Tenho hepatite autoimune em estágio de cirrose e síndrome de sjogren, quais alimentos devo consumir
8
respostas
Tenho hepatite autoimune em estágio de cirrose e síndrome de sjogren, quais alimentos devo consumir e evitar?
Olá prezado (a). Para avaliar suas necessidades de alimentação de acordo com suas patologias e seus objetivos de saúde, o ideal é que você busque por um nutricionista para realizar seu acompanhamento. Assim como os medicamentos os alimentos possuem uma composição química de nutrientes que podem ajudar a melhorar suas condições de saúde e auxiliar no tratamento de doenças. Mas existem também alguns alimentos que podem ser contra indicados. E um profissional da área vai saber avaliar seu caso clínico e planejar sua dieta da melhor forma possível. Caso tenha interesse me coloco a sua disposição para agendar uma consulta. Será um prazer poder ajudar. Boa sorte e melhoras.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, prezado(a). O tratamento de doenças imunológicas requer uma total mudança do padrão alimentar e estilo de vida. É necessário melhorar a tolerância imunológica, e isso não se faz somente evitando ou incluindo alimentos. Mas, de forma muito geral, poderia dizer que é necessário tratar o intestino, aumentar aporte de antioxidantes, evitar excesso de sal, carne vermelha, bebidas alcoólicas, açúcar, café torrado e alimentos industrializados. Procure consumir mais vegetais, fibras, ômega 3, 7 e 9, luteína e zeaxantina. Acerte as taxas de vitamina D, zinco, A,E,C, magnésio. Apenas cuidado para não sair ingerindo doses de vitaminas e minerais sem ajuda profissional, pois pode ser perigoso para a sua saúde. Deve-se estar atento às reais necessidades de suplementação, doses e forma química. Precisando, estou à disposição!
É sempre bom responder perguntas de forma a favorecer o paciente com informações científicas. Mas se faz necessário uma ampla responsabilidade diante deste ato, pois a individualidade de cada caso deve ser a prioridade principalmente quando se trata de uma patologia já instalada e de grave acometimento. O fígado é um órgão de suma importância no metabolismo de medicamentos e tb de alimentos. Em casos específicos se faz necessário mudanças que levam o paciente a dieta zero ou mudança de texturas. Ou seja, não é especificamente o que se deve excluir ou aumentar na sua alimentação. É importante analisar de forma complexa o que e a quanto tempo você tem esse problema.
Minha sugestão é que você procure um Nutricionista com a devida especialização em clínica e faça o acompanhamento periódico da sua dietoterapia e principalmente que você siga as recomendações feitas ao seu quadro clínico. Uma dica ou outra não irá lhe auxiliar e pode certamente lhe trazer mais prejuízos.
Minha sugestão é que você procure um Nutricionista com a devida especialização em clínica e faça o acompanhamento periódico da sua dietoterapia e principalmente que você siga as recomendações feitas ao seu quadro clínico. Uma dica ou outra não irá lhe auxiliar e pode certamente lhe trazer mais prejuízos.
A dieta deve ser individual para cada caso, tentando sempre manter o seu estilo de vida. Consiste basicamente em uma alimentação balanceada, livre de álcool e de cigarros, baixa em gorduras e com carboidratos suficientes para prover as calorias necessárias ao organismo, sem exageros. Deve-se ter muita atenção com alimentos que aumentem a quantidade de ferro, pois pessoas com hepatite C não o processam totalmente. Pacientes com acúmulos de líquidos na barriga (a ascite, ou seja, a tradicional barriga-d'água), ou inchaço nas pernas, devem controlar o sal na comida
Se você tem hepatite autoimune em estágio de cirrose e síndrome de Sjögren, é importante seguir uma dieta que seja gentil com o fígado e que ajude a reduzir a inflamação. Aqui estão algumas diretrizes gerais:
Alimentos para consumir:
Frutas e vegetais: Opte por uma variedade de frutas e vegetais frescos, ricos em antioxidantes e fibras. Eles ajudam na digestão e fornecem nutrientes essenciais.
Grãos integrais: Escolha grãos integrais como arroz integral, quinoa, aveia e pão integral. Eles são ricos em fibras e nutrientes.
Proteínas magras: Inclua fontes de proteína magra, como peixe, frango sem pele, ovos, tofu e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico).
Gorduras saudáveis: Consuma gorduras saudáveis, como as encontradas em abacate, nozes, sementes e azeite de oliva. Elas são importantes para a saúde do fígado e do sistema cardiovascular.
Líquidos: Mantenha-se bem hidratado, bebendo água, chás de ervas e sucos naturais. Evite refrigerantes e bebidas açucaradas.
Alimentos para evitar ou limitar:
Gorduras saturadas e trans: Reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, laticínios integrais, frituras e alimentos processados.
Açúcares adicionados e alimentos processados: Limite o consumo de doces, bolos, biscoitos, refrigerantes e outros alimentos processados que contenham açúcares adicionados.
Sal: Reduza a ingestão de sal, pois o consumo excessivo pode levar à retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.
Álcool: Evite completamente o consumo de álcool, pois pode causar danos adicionais ao fígado.
deve evitar alimentos fonte de gordura, bebidas alcoólicas e excesso de carboidratos. Por ser muito específico é bom ter auxilio de um nutricionista para analisar os exames conseguir montar uma plano assertivo para suas necessidades
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
Deve-se dar prioridade a uma alimentação balanceada baseada em carnes magras (de preferência carnes brancas), cereais integrais, vegetais e leguminosas.
É importante evitar alimentos que estimulem a inflamação. ex: alimentos ricos em gordura saturada (carnes gordas), alimentos ultraprocessados (fast food, embutidos, macarrão instantâneo etc) e principalmente álcool.
É importante evitar alimentos que estimulem a inflamação. ex: alimentos ricos em gordura saturada (carnes gordas), alimentos ultraprocessados (fast food, embutidos, macarrão instantâneo etc) e principalmente álcool.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.