Tenho 38 anos, e possuo uma válvula com DVP. Estou pensando em engravidar, porém estou muito preocup

5 respostas
Tenho 38 anos, e possuo uma válvula com DVP. Estou pensando em engravidar, porém estou muito preocupada já que a minha gineologista falou que há risco de ter algum problema com a DVP e a válvula, pois durante a gravidez o corpo incha muito devido a retenção de líquidos. Gostaria de saber mais sobre o assunto gravidez em pacientes com DVP.
Dr. Egmond Alves
Neurocirurgião
Sorocaba
Bom dia.
Não há nenhuma contra-indicação à gravidez para pacientes com DVP. Os riscos seguem os mesmos, principalmente a disfunção da DVP, pois a pressão abdominal aumenta, o que na teoria diminuiria a drenagem de liquor pela válvula. Na prática, os riscos e os cuidados são os mesmos. Não se preocupe e aproveite sua gestação. Passe em consulta com seu neurocirurgião apenas para exame de rotina antes da gravidez ok.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há restrição para a gestação. Atentar para os sintomas de malfuncionamento do sistema de derivação ventriculo-peritoneal. Seja feliz e aproveite a gravidez.
Dra. Aline Saré de Melo
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Boa noite,
Não existe qualquer contra-indicação para a gestação em portadores de DVP. O único cuidado é no momento do parto, caso cesárea, para não ocorrer lesão inadvertida ou manipulação do catéter. Boa sorte!
Dr. Vinícius Gregório
Neurocirurgião, Médico de tráfego
Rio de Janeiro
A DVP não impede a gestação. a DVP drena o excesso de líquido do crânio para o abdome, porem o crescimento do feto pode gerar uma desregulação da drenagem por "fechar a saída". Ideal é acompanhar sua gestação com um neurocirurgião além do obstetra para que caso seja necessário intervenção, o mesmo já conheça o caso e possa fazer o possível para evitar riscos para você e seu filho.

Coloco-me à disposição para mais esclarecimentos ou consultas.
Dra. Valérie Manicacci
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Sim, existe essa questão, ela está certa. Isso pode acontecer, ou não, mas é algo que realmente pode acontecer. Porém, isso não contra indica a gestação. O que é importante no seu caso é estar com acompanhamento regular com um neurocirurgião de confiança, e principalmente durante todo o processo da gravidez. Pois se em algum momento houver alguma disfunção da válvula durante a gravidez, ele(a) poderá intervir da melhor forma possível e em tempo hábil, para que seja um processo mais seguro para voces. :)

Especialistas

Rosana Ferreira

Rosana Ferreira

Neurologista

Santos

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Luiza Tazo

Luiza Tazo

Neurologista

Sarandi

Thaiza Agostini Córdoba de Lima

Thaiza Agostini Córdoba de Lima

Neurologista

São Paulo

Dalva M Salgado Machado

Dalva M Salgado Machado

Neurologista

Belo Horizonte

Lucas Silva

Lucas Silva

Neurocirurgião

Varginha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 719 perguntas sobre Hidrocefalia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.