Tenho 66 anos desde os 60 tenho tido crises de diverticulite. EM 2018 fiz colonoscopia e o odontolog

2 respostas
Tenho 66 anos desde os 60 tenho tido crises de diverticulite. EM 2018 fiz colonoscopia e o odontologista disse que não tenho diverticulite, mas 4 meses após fui parar na emergência mal com forte crise. Desde 2014 que não como folhas, talos, sementes, feijão nem o caldo, tempero de espécie alguma, pois tudo me ataca a diverticulite. O que devo fazer?
A doença divertícular acontece em mais de 50% das pessoas acima de 50 anos. Então é muito comum. Com relação aos sintomas, é preciso saber que a maior parte dos portadores nada sentirá. Parte das pessoas com divertículos terá dor abdominal. Uma minoria terá sintomas de inflamação, que é chamada diverticulite. E outros terão sangramento, que pode ser perigoso. Parece complexo, não é? De fato, é complexo e exige um bom raciocínio clínico pelo Médico.
O tratamento varia de acordo com a fase da doença: nas pessoas sem sintomas habitualmente recomenda-se uma dieta rica em fibras, nos que tem dor abdominal normalmente trata-se a dor. Nas pessoas com diverticulite, que apresentam dor constante e febre, é prudente o uso de antibióticos.
Claro que para diferenciar as fases da Doença Diverticular é preciso um Médico experiente e qualificado. Por exemplo, a Colonoscopia que é um exame muito útil para diagnosticar os divertículos não deve ser feita se houver inflamação(diverticulite). Então só um Médico qualificado pode saber que exames fazer e quando faze-los.
E , mais do que nunca, o tratamento é individualizado. Não há casos idênticos, como tudo em Medicina. Mas a maioria dos pacientes obtém sucesso no tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você está completamente perdido. Deve procurar um especialista com experiência e reavaliar o seu caso desde o início: fazendo o diagnóstico correto dos seus sintomas e solicitando exames diferentes dos que você mencionou. Em um regime de urgência, a tomografia do abdome pode sim acusar a diverticulite! Ou será que você tem outro diagnóstico? Ou será que a colonoscopia que realizou não foi adequada?

Especialistas

Leonardo da Cruz Peixoto

Leonardo da Cruz Peixoto

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Murillo Lobo

Murillo Lobo

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Aline Weber

Aline Weber

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Guarapuava

Rafael Antoniazzi Abaid

Rafael Antoniazzi Abaid

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Cruz Do Sul

Luiz Cariello

Luiz Cariello

Cirurgião geral

Vila Velha

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 142 perguntas sobre Diverticulite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.