Tenho diversos sintomas de TDAH e tenho mais de um caso na família, além de existirem desconfianças

13 respostas
Tenho diversos sintomas de TDAH e tenho mais de um caso na família, além de existirem desconfianças em outros parentes, porém não tenho coragem de levar isso à minha terapeuta por vergonha pois essa minha desconfiança vem de pesquisas pela internet. O diagnóstico e um possível tratamento seriam muito importantes pra mim pois sofro demais com algumas coisas e gostaria de ter uma avaliação séria de um profissional capacitado pra realmente tirar essa dúvida. Que profissionais eu preciso procurar? Como funciona essa busca? Eu posso levar adiante essa desconfiança para um profissional?
Olá! Ter vergonha de discutir um possível diagnóstico com a própria terapeuta é um indicativo de que a sua terapia pode estar sendo superficial e portanto pode não surtir o efeito pretendido. O básico em terapia é que você desenvolva confiança no processo e vínculo para trabalhar as questões realmente importantes para você. Não está claro no seu enunciado a que tipo de terapeuta você se refere mas chama a atenção que você coloca que tem interesse em procurar um profissional capacitado. Isso quer dizer que você não acha sua terapeuta capacitada? Sugiro que reflita sobre estas suas questões, converse sinceramente com sua terapeuta e peça a ela uma indicação, se for o caso.

Não precisa ter vergonha! Conversa com ela sobre essa desconfiança e você pode buscar um neurologista.
Olá! Acredito que compartilhar a sua dúvida com relação ao diagnóstico com a sua terapeuta pode te ajudar inclusive com relação a ansiedade e angústia que você vem sentindo sobre essa hipótese. É muito importante que ela consiga te acolher e que você se sinta confortável com o que vai levar a ela, pois isso é a base de um bom vínculo. A terapia deve ser sempre um lugar livre de julgamentos ou críticas. Sugiro que faça essa tentativa, mas se esse sentimento de desconforto e vergonha com relação a ela persistirem ou ela não for receptiva ao que você leva, pode ser bacana avaliar a relação que você tem estabelecido com ela e se isso tem sido positivo para o seu processo psicoterapêutico. Outros profissionais que pode te ajudar a fechar um diagnóstico são: neurologista e um neuropsicólogo, a partir de uma avaliação neuropsicológica.
Espero ter ajudado! Um abraço
Boa tarde!
É interessante que você sinta um incômodo em se abrir totalmente com o(a) profissional que está te atendendo... repare nisso, porque pra se ter uma psicoterapia mais eficaz, é necessário confiar no(a) profissional.

Respondendo sua pergunta, pode sim levar isso para ele/ela, se você se sentir confortável com isso. O processo de diagnóstico pode envolver tanto o seu/a sua terapeuta atual, como também um profissional da psiquiatria.
Tudo dependerá em como seu/sua terapeuta atual irá agir em cima da situação.

Se sentir necessidade, troque de terapeuta para alguém que sinta mais confiança.
Olá! É bastante comum sentir vergonha de falar com o terapeuta sobre assuntos que normalmente acreditamos que deveriam ser vistos na própria sessão, mas os profissionais são capacitados para te acolher. Sugiro que fale sobre sua vergonha, mesmo que seja sem abordar o tema TDAH. Para um diagnóstico preciso você pode buscar um neurologista ou psiquiatra.
A primeira coisa que me chamou atencao no seu relato é sobre a profissional que te acompanha hoje... se voce nao confia no trabalho e no que voce esta trabalhando com ela, pq ainda esta nessa terapia? Acredita que se nao existe confianca entre voce para com ela, as coisas que ela te convidar a buscar voce tera a mesma consciencia que deveria ter? Voce ira entender o que precisa fazer para melhorar? Se voce nao sente confianca com essa pessoa, a primeira coisa que vc tem que fazer é trocar... vc precisa sentir que quem te acompanha esta com voce, nao esta para te julgar... esta para te ajudar... ela eh a profissional que ira te dizer se vc tem mesmo ou nao TDAH e te ensinará qual caminho devera seguir e qual profissional adequado.
Não há problema algum em você trazer questões de pesquisas suas, independente de qual meio. Às vezes algumas coisas podem passar despercebidas pelo Psicólogo, muito porque ele só vê você por uma hora dentro das 168 horas de sua semana. Talvez seus sintomas de TDAH não sejam percebidos na sessão. Contudo, se é algo que está lhe incomodando, converse com seu terapeuta a respeito.
Olá! Com certeza você deveria levar esses fatos a sua terapeuta, é interessante ter vergonha de falar isso para ela? Mesmo que sua pesquisa tenha sido pela internet, é importante conversar com ela sobre isso. Te acolher nesse momento é essencial, suas dúvidas devem ser sanadas e investigadas de forma profissional!
Dizer ao psicólogo que você desconfia que tem algum transtorno indica que você percebe que algo em si que não está indo muito bem, independentemente de como você chegou nessa hipótese. Sabendo disso, a sua psicóloga terá condições de explorar contigo a possibilidade desse diagnóstico ou outros ou, ainda, nenhum. O ideal é que o diagnóstico seja realizado por equipe multidisciplinar, envolvendo psiquiatra e neuropsicólogo, por exemplo, além da sua psicoterapeuta, pois outros transtornos podem apresentar sintomas similares ao TDAH.
Boa tarde!
Sou neuropsicóloga, e é muito comum que pacientes cheguem ao consultório com uma suspeita diagnóstica após ter pesquisado seus sintomas na internet.
Um bom profissional compreenderá a sua necessidade de buscar respostas e poderá te encaminhar para uma avaliação especializada. Não se sinta intimidado, o importante é relatar de forma clara ao profissional que te acompanha todos os sintomas que você identifica em sí, para que ele possa ter a melhor conduta possível.
Seria legal você compartilhar isso com sua terapeuta, uma vez que ela o conhece e saberia analisar melhor o que está ocorrendo. No entanto, vergonha não é uma coisa que controlamos, entendo sua dificuldade em falar. Nesse sentido, um psiquiatra é a pessoa mais adequada para avaliar isso. Mas ainda assim, o tratamento envolveria psicoterapia, o que implicaria no conhecimento de tal consulta por parte de sua psicoterapeuta.
Olá! É bem interessante levar isso para sua terapia, pois faz parte do processo estar em dúvida de algo, ou algum possível diagnóstico. O tratamento também é feito pelo psicólogo, por isso a importância dela ter conhecimento do que você está sentindo. Boa sorte!
Olá, é importante buscar por um profissional da área da psicologia que possa avaliar junto a você os sintomas que o levam a levantar essa hipótese diagnóstica, uma vez confirmada a possibilidade o profissional vai te orientar sobre os passo seguintes para um laudo devidamente fundamentado dentro da ética.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!