Tenho depressão e me trato com um psiquiatra particular há 7 anos e há 2 mês com um psicóloga do

5 respostas
Tenho depressão e me trato com um psiquiatra particular há 7 anos e há 2 mês com um psicóloga do SUS . Cheguei ao ponto de perder meu trabalho e amigos. Hoje não tenho condições de continuar com as consultas (1 ano p/ psiquiatra no SUS), nem com os medicamentos. O que consigo fazer nesse ponto?
Em casos assim, importante refletir: a medicação está adequada para o seu caso? houve um acompanhamento medicamentoso ao longo do processo, ou seja, foi revisto a medicação aliado ao processo psicoterapêutico? outra questão: você está "investindo" na psicoterapia? todas estas questões são importante devido ao fator que reclama: tempo e bem estar. Creio que neste caso, a medicação deva ser um suporte necessário para o trabalho com o psicólogo, logo, com o tempo, deixar de precisar da medicação. Afirmo, em determinados casos. O trabalho do psicanalista e do psicólogo tem que surtir efeitos de mobilização, efeitos estes que permitam construir a vida, sabendo lidar com limitações. São as limitações que nos provocam, em muitos casos, nos fazem adoecer. Avalie seu momento de vida, o que faz, por que faz, o que deixa de fazer, o que precisa fazer e que mudanças são necessárias para resolver isto, que parece um impasse em sua vida. Não pode é se prejudicar, quem o faz é quem tem o sintoma.

Procure continuar a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico no SUS. Procure uma Assistente Social da UBS para te ajudar quanto a seus direitos e a marcaçao de exames e consultas. Tente fazer atividade fisica regularmente e procure seu bem estar, inclusive se alimentando melhor!
Além do que os colegas colocaram, que é de extrema importância, vou deixar algumas outras questões.
Avalie que aspectos que agravam e pioram o seu quadro, e a forma como você se sente. Pense se dentre estes aspectos existe algum que você pode administrar, e de que forma. Pode ser mais fácil de identificar se for algo externo...e se for interno? De que forma você pode acalmar seus pensamentos para que eles te ajudem a passar pelos momentos mais difíceis? Busque sair, ver pessoas, conversar, distrair. Não deixe de cuidar de si, do seu corpo, da sua alimentação. Pratique exercícios. Uma boa caminhada já poderá te ajudar muito.
Realmente manter os custos de um tratamento psiquiátrico particular não é fácil.
Quanto o atendimento psicológico pelo SUS está sendo feito com qual regularidade? Pergunto isso porque a psicoterapia já é comprovada cientificamente como um braço importante, junto a ação medicamentosa, em quadros como o seu. Talvez nesse momento seja necessário um acompanhamento com menor espaço de tempo entre os atendimentos para que você tenha o suporte necessário.
Quanto ao psiquiatra acho que valeria a pena você falar abertamente com seu médico sobre a questão financeira, sobretudo pelo tempo de tratamento que você já tem com ele. Não tenha vergonha de buscar alternativas junto a ele. Neste momento contar com apoio é fundamental para que o quadro depressivo não venha se agravar.

Espero ter ajudado.
Forte abraço.
Olá, sabe-se que uma das maneiras mais eficientes de se combater a depressão é não deixando de fazer as coisas que te agradavam, por mais que quando se esta deprimido, a vontade seja de não fazer nada. Outro fator protetor para melhora é a interação social, por isso, conviva com o máximo de pessoas possível. em relação ao tratamento, para depressao moderada a grave, o mais eficaz é o tratamento combinado: psicoterapia cognitivo-comportamental aliada ao tratamento farmacológico.

Quanto a sua situação financeira, lamento que estejas passando por isso, tenho algumas sugestões que podem te ajudar a encontrar uma solução: procurar ambulatórios de psiquiatria em hospitais, procurar por clinicas-escolas nas faculdades de psicologia da sua cidade e procurar locais de formação de psicologia clinica, onde os valores cobrados são muitas vezes de acordo com a renda da pessoa ou inexistentes.

Espero ter ajudado, abraços,
Anelise Tavares
CRP 07/22815