Tenho artrose na coluna cervical. Por que tenho tontura e instabilidade e desequilíbrio, quando movi

Tenho artrose na coluna cervical. Por que tenho tontura e instabilidade e desequilíbrio, quando movimento o pescoço . Alguns especialistas dizem que não tem relação. Já fui no otorrino e não tenho labirintite. Tomo alguns anti-inflamatórios e relaxante muscular. Até alivia alguns dias . Já fiz fisioterapia . Nunca fiz acupuntura. Será que a acupuntura ajuda ?

11 respostas


Boa tarde. No seu caso aconselho uma avaliação com um fisioterapeuta especializado em Reabilitação vestibular. Respondendo a questão da relação entre a artrose na coluna cervical e as tonturas, sim existe relação direta e indireta da artrose e os sintomas relatados. Reabilitação vestibular: trabalho da fisioterapia no ouvido interno (labirinto), associado a terapias para alivio das compressões dos nervos que saem do pescoço e irrigam a cabeça. Artrose nada mais é que um desgaste articular somado a essas compressões. Tem tratamento e qualidade de vida, principalmente se acompanhado por um profissional habilitado.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá ; Concordo com a colega. Respondendo sua pergunta sobre o tratamento da acupuntura , a acupuntura tem um efeito terapêutico imediato e significativo. Aconselho você procurar um fisioterapeuta especialista em reabilitação vestibular. Abraços.


Concordo com a Dra Jéssica, procure um especialista em reabilitação vestibular ou um fisioterapeuta osteopata. Abraços

Dra. Amanda Máximo

Dra. Amanda Máximo

Fisioterapeuta

Pindamonhangaba

Agendar consulta

Olá. A acupuntura é uma técnica milenar chinesa bastante eficaz no tratamento de inúmeras condições de saúde e pode ajudar sim a melhorar o seu quadro. Trabalha no equilíbrio dos 5 elementos e das energias yin e yang do corpo e na remoção dos fatores patogênicos.

Dra. Regina M. Yoda

Dra. Regina M. Yoda

Fisioterapeuta

São Paulo

Agendar consulta

Para acrescentar aos relatos dos colegas o profissional fisioterapeuta é o mais acertivo para seu caso. Artrose na coluna leva a várias compensações posturais, musculares em diversas articulações como a da boca e demais ao redor por isso sente esses sintomas. Uma avaliação precisa de toda essa região é importante para que consigas traçar o tratamento correto. A acupuntura é ótima mas existem outras tantas técnicas que também irão auxiliar, acredito que o fisioterapeuta que trabalha com diversas técnicas associadas tem um leque de ferramentas que assim poderá auxiliar o seu caso.

Dra. Silvia Johnson

Dra. Silvia Johnson

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Agendar consulta

Olá! Concordo com as colegas sobre a fisioterapia vestibular, mas acredito que a acupuntura sozinha não será eficaz. A artrose geralmente está relacionada ao mal uso ou mal alinhamento articular, assimetria muscular e estresse articular. É importante verificar como sua cervical está mexendo e quais as atividades do seu dia a dia que colocam sua cabeça e pescoço na posição em que estão. Técnicas de terapia manual ou terapia postural como o RPG podem lhe ajudar.


Pode ser vertigem paradoxal benigna. Sugiro que busque um otorrinolaringologista ou ainda um fisioterapeuta que trabalhe com reabilitação vestibular.

Dr. Vinicius Teixeira

Dr. Vinicius Teixeira

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Agendar consulta

A Acupuntura pode te ajudar com estes sintomas, mas acredito que necessitará de mais ajuda. Se for uma vertigem devido alteração cervical, acredito que Osteopatia e fortalecimento muscular podem te auxiliar sim. Melhoras.


Olá, sim tem relação com a cervical mas não é normal. Mas é necessário uma avaliação minuciosa para entender o porquê ocorre isso. Talvez seja apenas um desalinhamento dos cristais dentro do seu ouvido. Acupuntura ajuda sim


Olá, seja bem vindo. Seria necessário avaliar seu caso para entender melhor esses sintomas, a cervical pode sim influenciar em sintomas como a tontura, como no caso das tonturas cervicogênicas. Existem diversas disfunções envolvendo os sistemas de equilíbrio, portanto, é difícil dizer sem antes avaliar. A acupuntura provavelmente não faria mal, podendo promover um relaxamento muscular. Já com o desequilíbrio, não tenho como dizer sem ter avaliado. Estimo melhoras!

Dr. Robson Sitta

Dr. Robson Sitta

Fisioterapeuta

São Paulo

Agendar consulta

Pode procurar um fisioterapeuta que o avalie mediante analise clinica e anamnese.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.