Tenho dificuldade de conversar com a pessoa que eu gosto, sinto medo de ela me rejeitar. O que eu fa

20 respostas
Tenho dificuldade de conversar com a pessoa que eu gosto, sinto medo de ela me rejeitar. O que eu faço?
 Arthur Emilio Ceratti
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi! Você poderia procurar abrir um espaço para superar tal situação, falando sobre isso, enxergando a situação de outros modos, aceitando o que precisar ser aceito... Isso tudo é assunto de psicoterapia. Para começar, você poderia se perguntar: "o que me faz ter medo que a pessoa me rejeite?"
"O que me faz dar este poder à aceitação e aprovação do outro?"
Um bom profissional psicólogo poderia te auxiliar neste questionamento, te acolhendo e à tua fala, sem julgamentos, com escuta treinada, respeito e sigilo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ana Carolina Magalhães Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! O medo da rejeição é algo que permeia o íntimo de todos nós! Quem não quer ser amado?! Mas apesar de estar em todos a construção e a reação diante desse medo é individual de forma que para podermos lidar com esta questão precisamos compreender suas experiências e como você se sente diante dessa pessoa e quando foram as outras vezes que também que ficou “paralisado” diante de uma situação com receio do não!
Aconselho a terapia para que você posso se autoconhecer, não só para que tenha coragem para chegar nessa pessoa, mas para assumir outras coisas que você sente, que você pensa e que no final, por medo de não ser aceito acaba você mesmo rejeitando esses sentimentos e ideias!
Estou a disposição caso queira entender um pouco mais! Bom sorte e um Bom Caminho!
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, você por alguma razão está achando que ela não vai gostar de você! Como que esta crença foi elaborada é o primeiro passo para a solução. Como foram suas outras experiências de relacionamento? Já se sentiu rejeitado ou excluído por alguém? É natural que nos sintamos desafiados diante de uma situação nova e que depende de nós... Mas são estes desafios que nos movem e nos dão sentido para a vida! Observe a oportunidade que está diante de ti. Pode realmente encontrar o amor da sua vida, porém um medo está lhe impedindo isto! Podemos trabalhar este medo na psicoterapia, entendendo os por quês e os para quês dele. Além disso, outras questões podem aparecer ao das sessões. Busque auxílio de um psicólogo e tudo pode se resolver a partir daí. Abraços
Olá! A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem da psicologia, que tem uma perspectiva em trabalhar as crenças, as crenças são as nossas certezas de algumas questões sobre o mundo e nós.
O olhar sobre o mundo, a forma que enxergamos o outro e que olhamos para nós está baseado nas nossas crenças.
Pensando nisto, é importante destacar que alguns dos nossos pensamentos são disfuncionais.
O psicólogo é o profissional que vai fazer uma escuta profissional e lhe ajudar a entender e desenvolver mecanismo para lidar melhor com este sentimento de rejeição.
Abraços!
Dra. Andressa Zirretta
Psicólogo
Balneário Camboriú
Seria interessante voce buscar entender qual o motivo do seu bloqueio, Porque nao esta conseguindo chegar ate a pessoa que voce gosta. Quais os medos, impedimentos e receios.. Tentar entender e trazer para sua consciencia.. mudar e enxergar uma atitude ou ação q voce possa fazer no hoje, para que essa questao mude. Se voce nao conseguir enxergar isso sozinho, busque ajuda de um psicologo, pois ele podera te mostrar os caminhos.. boa sorte!
Boa tarde, o medo a rejeição é algo muito frequente nos seres humanos. Eu sugiro que possas avaliar quanto isso te gera desconforto ou atrapalha a tua vida. Se assim for, entao seria interessante que pudesses conversar com um psicólogo, quem sabe da abordagem da terapia cognitivo comportamental. Juntos, podem tentar entender o que a rejeição significa pra você, qual os teus medos e crenças sobre ti mesmo, entre outros movimentos reflexivos, que te ajudem a sentir um maior bem estar.
Fico a disposição!
Dra. Marina Beccalli
Psicólogo
São Paulo
Olá. Seria interessante que você pudesse falar mais e trabalhar esse sentimento de rejeição. Um processo de terapia pode te ajudar bastante.
 Beatriz Ribeiro
Psicólogo
Londrina
Olá! tudo bem? Acho que é muito normal termos medo de uma situação como essa, mas talvez se torne um problema quando você deixa de fazer coisas importantes, como falar com essa pessoa, não? Acredito que a terapia possa te ajudar em um caso como esse. Com a ajuda de um profissional você pode passar a entender e lidar melhor com alguns sentimentos e pensamentos. Espero ter ajudado, abraços!
Relacionamentos são difíceis, mas podem ser potencialmente perigosos se há na pessoa algumas inseguranças e traumas. Seria muito bom, permitir olhar para si primeiro e então, com ajuda, ir se permitindo vivenciar as relações e seus riscos. Cuide-se. Até mais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Sheila Pontes
Psicólogo
Maringá
Olá tudo bem? Todos nós apresentamos algum medo de rejeição, pois temos a necessidade de sermos aceitos e amados pelos outros. Ser rejeitado é algo que nos fere intimamente e ninguém quer passar por isso, porém, é interessante olhar para você e suas experiências de vida, na tentativa de identificar se esse medo está presente também em outras circunstâncias ou se só surgiu agora. De qualquer forma, se for algo que você tenha muita dificuldade em lidar, talvez uma ajuda profissional te oriente a esse respeito. Um grande abraço
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso, a terapia pode ser uma ótima opção, avaliar os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e junto com um profissional tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que irá desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
 Júlia Robaina
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá. É muito comum que as pessoas sintam medo de rejeição nas relações. É importante refletir como este tema aparece na sua vida, a que situações te remete.
Cada um reage da sua maneira ao medo da rejeição. No seu caso, você tende a recuar. Acaba se silenciando e não validando o que você sente e tem necessidade de falar. Pode ser interessante entender um pouco desse funcionamento, de forma a ter relações mais transparentes e sentir mais segurança em se expor.
As relações nos mobilizam psiquicamente. Ter um espaço seguro para dividir essas questões com um profissional pode ajudar.
 Bruna Richter
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Quando estamos apaixonados é bastante comum que projetemos nossos sonhos e expectativas no outro. Fantasiamos situações e possibilidades como um vislumbre de futuro. Dessa maneira, quando nossas esperanças são frustradas - como quando temos o receio de um amor não correspondido – isso pode gerar alto grau de sofrimento e de angústia em nós. E, por diversos fatores, isso pode vir a ocorrer com grande intensidade, gerando pensamentos repetitivos e sentimentos considerados negativos, como a raiva, medo e/ou a tristeza - como consequência do que interpretamos como abandono ou rejeição. Não é uma situação simples, mas você não precisa passar por isso sozinho. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
 Ana Carolina Goes Valim
Psicólogo
Maringá
Olá! Como vai? É importante refletir sobre os pensamentos que alimentam o medo de rejeição ao conversar com essa pessoa. Procure entender os motivos por trás desses pensamentos negativos. Se permita sentir essas emoções e explore o medo com curiosidade. Assumir a responsabilidade por suas reações emocionais pode ser um passo importante. Dentro desse contexto, busque compreender e modificar seus pensamentos, criando novas perspectivas e possibilidades.

 Nathalia Nobrega Tavares
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Antes de tudo precisa entender seu receio da rejeição. Acontece somente com ela ou em outras situações da sua vida? Como seria ser rejeitado para você? Essa possibilidade realmente existe ou é o que você espera? Já foi rejeitado antes? Como foi?
Avalie suas emoções e reações em relação as dificuldades, se tiver difícil procure um profissional para te auxiliar. Fica bem!
 Pascoal Zani
Psicólogo
Curitiba
Uma das necessidades básicas emocionais do ser humano é receber amor e proteção, dentro de um vínculo seguro, estável, respeitoso, não agressivo, de acolhimento. Se esse aspecto não foi bem suprido nos primeiros anos de vida, é comum que a pessoa tenha um medo excessivo de ser abandonada ou rejeitada por quem ama. Essa dinâmica gera um pêndulo instável entre desejar e temer perder o objeto do seu amor. Esse conceito faz sentido dentro da sua história? Não fazendo, é preciso investigar outros aspectos, claro. Sendo essa ou não a sua realidade, um processo de autoconhecimento via psicoterapia poderá lhe ajudar a se entender, se sentir e buscar seus melhores caminhos para enfrentar a "pseudo certeza" de que, ao se expor à pessoa amada, sofrerá rejeição. Estou à disposição aqui, na web e nas redes sociais: psicologopascoalzani .
Dr. Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Muito obrigado pela sua pergunta!

Sob a luz da Psicologia, o medo de rejeição ao conversar com alguém de quem gostamos pode ser associado a ansiedade social ou baixa autoestima, conforme o DSM-5-TR. Esse medo pode ser exacerbado por pensamentos disfuncionais sobre si mesmo e sobre como o outro o vê. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar a reestruturar esses pensamentos, aumentando sua confiança em interações sociais. Além disso, a Terapia do Esquema (TE) pode abordar padrões emocionais profundos relacionados à rejeição e à vulnerabilidade. A Hipnose Clínica também pode ser útil para acessar e tratar esses medos de forma mais eficaz. Jamais recorra à automedicação.

Estou à disposição para ajudá-lo a superar esse medo e melhorar sua comunicação. Abraços!
 Vinícius Eduardo Martino Fonseca
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
Olá,
Sentir medo de rejeição é algo muito comum, especialmente quando se trata de alguém de quem gostamos. Esse medo pode nos paralisar e dificultar a comunicação. Uma sugestão é tentar se permitir ser vulnerável, expressando de forma honesta e tranquila o que sente, sem pressa de obter uma resposta. Às vezes, o simples ato de se abrir já pode aliviar a pressão interna e ajudar a fortalecer a conexão. Se isso continuar trazendo muita ansiedade, um trabalho terapêutico pode ajudar a explorar e entender melhor esse medo, além de trabalhar formas de se comunicar com mais confiança.
Um abraço,
Vinícius.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O medo da rejeição é algo muito comum, especialmente quando temos sentimentos por alguém. O que acontece, muitas vezes, é que nosso cérebro entra em um modo de autoproteção, tentando evitar qualquer situação que possa trazer frustração ou dor emocional. Isso pode gerar um bloqueio na hora de conversar, trazendo insegurança e até mesmo dificultando a espontaneidade.

A neurociência nos mostra que a rejeição ativa as mesmas áreas do cérebro envolvidas na dor física, como o córtex cingulado anterior. Ou seja, seu medo não é irracional – seu cérebro está, de certa forma, tentando te proteger de algo que ele interpreta como potencialmente doloroso. No entanto, evitar a conversa também pode te fazer perder a oportunidade de criar uma conexão real.

O que exatamente você teme que aconteça? Se a pessoa não corresponder, o que isso significaria para você? Muitas vezes, o medo da rejeição vem de uma percepção exagerada de que isso afetaria nossa autoestima ou valor pessoal, quando na verdade, gostar de alguém e não ser correspondido faz parte da vida.

Se permitir viver essa experiência, mesmo com medo, pode ser libertador. Que tal começar aos poucos, sem pressão? Buscar assuntos leves, momentos oportunos e lembrar que a rejeição, caso aconteça, não define quem você é. E se ainda sentir que esse medo está te travando demais, pode ser interessante explorar isso na terapia para fortalecer sua autoconfiança. Caso precise, estou à disposição.
Ei,
- Ótimas a sua pergunta, pode ajudar diversas outras pessoas. Um dos caminhos para solucionar isso é compreender quando isso começou... Também anotar em um diário o que você pensa e sente quando tenta conversar com a outra pessoa, isso pode te ajudar a identificar novas estratégias para não deixar algum sentimento que esteja te bloqueando ativar.
- Caso queira nos mandar mais detalhes, ficarei feliz em responder.
Abraços

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.