Tenho depressão bem complexa,uso medicação há 8 anos,Hoje uso ametriptilina, paroxetina, rivotril,sertralina

17 respostas
Tenho depressão bem complexa,uso medicação há 8 anos,Hoje uso ametriptilina, paroxetina, rivotril,sertralina os quais deixam meu raciocinio muito lento, como trabalho com raciocinio lógico,isso me prejudica muito, gostaria de saber se existem medicamentos modernos, que diminuem os efeitos colaterais?
Depressão bem complexa? Interessante significante. Esse sujeito (desejante) já se colocou em análise? Quais são as angustias? Será que se colocar a falar e pensar o que pode esse sujeito diante delas não teríamos um efeito sobre os sintomas?

Sim, existem medicamentos mais modernos, com outros mecanismos de ação, que não causam efeitos colaterais na parte cognitiva( memória, raciocínio), e não causam ganho de peso, nem disfunção sexual. Entretanto, a possibilidade de usá-los vai depender do diagnóstico e do perfil de sintomas. Devem ser cuidados , ao usar múltiplas medicações, como é o seu caso, as interações medicamentosas e o uso de medicamentos de um mesmo grupo terapêutico, pelo risco de elevarem excessivamente a neurotransmissão.
Sim existem , o ideal é você procurar conversar com o seu psiquiatra o melhor tipo de medicação , lembrando que a psicoterapia é extremamente indicada em casos de depressão. indico a Cognitiva Comportamental.

att
Olá!!! A depressão acontece por algum fator psicológico e, se a pessoa tem pré disposição à doença, ela se instala, por isso é fundamental o tratamento psiquiátrico (medicamentoso) em conjunto com a terapia (psicologia). Entretanto, há alguns anos a parte farmacológica vem sendo minimizada com o tratamento por EMT (estimulação magnética transcraniana) que age diretamente na parte cerebral que ativa os fatores da depressão. O paciente faz algumas sessões e, na maioria dos casos, sai da clinica já sentindo relevante melhora na primeira vez. Há vídeos e ótimas explicações nos sites de busca onde vc poderá entender melhor. Nas grandes capitais, já é possível encontrar pelo SUS, embora seja difícil o acesso. Deixo claro que ela não substitui a terapia, mas salva vidas pq faz o sujeito voltar literalmente à vida muuuuuito rápido. Um abraço e muita luz na sua trajetória!!!
De fato, você deve compartilhar isso com seu médico, e relatar o que tem sentido ao tomar estes medicamentos, e como eles estão influenciando em suas tarefas, afinal, qualquer tipo de tratamento deve te auxilar justamente em seu dia a dia. E como disse nosso amigo, a Psicoterapia lhe será um indispensável complemento.

Abraço,
Além da conversa com o médico de confiança e paralelamente tratamento psicológico, verifiquem a dosagem das drogas e se tem tomado as doses conforme a prescrição.
Olá,

Sim hoje existem diversos medicamentos que você pode utilizar que não comprometem seu raciocínio. Sugiro no entanto, que você procure um terapeuta com o objetivo de tratar as causas emocionais de sua depressão.
Para o tratamento de Depressão é recomendado além da medicação a Psicoterapia, pois através do auto-conhecimento, pode entender as razões que o levaram a esse estado.

Através da Psicoterapia pode existir um melhor equilíbrio afetivo emociona, e assim lidar de forma harmonioso com familiares e amigos.

Abraços.
Prezado Paciente,

De acordo com o colega Psiquiatra, Dr. M. Ferreira, atualmente dispomos de um arsenal terapêutico com uma miríade de moléculas modernas, com perfil de efeitos colaterais superior ao das drogas mais antigas - como as que menciona.

Antes de tudo, lembrar que DEPRESSÃO é uma doença - como outra qualquer.

Aliás, o CÉREBRO é um órgão como outro qualquer de nosso corpo.

Portanto, Depressão deve ser tratada com medicamentos.

Por ser doença multifatorial, pode haver outras questões envolvidas.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (a única com comprovação científica) podem ser discutidas.

De qualquer forma, procure um Profissional de sua confiança para, em primeiro lugar, chegar a um diagnóstico preciso.

Seria apenas uma Depressão? Ou algum outro transtorno de espectro de humor? Outras classes de drogas poderiam ajudá-lo muito em seu tratamento.

Um abraço da

Dra. Andrea Della Fávera.
Sim, há medicamentos mais modernos. Contudo, você está tomando remédios demais, e por tempo demasiadamente longo; converse com seu médico para que seja revista a quantidade e os tipos. Ao mesmo tempo, hoje em dia está muito bem definido que não se trata depressão - nem qualquer outro transtorno - apenas com medicação. Remédios psiquiátricos são importantes em diversas situações, mas eles não curam o problema, apenas atenuam os sintomas, tiram da crise (às vezes). Portanto, é condição sine qua non que o paciente faça uma boa psicoterapia, preferencialmente numa abordagem sistêmico-integrada, com ênfase em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental). O Biofeedback / Neurofeedback e a Hipnoterapia Cognitivo-Comportamental podem ser fatores coadjuvantes de excelente resultados no processo terapêutico de vários transtornos, incluindo a depressão.
Sim existe medicamentos mais modernos, mas como disse nosso colega acima o seu caso deve ser examinado com muito cuidado por conta das interações medicamentosas. Apesar de existirem medicamentos mais modernos saiba que para iniciar outra medicação, seu organismo vai passar novamente por adaptação.
Sempre a melhor saída é conversar com seu médico.
Boa sorte!
Olá, você precisa urgentemente fazer psicoterapia! Eu sei que todas as depressões são complexas, porém, eu te digo uma coisa, sem a psicoterapia ela pode se tornar muito mais complexa. Quanto aos medicamentos, eles devem ser prescritos com o objetivo de aliviar sintomas desagradáveis. Fale com o seu médico e explica tudo que está acontecendo. Deus te abençoe.
Você está tomando uma grande quantidade de medicamentos, que podem ter efeitos colaterais e interações entre si. É muito importante só tomar medicação com o acompanhamento de um psiquiatra. Jamais se automedique. Converse com um psiquiatra a respeito da medicação que está tomando para que juntos busquem alternativas. A prática de exercícios físicos também é indicada em casos de depressão, e pode ajudar em uma redução progressiva da medicação e aumentar a sensação de bem estar físico e psíquico. Além disso, como você mesmo falou, a depressão é um problema complexo, que não melhora apenas com medicação. Procure um psicólogo para que você possa falar sobre suas dificuldades, a escuta de um profissional pode ajudá-lo a elaborar sua depressão,que como você mesmo falou tem causas muito profundas e complexas.
Existem muitas possibilidades de melhora, e isso que estás sentindo infelizmente é muito comum. Posso te dar alguns encaminhamentos interessantes, pois trabalho em parceria com ótimos profissionais.
Converce com o psiquiatra que lhe atende, pois existem medicamentos mais modernos.
Indico a Gestalt Terapia, porque cada pessoa é única.
Considerando todos esses medicamentos que relata fazer uso e o tipo de atividade que exerce, certamente seu raciocínio vai ficar mais lento. Converse com seu médico/psiquiatra a respeito para reavaliação de seu caso. Procure também o mais breve possível um psicólogo, pois a psicoterapia é super indicada para casos de depressão de qualquer nível.

Boa sorte!
Sim, existem medicamentos mais midernos com menos efeitos colaterais, fale com médico para ver possibilidade de troca.