68. Tomei Roacutan dos 17 para os 18 anos, não sei se iss

2 respostas
Tenho 28 anos, me considero baixo 1,66 a 1,68. Tomei Roacutan dos 17 para os 18 anos, não sei se isso pode ter influenciado meu desenvolvimento, meu pai tem cerca de 1,75, não poderia buscar um endócrino a fim de avaliar se tem alguma coisa a fazer para ganhar alguns centímetros?
Olá,
tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui!

Prezado (a), será impossivel ganhar seu centimetros com essa idade, a janela de oportunidade com Hormonio do Crescimento é durante a infancia...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud

A sua preocupação é válida e compreender as possíveis influências no crescimento é importante. O Roacutan, ou isotretinoína, é um medicamento comumente usado para tratar a acne severa. Até onde se sabe, ele não tem efeitos significativos sobre o crescimento em altura, especialmente se utilizado após a fase de crescimento rápido da adolescência.

O crescimento em altura é, em grande parte, determinado pela genética e ocorre principalmente durante a infância e a adolescência. A maioria dos homens para de crescer entre 18 e 20 anos, quando as placas de crescimento nos ossos se fecham. Após esse ponto, é verdade que o uso de hormônio do crescimento (GH) não será eficaz para aumentar a altura.

Entretanto, consultar um endocrinologista pode ser uma boa ideia para avaliar sua saúde hormonal e excluir qualquer condição subjacente que possa ter afetado seu crescimento. O endocrinologista pode realizar uma avaliação completa, incluindo exames de sangue para medir os níveis hormonais e, se necessário, exames de imagem para avaliar a maturação óssea.

Embora o aumento de altura significativa na sua idade seja improvável, existem outras maneiras de melhorar sua percepção de altura e bem-estar geral. A medicina integrativa pode ajudar nesse aspecto, oferecendo uma abordagem holística que combina nutrição, exercícios físicos específicos e postura para melhorar a sua confiança e presença física.

Exercícios de alongamento, como os praticados em yoga ou pilates, podem ajudar a melhorar a postura e, consequentemente, fazer com que você pareça mais alto. Além disso, manter um peso saudável, fortalecer os músculos do core e alongar regularmente pode contribuir para uma postura mais ereta.

Também é importante considerar o impacto psicológico da sua percepção de altura. Trabalhar com um terapeuta ou coach de bem-estar pode ajudá-lo a construir confiança e a sentir-se mais confortável com seu corpo. O foco na saúde geral, bem-estar emocional e mental, além do físico, pode melhorar significativamente a qualidade de vida.

Portanto, embora o ganho de centímetros em altura seja improvável após o fechamento das placas de crescimento, buscar uma avaliação médica pode trazer clareza sobre sua saúde geral. E adotar uma abordagem integrativa pode ajudá-lo a alcançar um estado de bem-estar e autoconfiança, independentemente da altura.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.