Tenho diagnóstico de Borderline e transtorno alimentar, além de fibromialgia, apneia do sono e labir

1 respostas
Tenho diagnóstico de Borderline e transtorno alimentar, além de fibromialgia, apneia do sono e labirintite. Estou em tratamento psiquiátrico há 8 anos (tenho 30). Uso atualmente 6 medicações psiquiátricas, além do Saxenda para tratamento da obesidade. Como ter mais qualidade de vida usando tantas medicações? Me sinto esgotado o tempo todo.
Não há tratamentos medicamentosos específicos para transtorno borderline de personalidade. Para transtornos alimentares, alguns possuem tratamento medicamentoso e outros não possuem tratamento comprovado. Na fibromialgia, não há tratamento específico, mas em muitos casos, algumas medicações como a duloxetina e a pregabalina podem trazer melhoras. Todo médico deve dar o menos medicações possível, porém certamente há pessoas que tomam várias e não há como retirá-las sem prejuízos para o tratamento. A tolerância das pessoas às medicações é variável e há pessoas que, mesmo tomando várias, conseguem ter uma qualidade de vida boa. Em relação às medicações, a única solução é sempre expor ao seu médico o que sente, para que ele avalie se algum sintoma desagradável é devido ao remédio, ao problema que está em tratamento ou tem outra causa. Também, no caso de pessoas com estes diagnósticos, uma psicoterapia bem feita pode ajudar a melhorar a qualidade de vida. Em relação sentir-se esgotado, "esgotamento" é um termo impreciso, podendo estar relacionado a fadiga física (normal ou decorrente de algum problema clínico) ou mesmo a sintoma de depressão. Deve conversar sobre isto com seu médico e pedir orientação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos da personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.