Tenho bruxismo um tratamento pscologico pode resolver meu problema ou terei de usar placa para o resto

4 respostas
Tenho bruxismo um tratamento pscologico pode resolver meu problema ou terei de usar placa para o resto de minha vida?
Bom como disseram os especialista o Bruxismo deve ser visto como uma associação de causas que levam ao aparecimento da condição (ranger os dentes).
O uso da placa serve como uma proteção quando a patologia esta instalada .
É aconselhável procurar o seu Ortodontista para que o mesmo possa avaliar se a condição não seria algum posicionamento dentário não eficiente ou mesmo alguma restauração que ficou "alta" e você nem percebe mais pois parou de incomodar.
A psicologia pode ajudar em muito a resolver os seus problemas .
Aconselho também a prática de um esporte físico para melhorar a sua qualidade de vida . A atividade física tem demonstrado ser um aliado ao tratamento do bruxismo.
Outros tratamentos possíveis são a utilização de toxina botulínica para diminuir a potência muscular.
Como pode ver existem inúmeros caminhos diferentes da placa ou que junto da placa podem melhorar a sua qualidade de vida .

Procure o seu dentista de confiança !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O bruxismo é multifatorial. É classificado em primário (Causas desconhecidas) e secundário (causado por fatores como medicamentos, uso de drogas etc..).

Se a causa do bruxismo for fator psicológico, o psicólogo ira ajudar. Essa visão holistica do problema é importante, o Cirurgião-dentista é quem deve ser consultado e encaminhará o paciente ao psicólogo, neurologista, psiquiatra etc... quando necessário.
Como disseram os especialistas acima, o Bruxismo deve ser tratado através de um atendimento multiprofissional. O emocional é muito relevante nesses casos, como estresse, raiva, mágoa, ódio, tristeza, depressão, melancolia, assim como outros fatores. Procure sempre um dentista, um neurologista, psicólogo e se necessário, um psiquiatra.
Os estudos científicos ainda não estão totalmente conclusivos para as causas do Bruxismo. Sabe-se que o fator emocional está envolvido, mas não somente ele. Muitas vezes está ligada a apneia do sono. A placa miorrelaxante é um aparelho que o ajudará a não desgastar seus dentes, bem como proteger suas articulações da mandíbula com o crânio (ATMs). Mesmo com o tratamento psicológico, o mais provável é que tenha que usar a placa, pois o tratamento psicológico é mais resolutivo para o apertamento dentário (parafunção semelhante ao bruxismo, só que acontece durante o dia).

Especialistas

Greice Gomes de Souza Quaresma

Greice Gomes de Souza Quaresma

Dentista

Embu-Guaçu

Erika Ferreira Cassini Amaral

Erika Ferreira Cassini Amaral

Dentista

Cabo Frio

Belisa Tellerman

Belisa Tellerman

Dentista

Rio de Janeiro

Guilherme Klein Parise

Guilherme Klein Parise

Cirurgião buco-maxilo-facial, Radiologista

Curitiba

Leandro Contarini

Leandro Contarini

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Bruxismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.