Tenho flutter atrial e fibrilação atrial diagnosticadas, sem cardiopatia estrutural e assintomática.

3 respostas
Tenho flutter atrial e fibrilação atrial diagnosticadas, sem cardiopatia estrutural e assintomática. Tomo Ritmonorm 300mg (2x dia), eliquis (2×dia) e atenol (2×dia). No meu caso a ablação do flutter é indicada? Em que a ablação pode contribuir se continuarei com a fibrilação?
Dr. Luiz Fernando Fagundes de Gouvea  Filho
Cardiologista
São José dos Campos
A ablação do flutter pode estar indicada no sentido de reduzir as recorrências das arritmias e poderá ser feito em combinação com a ablacao de Fibrilação atrial. Reforço ainda que cada caso precisa ser analisado individualmente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Carlos Robério dos S C Mendes
Cardiologista
Rio de Janeiro
Boa tarde
A recomendação do flutter atrial seria ablação como a melhor forma de tratamento. No caso da fibrilação atrial associado, dependendo de cada caso, a ablação circunferências das veias pulmonares( ablação de fibrilação atrial) associado com o bloqueio do istmo ( ablação do flutter) pode atingir bons resultado terapêuticos com índices de complicações muito baixo. No caso você está fazendo propafenona e atenolol talvez deva considerar ablação para tratamento.
Relembro que nesse caso a avaliação deve ser individualizada até porque existe casos que apensas ablação do flutter pode resolver. Por isso a individualidade terapêutica de ser proposta para atingir melhores resultados e não submeter a procedimentos que possam aumentar os índices de complicação.
Dr. Rodrigo Paez
Cirurgião cardiovascular
São Paulo
Se o teu átrio esquerdo não for muito dilatado, a ablação do flutter sempre ajuda porque o flutter detona muito o coração (taqui cardiomiopatia). Se teu átrio esquerdo for dilatado, talvez seja melhor trocar a propagandona por amiodarona mesmo, apesar dos efeitos adversos. Agora, se o flutter ou fibrilação atrial forem crônicos ou com grande dilatação atrial, a ablação ficaria apenas pra promover um bloqueio AV (onde se faz necessário um marcapasso) pra controle da frequência cardiaca e conforto. Podemos bater um papo detalhado caso se interesse

Especialistas

Cleverson Mosqueira

Cleverson Mosqueira

Cardiologista

Ubá

Igor Velame Brige

Igor Velame Brige

Cardiologista, Radiologista

Governador Valadares

Leonardo Paim Nicolau Da Costa

Leonardo Paim Nicolau Da Costa

Cirurgião geral, Cirurgião vascular

São Paulo

Raphaela Martinez

Raphaela Martinez

Cardiologista, Médico clínico geral

Niterói

Samy Sousa Sardinha

Samy Sousa Sardinha

Generalista, Cardiologista

Goiânia

George Soncini

George Soncini

Cirurgião cardiovascular

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 719 perguntas sobre Arritmia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.