Tenho ansiedade/ataque de pânico/fobia social e me receitaram cloridrato de paroxetina, só que, logo

Tenho ansiedade/ataque de pânico/fobia social e me receitaram cloridrato de paroxetina, só que, logo na primeira semana, senti uma mudança muito brusca na libido e no desempenho sexual. Qual seria a melhor opção para sanar este efeito colateral?

11 respostas


Você pode tentar um tratamento analítico. A psicanálise aposta num tratamento pela palavra. Pode te ajudar a saber o que está acontecendo para você estar tendo as crises de pânico. Desde Freud verificamos que há um inconsciente que age à nossa revelia e que ele se manifesta nos sintomas, atos falhos e sonhos. Trazer à consciência através da análise aquilo que está no inconsciente pode ser de grande serventia ao sujeito.

Bruna Americano

Bruna Americano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Seria ideal você retornar ao médico que lhe prescreveu o cloridrato de paroxetina. Por que será preciso a mudança de medicamentos. Obrigada!.

Talita Avila

Talita Avila

Psicólogo

São Paulo

Agendar consulta

O indicado seria esperar até 2 meses e depois diminuir a dose. Se não melhorar, discutir alternativas


Pode ser sim efeito colateral da medicação ou então você está num período de adaptação. Mas não existe cura apenas com a administração apenas dos remédios. Você deve fazer uma psicoterapia para trabalhar seus medos, suas dificuldades. Só assim poderá ter uma vida normal e ser mais feliz.


Um famoso psiquiatra disse em sua palestra : REMEDIO NAO CURA CONFLITOS.Utilize as contribuicoes verdadeiras dos remedios. Procure outras contribuicoes que fazem parte do tratamento. Bons habitos em 1. Buscar saude emocinal na psicoterapia 2. Exercicio fisico salutar 3. Vida espiritual sadia 4. Vida financeira sadia ...em sintese : saude em todas as areas da vida. Grifo mais algumas 1. Area sexual 2. Area familiar 3. Area romantica 4. Vida de casal feliz.


Iniciar um processo terapêutico com terapia EMDR.


A paroxetina é o antidepressivo que na prática clínica mais vejo queda da libido. Se isso ocorrer e for um incômodo para o paciente, sugeriria a mudança da medicação. A sertralina é uma boa alternativa.


Olá! Remédios não irão sanar seus problemas.Busque por Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!


Olá! A medicação ainda é muito recente, sendo que nesse período o seu corpo está se acostumando com a mesma e é muito comum a exacerbação de efeitos colaterais como descrito por você. Mantenha o seu psiquiatra informado, mas possivelmente ele irá lhe observar com essa medicação por mais um tempo. Os efeitos colaterais tendem a diminuir também com o ajuste da dosagem. Boa sorte!!!


Este é um efeito colateral comum desta medicação, então o mais correto seria conversar com o médico e verificar a possibilidade de troca ou associação a outra medicação. Contudo há um período de adaptação a medicação, então provável que ela seja mantida por pelo menos um ou dois meses, para que depois se pense nessa possibilidade. Entre em contato com o médico.

Mariana Pavani

Mariana Pavani

Psicanalista

Campinas

Agendar consulta

A paroxetina realmente pode ocorrer queda na libido, converse com seu médico sobre os efeitos adversos e veja as possibilidades de troca da medicação.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.