Tenho dificuldade em contrair o meus quadríceps, principalmente o vasto medial devido a atrofia do m

4 respostas
Tenho dificuldade em contrair o meus quadríceps, principalmente o vasto medial devido a atrofia do músculo por causa de um desgaste da cartilagem, e isso dificulta a contração muscular nos exercícios e vem me causado um desequilíbrio. como faço para melhorar a ativação do vasto medial e conseguir desenvolver ele melhor ?
A dificuldade de contrair ativamente o quadríceps se chama inibição artrogênica. Esse inibição pode ser causada por cirurgia no joelho ou processo degenerativo, como é o seu caso. É necessário utilizar corrente elétrica excitomotora (FES, RUSSA) associada ao exercício para que o neurônio motor inferior volte a recrutar as unidade motoras de forma efetiva, e assim, conseguir realizar o fortalecimento muscular do quadríceps de forma adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Caixeta Magalhães Swerts
Fisioterapeuta
Brasília
Esses são conceitos bastante discutidos na fisioterapia ortopédica! Na literatura constatou-se que não há diferença entre exercícios específicos para vasto medial e exercícios para o quadríceps como um todo. Então, como o colega acima comentou, são usadas correntes para auxiliar a contração, porém a ênfase maior é nos exercícios gerais de quadríceps.
Dr. Adriano Karpstein
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Curitiba
Siga as orientações do seu fisioterapeuta.
Dr. Josimar Passos
Ortopedista - traumatologista
Salvador
Meu caro, em seu caso onde já existe um diagnostico confirmado; oriento buscar um fisioterapeuta para reabilitação adequada.

Especialistas

Luciane Malavazzi

Luciane Malavazzi

Fisioterapeuta

Paulínia

Lucas Caixeta Magalhães Swerts

Lucas Caixeta Magalhães Swerts

Fisioterapeuta

Brasília

Daniel Fernandes Pereira Pradel

Daniel Fernandes Pereira Pradel

Fisioterapeuta

Niterói

Jânia Amaral Alves

Jânia Amaral Alves

Fisioterapeuta

Macaé

Debora Duarte Macea

Debora Duarte Macea

Fisioterapeuta

São Paulo

Fernando Wagner da Silva Lima

Fernando Wagner da Silva Lima

Fisioterapeuta

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Atrofia Muscular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.