Tenho diastema uso aparelho ortodôntico e já fiz a cirurgia de frenectomia, a dois meses vou retirar
4
respostas
Tenho diastema uso aparelho ortodôntico e já fiz a cirurgia de frenectomia, a dois meses vou retirar o aparelho e optei pela contenção fixa pelo diastema ja ter abrido duas vezes, corre o risco de abrir novamente usando a contenção fixa superior?
Olá, tudo vai depender de como está sua mordida quando vc retirou o aparelho e colocou a contenção. Tb depende da contenção fixa, pois há mais de 1 tipo, cada uma contém os movimentos de forma diferente. Abrir diastema anterior é recorrente dependendo de como a movimentação foi realizada durante o tratamento ortodôntico. O mais prudente é vc questionar seu dentista, mas é possível abrir novamente sim.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, corre o risco de voltar, se retirar a contenção fixa, pois a contenção impede as chances de movimentação dentária. Sendo apenas necessário a higienização diária, e acompanhamento de 6 em 6 meses, para manutenção da contenção e limpeza para evitar o acúmulo de tártaros ou aparecimento de cáries.
Oi! É importante saber que, mesmo com a contenção fixa, pode haver um pequeno risco de o diastema voltar a abrir, especialmente se existirem outros fatores contribuintes, como hábitos (por exemplo, empurrar a língua nos dentes, morder e forçar tampas de canetas contra os dentes) ou instabilidade periodontal (como em pacientes com perda óssea - periodontite). No entanto, a contenção fixa é uma das formas mais eficazes de manter os dentes na posição, principalmente em casos como o seu, em que já houve recidiva. O ideal é manter um acompanhamento regular com seu ortodontista e seguir direitinho as orientações para garantir a estabilidade a longo prazo!
Com a contenção provavelmente não vai abrir novamente. Só ficar atento caso a contenção quebre ou solte.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Usei aparelho por 3 anos e sempre tive um diastema entre os dois dentes centrais. Fiz a frenectomia e usei o aparelho normalmente. Após o tratamento, me recomendaram usar a contenção móvel, mas eu acabei não usando. Com isso, o diastema abriu de novo. Estou pensando em fechar com resina. Isso é possível?…
- Já possui lentes dentais, e agora estou com diastema, 1 milímetro e meio, oq poderia ser feito?
- É possível fechar um diastema considerado grande com o uso de lentes ou resina?
- Quebrei os 2 dentes da frente,e foi reconstrução com resina,mas ficou um pouco separado os dentes,se eu colocar aparelho eles juntam?
- Tenho resinas nos dentes de cima para tratar diastema. Minha dúvida é se colocar aparelho vai adiantar para o diastema?
- Estou fazendo um tratamento ortodontico para fechar um diastema central e trazer meus dentes para trás. Se após o tratamento o diastema abrir novamente corre risco de desalinhar os outros dentes também?
- Usei aparelho fixo por 3 anos e meu diastema fechou (já fiz a frenectomia). Coloquei a contenção móvel e o diastema voltou a aparecer. Um ajuste no aparelho móvel poderá fechar novamente o diastema?
- porque minha boca superior( o labio) é para frente, não uso aparelhos mas acho que nao preciso pois minha dentição é boa eu vou precisar fazer bucomaxilar ou não?
- Tenho um diastema de cerca de 3 milímetros, uso aparelho fixo regularmente a 6 meses (nunca quebrei nenhum bracket da parte superior, apenas inferior uma vez). Já realizei a frenectomia esse mês e após a cirurgia evolui a borracha para a chain, se não me engano, estou entre os fios 20/26. Em quanto tempo…
- Olá! Usei aparelho por 2 anos e 6 meses para fechar o diastema, retirei o aparelho há uma semana e estou usando contenção, mas sinto que meus dentes estão abrindo. É normal? Devo fazer cirurgia após remover o aparelho fixo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Diastema
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.