Tenho 47 anos, minha taxa de glicemia tá oscilando de 135 a 155. Estou apenas com exercícios físicos

3 respostas
Tenho 47 anos, minha taxa de glicemia tá oscilando de 135 a 155. Estou apenas com exercícios físicos e dieta. Vou precisar tomar medicamentos para baixar esta taxa?
Se esta for a sua taxa de glicose em jejum sim.
Também seria interessante avaliação com outros macadores de glicemia, como hemoglobina glicada e curva glicêmica para complementar a avaliação.
Hoje ao se fazer o diagnóstico de diabetes é recomendando que já se inicie medicamento, em conjunto com a dieta e atividade física.

O diabetes mellitus tipo 2 é uma doença assintomática no seu início e, quando se sabe que tem a doença, já existe um retardo no seu diagnóstico. Pode estar associada à pressão alta; elevação de colesterol e triglicerídeos, aumento de gordura abdominal, etc. Além disso, sabemos da associação do diabetes com suas complicações crônicas e da importância de alcançar o controle metabólico desde o início. Em relação aos níveis de glicemia de jejum para o diagnóstico de Diabetes, podemos observar nos posicionamentos oficiais que, glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl, após um jejum de 8 horas é considerado diagnóstico de Diabetes Mellitus. Sendo assim, deve-se mudar o estilo de vida e, após uma avaliação médica, praticar atividade física regular ( por exemplo, caminhada de, pelo menos, 150 minutos por semana) e perder 5% a 10% do peso, caso esteja com sobrepeso ou obesidade. Essas mudanças devem ser associadas a tratamento farmacológico. Em caso de dúvida, procure um especialista.
É possível que precise de medicamentos, mas outros dados são necessários como uma dosagem de hemoglobina glicada e monitorização da glicemia antes e 2h depois da refeição. É necessário conversar com um endocrinologista para saber o melhor tratamento para você.