Tenho hernia hiatal de grande volume,esofagite erosivo de refluxo grau A. Quanto dura o tratamento
1
respostas
Tenho hernia hiatal de grande volume,esofagite erosivo de refluxo grau A.
Quanto dura o tratamento com Esomex?
Quanto dura o tratamento com Esomex?
Continuo na Inglaterra, em Aperfeiçoamento. Quase não tenho tempo para escrever aqui. Mas fico sempre honrado, quando vejo (incríveis) 2.6 milhoes de leitores.
Sei que leem por gostar das EXPLICAÇOES que dou, sobre doenças, exames e tratamentos. Nunca falo nada pessoal, pois isso é impossível.
Vou explicar sobre a famosa esofagite, causada pela Doença de Refluxo. Falo um pouquinho sobre a (temida) Hernia de Hiato, que tanta preocupação causa aos pacientes. Mas nada do que falo é específico ao senhor(a). Seu tratamento cabe a seu médico(a).
Ressalvo que o que falo é baseado em 35 anos de prática médica no Exterior e Brasil, bem como nas condutas das Escolas americana e britânica. Mas há partes, especialmente nas dietas, em que dou minha OPINIAO. E quero, por favor, que seja visto assim: minha opinião.
Inicialmente: falo de modo genérico sobre a Doença de Refluxo.
Lembro que a Doença de Refluxo atinge MILHOES de pessoas e pode acontecer desde os primeiros dias de vida até em idosos. É muito comum, e tenho certeza que todos conhecem alguém com esse problema.
DOENÇA DE REFLUXO- quais são os sintomas
Os sintomas TÍPICOS do refluxo são:
=============Na maioria dos casos existe QUEIMAÇÃO no peito.
Além disso pode haver sensação de líquido que volta para a garganta.
Muitas vezes o líquido volta para a garganta quando a pessoa deita após uma refeição, ou com o consumo de certos alimentos( incluindo gordurosos, frituras, café, chá preto, molhos, chocolate).
Mas, por favor, note: NAO estou dizendo que esses alimentos são a causa do refluxo. Digo que muitas vezes desencadeiam sintomas, embora de modo totalmente individual.
Mas pode haver SINTOMAS ATÍPICOS:
=====================Por vezes, o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite. E muitas vezes a asma melhora após o tratamento do refluxo.
=====================Alguns pacientes apresentam crises repetidas de faringite que não melhoram com o tratamento habitual. É comum recebermos pacientes encaminhados pelo Otorrinolaringologista(médico de garganta) para verificar se há refluxo
=======================Há pessoas que tem crises de engasgo á noite
============ Pode haver tosse seca.
=============Há pacientes que apresentam rouquidão.
=============Finalmente, há pessoas que tem sensação de dor no peito ou sensação de opressão e peso no peito. Nesse caso os sintomas podem lembrar os das doenças do coração, o que causa grande alarme aos pacientes e familiares. Não é incomum receber pacientes encaminhados por seus cardiologistas, após exames negativos para dor no torax.
============Tenho visto em meus pacientes um sintoma menos comum do refluxo chamado "globus" que é a sensação de bola na garganta. Ou semelhante a algo que sobe e desce na garganta. Mas devemos considerar que , como vejo muitos pacientes com refluxo, tenho mais chance de ver e tratar sintomas menos comuns
COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO
No Brasil, boa parte dos pacientes tem diagnóstico de refluxo através da esofagite, vista na Endoscopia.
Claro que há outros métodos de diagnóstico da Doença de Refluxo. Mas estes são bem menos utilizados que a Endoscopia, que é relativamente simples, barata e encontrável em todos os lugares.
Sobre a Hernia de Hiato- existem as hérnias por deslizamento, as paraesofágicas e as que são um misto das duas. É mais fácil ver um desenho na internet do que ouvir explicações tecnicas complicadas.
E COMO SE FAZ O TRATAMENTO
Como tudo em Medicina, o tratamento é personalizado. Não existem pacientes iguais, e o Médico de alto nível gosta disso (e não fica assustado com isso).
E dou meu entender sobre a Doença de Refluxo:
Não há medicações ruins. Existem pacientes com maior ou menor resposta a uma medicação. Cada pessoa é diferente da outra.
É bem possível que a resposta a cada medicamento seja algo geneticamente determinado. No Exterior esse tema está sendo cada vez mais estudado. Eu mesmo estou estudando isso neste momento.
A diversidade de pacientes, e o fato de tudo ser personalizado torna a Clinica Gastroenterologica algo fascinante.
E A DIETA DOUTOR ? AGORA VOU VIVER DE PAPINHA?
Depois de 35 anos de prática médica aqui e no Exterior, aprendi que a dieta preocupa muito os pacientes e familiares.
Ás vezes, inclusive os faz demonstrar enorme ansiedade sobre O QUE vao comer depois do diagnóstico. Não é incomum o paciente e familiares falarem uma série de alimentos e perguntarem se "pode".
Perguntam:
Doutor, cebola pode? E pizza? E se eu comer um pouco de cuzcuz (lá no Sertão adoram cuzcuz) ? E tangerina, posso comer?
Aprendi também a ter uma OPINIAO bastante firme, que deixo abaixo:
acho que qualquer dieta deve ser PERSONALIZADA
Aprendi , nesses anos de atendimento, que as dietas prontas, iguais para todos os pacientes e com inúmeras restrições não funcionam. E não conseguem ser feitas por prazo indeterminado.
Quando se prescreve uma dieta, o bom Médico deve saber no mínimo:
- idade e sexo
- presença de doenças, por exemplo diabetes ou hipertensao
- uso de medicamentos
- estilo de vida, em particular uso de álcool ou fumo
- breve avaliação da situaçao nutricional
- breve avaliaçao da situaçao emocional
Dou um exemplo simples: COMO um senhor de 80 anos, aposentado, obeso e com diabetes e que não fuma poderá ter a mesma dieta de uma moça de 19 anos, sem outras doenças, que estuda e trabalha? Seria isso razoável?
Será que podemos dar uma dieta já pronta, tirada da gaveta, para todos os pacientes SEM CONSIDERAR suas peculiaridades?
COMO iríamos "proibir" uma moça de 19 anos de "nunca mais consumir frituras" só tirando uma dieta pronta da gaveta e sem saber maiores detalhes, em especial sobre seu estilo de vida ?
Seria inteligente proibir o chocolate "para sempre' para uma moça que adora chocolate? (chocolate pode causar refluxo, mas as moças adoram e muitas vezes comem para acalmar a ansiedade)
Então: aprendi que as dietas, como tudo em Medicina, devem ser PERSONALIZADAS
RESSALVA- para todos os que me leem, recomendo ENFÁTICAMENTE que sigam as orientações de seus médicos(as).
Só o médico(a) que conhece o paciente de modo personalizado poderá orienta-lo.
QUAL MINHA EXPERIÊNCIA COM A DOENÇA DE REFLUXO?
minha experiência com Doença de Refluxo já é bem longa, com mais de 35 anos e milhares de pacientes tratados. Aprendi que a Doença de Refluxo é melhor manejada tendo-se em vista o longo prazo. As recidivas (retorno) da doença são comuns, e o paciente ficará mais tranquilo se for tratado de modo a considerar isso.
Muitas vezes meus pacientes dizem:
"Doutor, o que causa essa doença?
E eu:
- Nao sei. Ainda não sabemos, mas há vários fatores
E se o paciente insiste, uso o bom humor:
- Eu ainda não sei (ninguém sabe). Mas no dia que eu achar uma causa definitiva e única, ganho o Premio Nobel, recebo 1 milhao de dólares, e não preciso mais trabalhar
(os pacientes sabem que nem eu nao tenho capacidade de ganhar o Premio Nobel e também nao deixaria de trabalhar se ganhasse 1 milhao- metade de meus atendimentos são sem Honorários)
E geralmente caímos na risada...
Tive a sorte de acompanhar o tratamento de muita gente, aqui e no Exterior, bem como ver a evolução dos métodos de diagnóstico e tratamento.
Por causa da experiência extensa, acabei acompanhando muitos casos mais complicados, com Esôfago de Barrett, sangramentos, estenoses (estreitamentos de esôfago) ou úlceras esofágicas. Tenho acompanhado as chamadas esofagites não-erosivas, que certos Autores acreditam ter tratamento mais difícil e longo, embora isso seja polêmico.
Também já vi inúmeros casos de Hernia de Hiato.
E tudo melhorou e progrediu muito nesses 35 anos .
Tive a sorte de ainda nao ter visto casos sem possibilidade de melhora, pelo menos parcial. Assim, sou um otimista.
Mas sou sempre defensor da Medicina PERSONALIZADA. Cada paciente é diferente.
Ressalva aos leitores:
embora eu tenha visto muitos pacientes com Refluxo nestes 35 anos, recomendo enfáticamente que os leitores sigam a orientação de seus médicos. Não conheço a História Clínica dos leitores, mas seus médicos conhecem. Não fiz Endoscopia nos leitores, mas seus médico(as) fizeram. O que falo é genérico, e não substitui a avaliaçao de um bom médico(a).
O que falo sobre Dietas é minha OPINIAO, embasada em bastante tempo vendo pacientes com Refluxo, e também nas Escolas Americana e Europeia. Mas não substitui a orientação médica PERSONALIZADA.
Peço, também, que meus leitores tenham a bondade de ler a palavrinha que dou abaixo.
UMA PALAVRINHA aos que me procuram
Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.
Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.
Mas, falo algo pessoal:
Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades. Minhas consultas demoram o tempo que for necessário, e é claro que isso DIMINUI o número de pessoas que posso ver num dia.
Eu nunca ficaria tranquilo se numa consulta não verificasse tudo: o Histórico Clínico detalhado, se o meu paciente usa medicamentos (vários medicamentos pioram o refluxo), o histórico de internações e cirurgias, qual a situação nutricional (a obesidade é um fator que piora o refluxo), a situação emocional e de estilo de vida e os Antecedentes Familiares. No mínimo isso, antes de ver ou fazer exames. Claro que isso melhora o nível da Consulta, mas toma bastante tempo.
Mas eu só fico tranquilo se der alta qualidade para meus pacientes. E a qualidade é a mesma na Clínica, no Atendimento do Sertão ou em qualquer lugar.
Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora até me ver irá prejudicar sua saúde, procurem outro médico. NAO me esperem caso achem que a celeridade é importante e que sua saúde possa piorar se esperarem.
Sua saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.
Sei que leem por gostar das EXPLICAÇOES que dou, sobre doenças, exames e tratamentos. Nunca falo nada pessoal, pois isso é impossível.
Vou explicar sobre a famosa esofagite, causada pela Doença de Refluxo. Falo um pouquinho sobre a (temida) Hernia de Hiato, que tanta preocupação causa aos pacientes. Mas nada do que falo é específico ao senhor(a). Seu tratamento cabe a seu médico(a).
Ressalvo que o que falo é baseado em 35 anos de prática médica no Exterior e Brasil, bem como nas condutas das Escolas americana e britânica. Mas há partes, especialmente nas dietas, em que dou minha OPINIAO. E quero, por favor, que seja visto assim: minha opinião.
Inicialmente: falo de modo genérico sobre a Doença de Refluxo.
Lembro que a Doença de Refluxo atinge MILHOES de pessoas e pode acontecer desde os primeiros dias de vida até em idosos. É muito comum, e tenho certeza que todos conhecem alguém com esse problema.
DOENÇA DE REFLUXO- quais são os sintomas
Os sintomas TÍPICOS do refluxo são:
=============Na maioria dos casos existe QUEIMAÇÃO no peito.
Além disso pode haver sensação de líquido que volta para a garganta.
Muitas vezes o líquido volta para a garganta quando a pessoa deita após uma refeição, ou com o consumo de certos alimentos( incluindo gordurosos, frituras, café, chá preto, molhos, chocolate).
Mas, por favor, note: NAO estou dizendo que esses alimentos são a causa do refluxo. Digo que muitas vezes desencadeiam sintomas, embora de modo totalmente individual.
Mas pode haver SINTOMAS ATÍPICOS:
=====================Por vezes, o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite. E muitas vezes a asma melhora após o tratamento do refluxo.
=====================Alguns pacientes apresentam crises repetidas de faringite que não melhoram com o tratamento habitual. É comum recebermos pacientes encaminhados pelo Otorrinolaringologista(médico de garganta) para verificar se há refluxo
=======================Há pessoas que tem crises de engasgo á noite
============ Pode haver tosse seca.
=============Há pacientes que apresentam rouquidão.
=============Finalmente, há pessoas que tem sensação de dor no peito ou sensação de opressão e peso no peito. Nesse caso os sintomas podem lembrar os das doenças do coração, o que causa grande alarme aos pacientes e familiares. Não é incomum receber pacientes encaminhados por seus cardiologistas, após exames negativos para dor no torax.
============Tenho visto em meus pacientes um sintoma menos comum do refluxo chamado "globus" que é a sensação de bola na garganta. Ou semelhante a algo que sobe e desce na garganta. Mas devemos considerar que , como vejo muitos pacientes com refluxo, tenho mais chance de ver e tratar sintomas menos comuns
COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO
No Brasil, boa parte dos pacientes tem diagnóstico de refluxo através da esofagite, vista na Endoscopia.
Claro que há outros métodos de diagnóstico da Doença de Refluxo. Mas estes são bem menos utilizados que a Endoscopia, que é relativamente simples, barata e encontrável em todos os lugares.
Sobre a Hernia de Hiato- existem as hérnias por deslizamento, as paraesofágicas e as que são um misto das duas. É mais fácil ver um desenho na internet do que ouvir explicações tecnicas complicadas.
E COMO SE FAZ O TRATAMENTO
Como tudo em Medicina, o tratamento é personalizado. Não existem pacientes iguais, e o Médico de alto nível gosta disso (e não fica assustado com isso).
E dou meu entender sobre a Doença de Refluxo:
Não há medicações ruins. Existem pacientes com maior ou menor resposta a uma medicação. Cada pessoa é diferente da outra.
É bem possível que a resposta a cada medicamento seja algo geneticamente determinado. No Exterior esse tema está sendo cada vez mais estudado. Eu mesmo estou estudando isso neste momento.
A diversidade de pacientes, e o fato de tudo ser personalizado torna a Clinica Gastroenterologica algo fascinante.
E A DIETA DOUTOR ? AGORA VOU VIVER DE PAPINHA?
Depois de 35 anos de prática médica aqui e no Exterior, aprendi que a dieta preocupa muito os pacientes e familiares.
Ás vezes, inclusive os faz demonstrar enorme ansiedade sobre O QUE vao comer depois do diagnóstico. Não é incomum o paciente e familiares falarem uma série de alimentos e perguntarem se "pode".
Perguntam:
Doutor, cebola pode? E pizza? E se eu comer um pouco de cuzcuz (lá no Sertão adoram cuzcuz) ? E tangerina, posso comer?
Aprendi também a ter uma OPINIAO bastante firme, que deixo abaixo:
acho que qualquer dieta deve ser PERSONALIZADA
Aprendi , nesses anos de atendimento, que as dietas prontas, iguais para todos os pacientes e com inúmeras restrições não funcionam. E não conseguem ser feitas por prazo indeterminado.
Quando se prescreve uma dieta, o bom Médico deve saber no mínimo:
- idade e sexo
- presença de doenças, por exemplo diabetes ou hipertensao
- uso de medicamentos
- estilo de vida, em particular uso de álcool ou fumo
- breve avaliação da situaçao nutricional
- breve avaliaçao da situaçao emocional
Dou um exemplo simples: COMO um senhor de 80 anos, aposentado, obeso e com diabetes e que não fuma poderá ter a mesma dieta de uma moça de 19 anos, sem outras doenças, que estuda e trabalha? Seria isso razoável?
Será que podemos dar uma dieta já pronta, tirada da gaveta, para todos os pacientes SEM CONSIDERAR suas peculiaridades?
COMO iríamos "proibir" uma moça de 19 anos de "nunca mais consumir frituras" só tirando uma dieta pronta da gaveta e sem saber maiores detalhes, em especial sobre seu estilo de vida ?
Seria inteligente proibir o chocolate "para sempre' para uma moça que adora chocolate? (chocolate pode causar refluxo, mas as moças adoram e muitas vezes comem para acalmar a ansiedade)
Então: aprendi que as dietas, como tudo em Medicina, devem ser PERSONALIZADAS
RESSALVA- para todos os que me leem, recomendo ENFÁTICAMENTE que sigam as orientações de seus médicos(as).
Só o médico(a) que conhece o paciente de modo personalizado poderá orienta-lo.
QUAL MINHA EXPERIÊNCIA COM A DOENÇA DE REFLUXO?
minha experiência com Doença de Refluxo já é bem longa, com mais de 35 anos e milhares de pacientes tratados. Aprendi que a Doença de Refluxo é melhor manejada tendo-se em vista o longo prazo. As recidivas (retorno) da doença são comuns, e o paciente ficará mais tranquilo se for tratado de modo a considerar isso.
Muitas vezes meus pacientes dizem:
"Doutor, o que causa essa doença?
E eu:
- Nao sei. Ainda não sabemos, mas há vários fatores
E se o paciente insiste, uso o bom humor:
- Eu ainda não sei (ninguém sabe). Mas no dia que eu achar uma causa definitiva e única, ganho o Premio Nobel, recebo 1 milhao de dólares, e não preciso mais trabalhar
(os pacientes sabem que nem eu nao tenho capacidade de ganhar o Premio Nobel e também nao deixaria de trabalhar se ganhasse 1 milhao- metade de meus atendimentos são sem Honorários)
E geralmente caímos na risada...
Tive a sorte de acompanhar o tratamento de muita gente, aqui e no Exterior, bem como ver a evolução dos métodos de diagnóstico e tratamento.
Por causa da experiência extensa, acabei acompanhando muitos casos mais complicados, com Esôfago de Barrett, sangramentos, estenoses (estreitamentos de esôfago) ou úlceras esofágicas. Tenho acompanhado as chamadas esofagites não-erosivas, que certos Autores acreditam ter tratamento mais difícil e longo, embora isso seja polêmico.
Também já vi inúmeros casos de Hernia de Hiato.
E tudo melhorou e progrediu muito nesses 35 anos .
Tive a sorte de ainda nao ter visto casos sem possibilidade de melhora, pelo menos parcial. Assim, sou um otimista.
Mas sou sempre defensor da Medicina PERSONALIZADA. Cada paciente é diferente.
Ressalva aos leitores:
embora eu tenha visto muitos pacientes com Refluxo nestes 35 anos, recomendo enfáticamente que os leitores sigam a orientação de seus médicos. Não conheço a História Clínica dos leitores, mas seus médicos conhecem. Não fiz Endoscopia nos leitores, mas seus médico(as) fizeram. O que falo é genérico, e não substitui a avaliaçao de um bom médico(a).
O que falo sobre Dietas é minha OPINIAO, embasada em bastante tempo vendo pacientes com Refluxo, e também nas Escolas Americana e Europeia. Mas não substitui a orientação médica PERSONALIZADA.
Peço, também, que meus leitores tenham a bondade de ler a palavrinha que dou abaixo.
UMA PALAVRINHA aos que me procuram
Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.
Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.
Mas, falo algo pessoal:
Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades. Minhas consultas demoram o tempo que for necessário, e é claro que isso DIMINUI o número de pessoas que posso ver num dia.
Eu nunca ficaria tranquilo se numa consulta não verificasse tudo: o Histórico Clínico detalhado, se o meu paciente usa medicamentos (vários medicamentos pioram o refluxo), o histórico de internações e cirurgias, qual a situação nutricional (a obesidade é um fator que piora o refluxo), a situação emocional e de estilo de vida e os Antecedentes Familiares. No mínimo isso, antes de ver ou fazer exames. Claro que isso melhora o nível da Consulta, mas toma bastante tempo.
Mas eu só fico tranquilo se der alta qualidade para meus pacientes. E a qualidade é a mesma na Clínica, no Atendimento do Sertão ou em qualquer lugar.
Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora até me ver irá prejudicar sua saúde, procurem outro médico. NAO me esperem caso achem que a celeridade é importante e que sua saúde possa piorar se esperarem.
Sua saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz cirurgia de hérnia de hiato faz 40 dias , é normal sentir muito enjôo ainda?
- Fui operado hérnia hiato, sinto dores no ombro direito e nas costas que incomodam muito, no ombro direito eu já tinha uma lesão que de vez enquanto sentia dor mas tava muito bem, já estou buscando um ortopedista devo aguardar mais ou realmente tenho que me consultar com um ortopedista especialista?
- Boa tarde, Minha mãe tem 82 anos e sente muita dor na região do abdome. Por tomografia, foi descoberta uma hérnia de hiato e tem como aliviar essa dor intensa, pois o gastro já solicitou endoscopia, mas ela deve passar por um cardiologista. Ela usa vários remédios para hipertensão e artrose. Como deverei…
- Olá! Hoje faz 15 dias que realizei cirurgia de hérnia de hiato e estou sentindo muito enjoo ainda e uma enorme falta de apetite, isso é normal? Quanto tempo esses sintomas costumam persistir?
- Boa tarde! Eu fiz a minha cirurgia em 2019, esse ano fui diagnosticada com uma pequena hérnia de hiato, sinto muita queimação e sensação de estômago pesado? Isso é normal? Tem alguma medicamento que posso está usando para aliviar? Moro atualmente nos EUA.
- Olá, fiz uma Endoscopia e deu “ Gastrite endoscópica nodular discreta no antro gástrico ? Isso é grave ? e também fiz o teste urease “Hpilory” e nos 3 primeiros dias ficou amarelo e depois do 4 dia foi mudando as cores para laranja e com 7 dias ficou rosas, é normal mudar ?
- É seguro fazer abdominais após um ano e meio da cirurgia de hérnia de hiato?
- Melhor dieta para recuperação rapida de cirurgia de hérnia de hiato?
- Fiz cirurgia de hérnia hiatal há 15 dias, por videolaparoscopia. Com quanto tempo posso retornar as aulas de pilates e yoga?
- Após a cirurgia de hérnia de hiato e sua devida recuperação, posso voltar a fazer musculação? Terei algumas restrições? Terei que tomar algo durante a vida, como por exemplo, vitamina B12 injetável ou algo do tipo? Meu maior receio é não poder treinar musculação! Muito obrigado!!
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 281 perguntas sobre Hérnia Hiatal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.