Tenho Fagofobia, a 1 ano atrás descobrir, tenho 26 anos e passei muitos anos da minha vida com probl

13 respostas
Tenho Fagofobia, a 1 ano atrás descobrir, tenho 26 anos e passei muitos anos da minha vida com problemas para comer. A 1 ano procurei um médico, nos meus exames não deu nada, então procurei um psicólogo, eu descobrir quando começou e o porque, um trauma de criança, eu não comia muito então meus familiares me forçava a comer além do que eu aguentava e isso me causava ânsia de vômito e eu acaba me engasgando. Eu descobrir na terapia, um medici também mr passou sertralina 50mg tomei por 6 meses. Melhorei bastante. Só que eu continuo em alguns momentos do meu dia na hora de comer ficar muito ansiosa e não conseguir comer ao ponto de vomitar. TO QUE EU POSSO FAZER?
Olá, Bom dia! Acompanho uma paciente há 6 anos com esse mesmo quadro. A questão da fagofobia é que ela vai invadindo aos poucos a vida social da pessoa, até que a domine por completo. A psicoterapia é o caminho indicado para tratar desse trauma. Junto da psicoterapeuta você irá trabalhar esses gatilhos, e poder ressignificar esses traumas, para que, aos poucos, possa comer normalmente. É preciso paciência, pois traumas de infância não desaparecem do dia para a noite, mas com dedicação ao processo terapêutico você pode alcançar uma melhora significativa.

olá! Volte a psicoterapia! A abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental poderá ajudar, na qual irá aprender as técnicas, identificando os pensamentos gatilhos, podendo modificá-los e alterar seus comportamentos. Além disso, passará pelo processo de autoconhecimento, compreendendo e mudando crenças e padrões de pensamentos, obtendo qualidade de vida e maior bem-estar.
Olá! Sinto muito que esteja lidando com isso.. Se o sintoma reapareceu é sinal de que ainda existe algo neste contexto para ser trabalhado, identificado, conversado e tratado adequadamente. A identificação da origem do trauma não é a garantia da resolução da sua questão. Ajuda muito mas é apenas uma parte do processo.

Será preciso analisar passo a passo seu momento de vida, suas emoções diante do ocorrido. A psicoterapia é a grande aliada, neste caso.

Aconselho retomar seu acompanhamento psicológico assim que possível e cuidar disso para que possa ter mais qualidade de vida.
Outra coisa importante é que, dependendo do grau, você deve conversar novamente também com seu psiquiatra. Alimentação é coisa séria e ficar sem se alimentar pode acarretar problemas nutricionais importantes.

O tratamento neste caso é multidisciplinar.
Ola! Voce ja buscou fazer tratamento com um psicologo e hipnólogo? Trabalho com isso e sei que poderia te ajudar muito a ressignificar esse trauma que vc viveu quando crianca. Quando vc ressignifica, voce nao esquece, mas dá um novo significado a aquilo que te fez mal e te bloqueou em relação à alimentação. Abs
Olá! A principal coisa para você fazer é retornar para a terapia. Seja com o profissional que estava acompanhando antes ou com um novo profissional. O fato de ter lhe ajudado, é muito importante, mas podem ter questões que ainda tem dificuldade e que ainda precisam ser trabalhadas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Você conhece Constelações familiares ? Sugiro que faça uma constelação familiar. Posso te passar mais informações se desejar. Precisa cuidar desta criança ferida.
Oi, como vai? Interessante que você está engajada e percebendo algumas coisas sobre a origem da fagofobia, relacionando ao trauma de infância. Como sugestão, você pode buscar alimentos que não te causem estas aflições e despertem a ansiedade! Será que isto acontece com todos os tipos de alimento? Também seria bom se você agregasse experiências positivas e prazerosas na ocasião das refeições. Boas companhias, lugares agradáveis e etc. Naturalmente, a psicoterapia irá te ajudar a trabalhar esta e outras questões que podem ainda não estar sendo vistas. Não deixe de agendar, se achar necessário! Abraços e bom caminho...
Olá, boa tarde.

Procure acompanhamento psicológico com profissionais sérios e que utilizem técnicas recomendadas pelo conselho de psicologia. Além disso, é importante procurar especialistas no assunto de transtornos alimentares, bem como teria TCC que cientificamente tem se demonstrado muito eficiente para lidar com transtornos alimentares.
Há institutos especialializados em casos como o seu e é importante que você procure médicos e psicólogos que tenham familiaridade com o assunto.

Evite profissionais que prometem tratar trauma de infâncias sem técnicas validadas cientificamente.
Olá, talvez fazer uma nova avaliação para retomar o uso da medicação e voltar psicoterapia. Abçs!
Bom dia! Importante você voltar a ter uma orientação profissional de um Psicólogo. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. Procure ajuda.
Enquanto psicologa analista do comportamento sugiro que você faça psicoterapia para ampliar seu autoconhecimento e potencializar sua autotransformação visando maior qualidade de vida.
Olá, obrigado por compartilhar sua história conosco. Parece que você tem fagofobia, um medo intenso de engasgar ou vomitar durante as refeições. É ótimo que você tenha procurado ajuda médica e psicológica para enfrentar esse problema.

É muito comum que fobias e ansiedades que estão enraizadas em traumas de infância exijam um trabalho terapêutico mais prolongado. É importante continuar trabalhando com um psicólogo e considerar o uso de medicação, se necessário. Sertralina é um medicamento que pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade, mas é importante lembrar que a medicação não é a única solução para o seu problema.

Eu sugiro que você continue com a terapia e converse com seu psicólogo sobre sua ansiedade na hora das refeições. Eles podem ajudá-lo a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para sua fagofobia. Eles também podem ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento, como técnicas de respiração e relaxamento, para ajudá-lo a gerenciar sua ansiedade.

Além disso, é importante que você seja gentil consigo mesmo durante esse processo e não se sinta pressionado a comer mais do que consegue tolerar. Tente manter uma alimentação equilibrada e saudável, mesmo que seja em quantidades menores e mais frequentes. Você pode considerar o suporte de um nutricionista para garantir que esteja obtendo os nutrientes necessários para o seu corpo.

Lembre-se de que superar a fagofobia pode levar tempo e exigir esforço, mas é possível com o apoio adequado e a determinação em buscar a mudança. Não hesite em buscar ajuda profissional sempre que precisar. Você não está sozinho nessa jornada.
A fagofobia é um transtorno alimentar não especificado sendo uma condição caracterizada pelo medo extremo de sufocar ou engasgar com alimentos, geralmente acompanhado de vomito ou sensação de asfixia com consequente evitação da comida, sendo muitas vezes desencadeado após um evento de engasgo traumático. A terapia Cognitivo Comportamental é considerada padrão ouro no tratamento, onde os pensamentos e emoções disfuncionais que levam ao comportamento maladaptativo frente à comida serão trabalhados. Algumas das técnicas utilizadas são a dessensibilização sistemática, relaxamento e reestruturação cognitiva, psicoeducação auxiliando na sua qualidade de vida. Vale ressaltar que o tratamento com o psiquiatra, nutricionista e psicólogo são imprescindíveis já que podem ocorrer complicações clínicas de perda rápida de peso. Espero ter ajudado, estou a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!