Tenho Condromalacia Patelar.A cerca de 1 ano fiz uma RM e foi constato uma fissura de cerca de 1cm,desde

4 respostas
Tenho Condromalacia Patelar.A cerca de 1 ano fiz uma RM e foi constato uma fissura de cerca de 1cm,desde então fiz fisioterapia,academia,tomei medicação via oral para a cartilagem.As dores nunca sumiram.Nas duas ultimas semanas tive dores no joelho um dia inteiro,existe um tratamento mais agressivo?
A presença de uma fissura significa que a lesão está evoluindo. Alguns casos precisam de condroplastia artroscópica. A viscossuplementação tem ótimos resultados no tratamento da condromalácia. Volte a consultar seu médico.

Cuidado com tratamentos agressivos. Não existe joelho ruim que uma cirurgia não possa piorar. A condromalácea provavelmente não é a causa da sua dor. Existe algo que precisa ser diagnosticado que está causando as duas coisas: a condromalácea e a dor. Se você fizer uma cirurgia de cartilagem, a dor vai continuar e a condromalácea pode voltar. Pode ser um mau alinhamento da patela ou uma fraqueza da musculatura do quadril gerando uma coisa chamada "valgo dinâmico".
As lesões de cartilagem usualmente são de melhora lenta, mas progressiva, principalmente as que não têm um tamanho excessivo. Após um ano você já deveria ter evoluído com alguma melhora, já que fez o tratamento conservador mais indicado. Será necessário nova avaliação de um especialista, principalmente para avaliar se os objetivos do tratamento fisioterápico foi atingido (reequilibrio muscular), além de oferecer outras opções terapêuticas.
Olá
O principalmente tratamento da condropatia patelar é a correção neuromuscular com um programa de exercícios específico, tendo como base o fortalecimento do M. Quadríceps e do CORE, além da correção dinâmica e postural dos MMII. Além disso é necessário avaliar o estágio da lesão da cartilagem. Um bom tratamento conversador com equipe especializada, consegue um bons resultados. Porém precisa persistência e manutenção do tratamento. Sugiro uma nova avaliação com um especialista em joelho.