Tenho 30 anos e nunca tive um relacionamento. Tenho uma fixação enorme por traição, embora eu tenha

3 respostas
Tenho 30 anos e nunca tive um relacionamento. Tenho uma fixação enorme por traição, embora eu tenha nojo disso, mas me sinto excitado. Quando tinha 15 anos descobri que meu pai traiu minha mãe e o casamento deles terminaram. Minha mãe nunca se recuperou disso e eu nunca mais consegui confiar em ninguem, principalmente no sexo oposto, embora quem traiu foi meu pai. Hoje lido com esses sentimentos ambíguos. Tenho fixação em traição e sinto prazer com isso, embora abomine isso de todo meu coração. O que explica isso, me sinto sujo e vulnerável. Alguma condição médica ou psicológica pode explicar isso?
Você não explica o que seria "fixação em traição": seria fantasia de ter um relacionamento e a outra pessoa ter um relacionamento paralelo? Seria prazer por ver a outra pessoa ter relação sexual com alguém? De qualquer forma, do ponto de vista psicológico, o prazer deve ser considerado permissível quando não causa prejuízo e há mútuo acordo/consentimento. Assim, não há proibição de viver suas fantasias, dentro desse contexto e se, mesmo assim você se sentiria "sujo" e "vulnerável", deve procurar uma psicoterapia, que possibilitará, primeiramente, esclarecer melhor o que chama de "fixação na traição" e ajudar você a lidar com isto, sempre levando em conta seus valores pessoais - ou seja, mesmo que não traga prejuízos, nenhum psicoterapeuta vai "mandar" você fazer algo. Vocês vão discutir todos os aspectos e a decisão final sempre será sua. O importante é que consiga decidir de modo a não continuar sofrendo pela sua fantasia - ou você se propõe a realizá-la, sem culpa ou conclui que vai contra seus valores e aceita ter a fantasia sem realizá-la ou muda suas fantasias (isto vai depender de cada caso) para formas mais aceitáveis para suas convicções pessoais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Fixação em traição com sentimentos ambíguos pode estar ligada a traumas emocionais e conflitos internos decorrentes de experiências familiares, gerando associação paradoxal entre excitação e repulsa (Freud, 1915; Kernberg, 2016). A psicoterapia é fundamental para explorar e manejar essas emoções.
Sentimentos ambíguos como atração e repulsa podem surgir como forma de tentar entender e controlar essa dor, e não necessariamente indicam uma condição médica específica, mas um impacto psicológico que merece atenção. Um acompanhamento psicológico pode ajudar a explorar essas emoções, entender melhor esses padrões e buscar formas de lidar com eles de maneira saudável. Se tiver interesse podemos marcar um horário para rever seu tratamento e pensar em outras estratégias se necessário. Fico à disposição. Um ótimo dia!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.